Notícias

MIS Cine Santa Tereza exibe filmes sobre cultura e identidades brasileiras

A Fundação Municipal de Cultura apresenta, até 31 de janeiro, no MIS Cine Santa Tereza, a “Mostra Geleia Geral”, com exibições de filmes brasileiros que tematizam os elementos históricos diversos e conflitivos da nossa cultura e nossa identidade, além de discutirem sobre tradição e modernidade brasileira. As sessões têm entrada gratuita, mediante retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência.

O nome “Geleia Geral” resgata a expressão do poeta Décio Pignatari, título da canção-manifesto de Torquato Neto e Gilberto Gil. Para a programação da mostra foram selecionados filmes emblemáticos do cinema nacional, como “Macunaíma” (1969), de Joaquim Pedro de Andrade, que este ano completa 50 anos, dramas que colocam em primeiro plano as relações entre classes no país, obras de comédia e longas-metragens sobre a música popular brasileira.

Entre os documentários, destaques como “Carmen Miranda - Bananas Is My Business” (1994), de Helena Solberg, “Rocha que Voa” (2002), de Eryk Rocha, que aborda o diálogo ocorrido entre o movimento do Cinema Novo brasileiro e o Cine Revolucionário cubano, “Loki” (2008), de Paulo Henrique Fontenelle, sobre a vida e a obra do músico Arnaldo Baptista, da banda Os Mutantes, “As Canções” (2011), de Eduardo Coutinho, entre outros.

Foto: A Máquina

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.