Notícias

ESPETÁCULO "SINFONIA PARA UM HOMEM SÓ", DE GEOVANNE SASSÁ, REÚNE PÚBLICO DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DAS “FÉRIAS DIVERTIDAS DO MEMORIAL”

Oficinas gratuitas também compõem a lista de opções e vão desde modelagem em argila até bateria para garotas

O Memorial Minas Gerais Vale – no Circuito Liberdade, segue com inscrições abertas para atividades das Férias Divertidas do Memorial 2018. Oficinas e espetáculos infantis gratuitos reunem a família e amigos para atividades lúdicas e de formação para todas as idades – inclusive bebês. Entre as opções estão o espetáculo “Sinfonia Para um Homem Só”, com Geovanne Sassá; visita livre com o Kit Trilha da Criança; e quase dez oficinas interativas: teatro de sombras, desenho da figura humana, caça tesouro no Memorial, iniciação às técnicas de encadernação, confecção de bonecas de Abayomi e modelagem em argila, além de oficina de bateria para garotas e de ressignificação do espaço para bebês e crianças até 6 anos.

O espetáculo é gratuito e não exige inscrição prévia. Para as oficinas, também gratuitas, interessados devem garantir a vaga pelo telefone 31 3343-7317. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640 – Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias.

Confira os detalhes da programação:

Visita com KIT Trilha da Criança: para explorar o Memorial Vale de forma lúdica, peça o KIT da Criança antes de iniciar a visita ao espaço. Ao término, o KIT – composto por mapa, lupa, espelho, binóculo e lanterna, deve ser devolvido na recepção para que outras crianças também desfrutem da experiência.

21/1, 11h – Sinfonia Para um Homem Só, com Geovanne Sassá

Espetáculo retrata, de forma bem humorada, a identidade sonora do artista popular. Dá enfoque ao artista de rua, que usa várias habilidades para encantar seu público. O resultado é uma mistura de circo, dança e muita percussão.

OFICINAS

16 e 23/1, 13h às 16h – Teatro de Sombras

Faixa etária: 7 a 10 anos (duração: um dia)

Crianças serão convidadas a criar personagens e roteiro de uma história, que será apresentada no palco da Sala Casa da Ópera.

16 e 24/1, 13h às 15h – Desenho da figura humana

Faixa etária: A partir de 8 anos (duração: um dia)

Serão apresentadas medidas que irão servir de orientação a iniciação no desenho de figuras humanas, tanto de rosto quanto de corpo. Serão criados personagens com foco na representação de expressões e traços de personalidades.

17 e 24/1, 13h às 15h – Caça ao tesouro no Memorial

Faixa etária: 9 a 11 anos (duração: um dia)

Mapa, pistas, atalhos e organização coletiva serão necessários para experimentar essa aventura pelo museu. Ao passar pelas dependências do Memorial Vale, as surpresas, trilhas e cavernas das Minas Gerais irão levar as crianças ao esperado tesouro.

17 a 19/1, 13h30 às 16h – Modelando Ideias

Faixa etária: 10 a 14 anos

Durante três dias, a turma irá criar e modelar personagens em esculturas de argila. No encontro serão abordadas questões sobre a construção criativa do imaginário.

18 e 30/1, 13h às 16h – Iniciação às técnicas de encadernação

Faixa etária: A partir de 14 anos (duração: um dia)

Participantes serão convidados a criar blocos de anotações, em formato de chaveiros, com pedaços de papel que seriam descartados. Além de abordar questões relativas ao reaproveitamento de recursos, as técnicas poderão ser aplicadas na criação de cadernos e livros personalizados, de diferentes formatos e tamanhos.

19 e 26/1, 13h às 15h – Encontro Precioso: bonecas de Abayomi

Faixa etária: A partir de 12 anos (duração: um dia)

Abayomi, um termo em Iorubá que significa ‘Encontro Precioso’, é também o nome dado a bonecas feitas com pequenos retalhos e que serão criadas por quem participar desta oficina. O brinquedo é também símbolo de proteção e resistência, já que escravas as confeccionavam aos seus filhos como forma de reforçar sua identidade e etnia durante as viagens da África ao Brasil.

25 e 31/1, 14h às 16h – Vozes aqui, gestos acolá

Faixa etária: 0 a 6 anos (duração: um dia)

Durante tour pelo museu, as crianças serão estimuladas a repensar o espaço explorando as possibilidades dos sons e dos gestos, desde aqueles já presentes no Memorial até suas próprias vozes e movimentos.

25 e 26/1, 14h às 16h30 – Quebrando tudo: bateria para garotas!

Faixa etária: 8 a 12 anos (duração: dois dias)

Meninas terão contato com a bateria e irão conhecer um pouco sobre a história e os sons deste instrumento. Serão aplicadas noções básicas de ritmos, de forma lúdica e simplificada, além de conversas sobre a presença das mulheres na música.

TODO SÁBADO E DOMINGO

Aos fins de semana, o Educativo do Memorial Vale realiza ações de aprendizagem e trocas de experiência, sendo que neste mês de janeiro são propostas quatro atividades: “Geografia da Memória”, em que os visitantes registram num grande mapa, em post-it, suas impressões, experiências, lembranças e afetos de sua passagem por Minas Gerais; “Arte da Palavra”, em que o público é convidado a elaborar narrativas pessoas com base em fragmentos de poemas e citações de escritores mineiros; “Jardim de Histórias”, em que visitantes e personagens do Memorial (fantoches) interagem e trocam ideias e vivências de forma lúdica e criativa; e ainda “Hashtag”, que propõe uma reflexão crítica sobre gestos cada vez mais comuns nas redes sociais, conforme proposta do artista Xikão Xikão dentro da exposição Selfie Service. Ainda aos fins de semana, as famílias podem realizar visitas mediadas em horários específicos: sábados, às 13h, 14h e 15h; e domingos, às 11h, 12h, 13h, 14h e 14h30 (grupos de até 10 pessoas).

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.