Notícias

Projeto Aproxima inaugura Empório itinerante no BH Shopping

BH Shopping recebe durante um mês o Empório Aproxima. O espaço criado pelo Projeto Aproxima apresenta uma seleção de produtos e produtores locais escolhidos a partir de uma curadoria do gastrônomo Eduardo Maya

Desde sua criação em 2014, o Projeto Aproxima sempre vislumbrou a abertura de um espaço fixo para representar a incrível e diversa cultura gastronômica de Minas Gerais. Agora, o projeto materializa este desejo tão especial com a abertura do inédito Empório Aproxima. Ocupando uma loja no BH Shopping, durante o período de férias da Feirinha Aproxima, o empório oferece e apresenta ao público diversos produtos típicos da consagrada feira como queijos, doces, quitandas, cafés, pães, cachaças, cervejas artesanais, charcutaria, além de chefs e cozinheiros preparando pratos na hora. A cada semana um time diferente de produtores é convidado a ocupar o espaço, proporcionando que o público tenha a oportunidade de conhecer vários produtos.  

Justamente por celebrar as conexões criadas ao longo dos anos com Projeto Aproxima, que foi pioneiro em aproximar o público dos produtores locais e rurais diretamente, o novo Empório conta com produtos desenvolvidos por produtores e expositores que já participaram de outras edições da Feirinha. Assim, o público pode conhecer as trajetórias construídas a partir do processo de troca, experiência, aprendizado e de contato com o público vivenciado nos eventos. Com o tempo, estes realizadores foram se profissionalizando e construindo seus próprios caminhos por meio de narrativas guiadas pela gastronomia mineira, levando-a com orgulho pelo estado e Brasil a fora.

Ao longo de um mês, o Empório apresentará uma diferente seleção de expositores a cada semana, sempre renovando as possibilidades de quem passar para comprar um presente ou um delicioso quitute para comer em casa, além de, claro, contar com um espaço no local com mesas e cadeiras para degustação dos produtos que poderão ser encontrados no local.

Outra notícia de destaque é que o Restaurante Dona Lucinha, ícone da culinária mineira e parceiro do Projeto Aproxima desde o início, participa mais uma vez contribuindo para representar Minas Gerais no maior centro comercial do estado, com o Empório Dona Lucinha que oferece uma variedade de produtos da casa.

A realização do Empório Aproxima marca um novo momento para o Projeto, que com muito orgulho e felicidade apresenta para a cidade estes produtores que cresceram e se desenvolveram, ainda que também se renova para realizar outras edições da Feirinha Aproxima que seguem ao longo de 2020 com a mesma dedicação e vontade de ajudar e aproximar as pessoas por meio da gastronomia.

Aberto a partir de 15 de janeiro, o Empório Aproxima funcionará no horário do BH Shopping: de segunda a sábado, das 10 horas às 22 horas e, aos domingos, das 14 horas às 20 horas.

::Sobre o Projeto Aproxima::

O Projeto Aproxima surgiu em junho de 2014 como um movimento de divulgação e valorização da gastronomia mineira. Desde então, é responsável por inúmeras conquistas no setor. O fato de Belo Horizonte ter recebido o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco contribuiu ainda mais para ampliar a percepção de que o projeto está no caminho certo. Eduardo Maya, idealizador do Projeto Aproxima, acredita que a valorização da nossa cultura é um trabalho que deve ser feito em conjunto. “Se dermos as mãos, colocaremos Minas Gerais no lugar que merece: o grande estado da gastronomia”, destaca.

O Projeto Aproxima foi inovador em muitos aspectos: foi o precursor das feiras de rua voltadas para a gastronomia na cidade, colocando chefs cozinhando ao lado de produtores artesanais. Além disso, foi o primeiro a unir em um só lugar as cervejarias artesanais de Minas Gerais, além de criar circuitos incentivando restaurantes e chefs a valorizar produtos do nosso estado, trazendo para as feirinhas produtores de todos os cantos de Minas Gerais. Dessa forma, o Projeto Aproxima consegue unir todas as pontas do mercado: produtores, cozinheiros e o consumidor final.

A proposta dos envolvidos é fazer com que a as pessoas percebam a importância de valorizar um produto local e artesanal para se ter um prato de excelência. E as mudanças já são evidentes. Hoje conseguimos identificar vários estabelecimentos divulgando produtos mineiros e abraçando nossa cultura gastronômica, algo que não existia há poucos anos. Nesses quase 6 anos de jornada foram quase 100 eventos. O Projeto Aproxima vem contribuindo ao longo desse tempo para revitalizar mercados - as primeiras edições foram realizadas no Mercado Distrital do Cruzeiro e, em 2014 e início de 2015, no Mercado Novo, muito antes do efervescente processo de reocupação que ele vem passando atualmente. Além disso, o Aproxima foi o primeiro evento de gastronomia dentro do Mercado Central à noite, além de circular por diversas praças e ruas da cidade, ajudando a ocupar a capital de forma criativa. Entre as regiões que receberam ações do projeto Aproxima estão: Lourdes, Sion, Barro Preto, Barreiro, Savassi, Pampulha, Funcionários, Belvedere, Cidade Jardim, Cruzeiro e Centro. Outra marca importante do Aproxima é o título de pioneiros em feiras de gastronomia dentro de shopping centers.

Em 2016, o Projeto Aproxima iniciou suas ações de sustentabilidade e finalizou o ano de 2019 entregando o selo sustentável para vários produtores, que com auxílio do projeto estão se tornando cada vez mais ecológicos. O Projeto Aproxima faz compensação de carbonos, recicla de maneira correta os lixos de todos os eventos e também do escritório, além de promover um trabalho sério de sustentabilidade social, ajudando uma série de pessoas e instituições. O intuito dos organizadores é chegar ao final de 2020 sem nenhum plástico nos eventos.

Foto:Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.