Notícias

McDonald’s gera 14 mil vagas para jovens em 2017

Mesmo em um ano de déficit de postos de trabalho no País, companhia abriu 7 mil novas oportunidades de primeiro emprego

Apesar de o país ter enfrentado um ano especialmente difícil no que se refere à geração de emprego, o McDonald’s Brasil encerra 2017como um contraponto positivo neste cenário: foram geradas 14 mil vagas para jovens em busca do primeiro emprego. Dessas, 6,8 mil referem-se a novos postos de trabalho, o que representa quase 20 contratações por dia de pessoas entre 16 e 25 anos – afaixa etária que mais sofre com o desemprego do país. Para 2018, a expectativa é de geração de 15 mil vagas, chegando a 65 mil até 2020.

O resultado da empresa em 2017 e a expectativa para os próximos anos ganham contornos ainda mais relevantes se comparados aos últimos dados de emprego divulgados no final do ano passado. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população desocupada do país é de 12,6 milhões de pessoas. Desse total, cerca de 30% são jovens – a maior taxa dos últimos 27 anos e o dobro da média internacional, de acordo com informações da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Reconhecidamente uma das maiores empregadoras de jovens do Brasil e na América Latina, a Arcos Dorados – a maior franquia independente do McDonald’s no mundo e responsável pela gestão da marca em 20 países latino-americanos –abraçou a causa do emprego juvenil e, no final do ano passado, lançou a campanha “Acreditamos nos Jovens”, que reforça o compromisso da companhia em abrir as portas para quem busca o primeiro emprego formal.

Nas redes sociais da marca, o vídeo da campanha chegou a 5 milhões de visualizações em menos de duas semanas. Os comentários postados mostram que o elo entre os jovens e a empresa está cada vez mais forte e muitos deles demonstram, inclusive, ter pretensão em trabalhar no McDonald’s.

“O McDonald’s está e sempre estará de portas abertas para o jovem. Esteja ele em busca de seu primeiro emprego ou não. Tenha ele experiência no setor ou não. Estamos dispostos a investir para desenvolvê-los e prepará-los para ocupar novas posições em nossa companhia ou para sair em busca de outras oportunidades no mercado de trabalho”, explica David Grinberg, Diretor de Comunicação Corporativa do McDonald’s.

Os números da companhia demonstram que poucas empresas poderiam levantar a bandeira do emprego juvenil com tanta legitimidade: nos mais de 900 restaurantes da marca no Brasil, 90% dos funcionários, o equivalente a 22 mil pessoas, têm entre 16 e 25 anos. Metade deles está em sua primeira experiência profissional.

Personagens

Poliana Carolina de Faria Oliveira é uma das funcionárias do McDonald´s em Minas Gerais que conseguiu construir uma carreira sólida e meteórica. Aos 14 anos, ingressou na empresa ainda como Menor Aprendiz e em apenas três anos chegou a Gerente de Plantão, participando da inauguração do McDonald's do Shopping Del Rey, em que chegou ao cargo de Gerente Geral do restaurante, tendo sob sua responsabilidade, também o Centro de Treinamento da empresa em Belo Horizonte, que fica no mesmo local.

Atualmente, Poliana Oliveira é Gerente Geral do restaurante McDonald's do Buritis e tem duas metas importantes e imediatas na sua vida: iniciar a Faculdade de Ciências Contábeis e logo após fazer uma pós-graduação em Recursos Humanos. A segunda meta é chegar a Consultora de Treinamento e na sequência a Consultora de Operações, quando passará a responder por vários restaurantes ao mesmo tempo.

"Tudo que tenho hoje devo ao McDonald's. Entrei menina, aos 14 anos e não tinha a menor ideia onde iria chegar. Hoje, aos 29, me sinto madura, responsável e motivada a continuar crescendo. Foi o meu primeiro emprego e aqui eu consegui adquirir o meu carro, apartamento e ainda sustentar minha família. Sou considerada o porto seguro da minha casa e me sinto feliz e realizada por poder ajudá-los.”, afirma. Quanto a casar e ter filhos, ela não tem dúvidas ao responder; "Primeiro a minha carreira, depois constituir minha família. Sou nova e tenho tempo para realizar esta segunda etapa da minha vida", conclui.

Adriana Marinho Pacheco é uma dessas mulheres vitoriosas. Entrou no McDonald's como Atendente há 26 anos, passou por todos os cargos, atuou durante vários anos como Gerente Geral do restaurante McDonald's de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e hoje está no McDonald's do Minas Shopping, em Belo Horizonte. Casada com Ricardo e mãe do Glaucius, Adriana, 45 anos, tem um grande carinho pela empresa, seu primeiro emprego, e sempre esteve focada e dedicada em entregar os melhores resultados.

Tamanho empenho e dedicação lhe valeu, em 2005, o prêmio Ray Kroc, o "Oscar" da companhia que leva o nome do seu fundador. Naquele ano, Adriana viajou com sua família para Orlando, na Flórida (EUA), para receber a honraria. No mesmo período, uma feliz coincidência potencializou ainda mais aquela experiência: a entrega do prêmio coincidiu com a realização da convenção mundial da rede e Adriana também pode participar do encontro.

"A empresa nos desafia e nos ajuda a crescer. Eu era uma moça muito tímida e insegura quando entrei no McDonald's. Com o tempo e as oportunidades que me deram fui me adaptando, evoluindo e encontrei o meu caminho. Hoje, como gerente geral de restaurante, além da gestão e da operação em si do negócio, consigo ser também um pouco psicóloga e amiga dos meus funcionários. É preciso ter paciência e saber entendê-los, são muito jovens e estão começando como um dia também comecei. Este bom relacionamento com eles é retribuído em forma de respeito e carinho. Vários me chamam de mãe e agradecem o que faço por eles", conta emocionada.

Confiança no jovem

Segundo dados da pesquisa ‘Acreditamos nos Jovens’, feita pela Arcos Dorados, ao identificar as principais barreiras que encontram na hora de procurar emprego, 77% dos jovens apontam para a falta de uma experiência anterior como a principal dificuldade para conseguir trabalho formal. Falta de oportunidade (69%), falta de confiança na sua geração (68%) e dificuldade de transição do ensino médio para o mercado (58%) são as demais causas listadas pelos entrevistados.

Como parte do plano de carreira e também para incentivar o empreendedorismo entre seus colaboradores, o McDonald’s criou o programa Aperte o Play!,uma plataforma que disponibiliza cursos para seus colaboradores nas áreas de tecnologia, finanças e gastronomia, entre outros.

“Queremos incentivar que os nossos funcionários tenham autonomia para escolher qual caminho trilhar. Para nós, o que importa é que enquanto estiverem na empresa, eles tenham a melhor experiência possível. Se saírem, que tenham em sua memória afetiva a companhia que acreditou neles”, afirma Marcelo Nóbrega, diretor de Recursos Humanos da Arcos Dourados.

A primeira iniciativa do programa foi o curso ‘Talentos do Futuro em Tecnologia’, uma parceria que envolveu a Fundação JP Morgan e o Instituto de Oportunidade Social (IOS). A primeira turma, de 102 funcionários, tem formatura marcada para abril de 2018.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela. A Companhia opera ou franqueia mais de 2.100 restaurantes McDonald’s com mais de 90.000 funcionários e é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no América Latina. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia visite a seção de Investidores de nosso site: www.arcosdorados.com/ir

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.