Notícias

Você tem medo de falar em Público? Destrave a sua Mente

Você sabe o que é glossofobia?
Essa é a fobia do medo de falar em público.


Esse medo é um sentimento que está presente em milhões de pessoas em todo o mundo. Para algumas pessoas só de pensar em falar em público, apresentar um trabalho na faculdade já lhe causa pânico. Um sentimento misturado com sensações que muitas vezes nos paralisam. É de arrepiar qualquer um. Mas não se sinta sozinho...


De acordo com um estudo pelo jornal Britânico Sunday Times em 2015, o medo de falar em público é de 41%, medo de ter problemas financeiros 22%, medo de ficar doente e morte é de 19%. Então muitas pessoas sofrem dessa fobia e ansiedade.


O mais importante é você descobrir de onde vem esse medo. Mas, entenda, que ansiedade e medo são emoções normais e esperadas nesse tipo de situação. Quando vamos nos posicionar de alguma forma ficamos sujeitos a esses julgamentos e o medo das reações inesperadas faz com que o nosso cérebro entenda que estamos diante de algo que nos ameaça.


Mas o que umas simples palavras podem nos acontecer?


Esse medo pode estar relacionado com a infância, timidez na hora de falar ou até mesmo o seu perfeccionismo.


Desenvolver o seu autoconhecimento ajuda muito nesses casos, assim você pode entender com mais clareza esse sentimento que te paralisa. Descobrindo você vai conseguir trabalhar a sua mente para poder entender que pode ressignificar algum fato que aconteceu no passado e com algumas técnicas de aprimoramento você pode conseguir resultados desejados.


Para poder te ajudar um pouquinho nesse processo vou deixar aqui algumas dicas para vocês:


1 – Desenvolva seu autoconhecimento pois ele a base para ter clareza dos fatos.
2 – Mude o seu pensamento para positivo e você vai começar a se sentir mais confiante e seguro.
3 – Técnicas de relaxamento e respiração ajuda no controle da ansiedade.
4 – Observe a sua postura diante de uma apresentação, mantenha uma postura ereta pois ela pode ser determinante para chamar a atenção do seu público.
5 – Tenha domínio do conteúdo que você vai apresentar.
6 – Desenvolva a sua oratória, existem vários cursos no mercado que pode te ajudar com metodologias de comunicação.
7 – Ressignifique as suas crenças limitantes. Por exemplo, eu não vou conseguir, o que eles vão pensar de mim...
8 – Se você já passou por alguma situação que se sentiu embaraçado, não fique preso a esse sentimento. A preparação é muito importante e hoje você tem a consciência disso. Assim você tem que confiar no seu potencial e na sua mudança. O que passou já passou. Agora é bola pra frente. Relaxe.


Com essas dicas, você se sentirá mais seguro para poder se preparar e entender como vencer esse medo. Acredite em você, você é capaz de expressar as suas idéias. Basta se fortalecer. 


Esse post foi útil? Comente aí... Ah! E não se esqueça de compartilhar com os amigos essa coluna para a sua rede de contatos.


Sou Raquel Viana, especialista em PNL e Inteligência Emocional.
Sigam meu Instagram @institutoraquelviana

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.