Notícias

FEIRINHA APROXIMA DE VERÃO CONVIDA IGARAPÉ BEM TEMPERADO

Mestras da culinária são a grande atração da primeira edição de 2018

A edição de verão da Feirinha Aproxima irá trazer para Belo Horizonte os sabores e os saberes dos quintais de Igarapé, cidade da Grande BH, situada a 48 km da capital mineira. O projeto Igarapé Bem Temperado (IBT) é o convidado de honra do evento, que será realizado no dia 3 de fevereiro, de 10h às 17h, na Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários).

Além dos expositores habituais, esta edição da feirinha contará com a presença de dez participantes do IBT, entre eles produtores, cozinheiros e as famosas mestras da culinária, mulheres que dedicam sua vida à cozinha. Também serão comercializados os mais variados produtos e pratos da gastronomia regional, como os biscoitos de polvilho da mestra Lucília, que serão assados na hora, em um forno a lenha construído especialmente para o evento.

Entre as barracas de bebidas, o grande destaque será para a “Beth dos Licores”. Participante há mais de cinco anos do IBT, Beth cultiva no quintal inúmeras frutas, verduras e legumes, ingredientes que ela utiliza para fabricar seus produtos. “Olha ali, aqueles pés de laranja da terra carregadinhos de frutos, fui eu que tirei semente e plantei”, conta a quintaleira, com entusiasmo. Os licores, doces, geleias e temperos, além de serem expostos em feiras da região, já são comercializados no Mercado Central de Belo Horizonte e em uma loja especializa no Rio de Janeiro.

Além dos típicos pratos e quitutes da gastronomia mineira, a Feirinha contará com uma barraca com produtos funcionais, veganos, vegetarianos e diversas quitandas sem glúten feitos pelos culinaristas Sucka e Viviane, que incorporaram em suas receitas especiais os produtos tradicionais da região. E como já é tradição, a criançada também terá a diversão garantida na Feirinha Aproxima, com muita brincadeira e contação de histórias.

Os sabores de Igarapé
Há mais de 15 anos, o município de Igarapé é palco do IBT, projeto que nasceu com o objetivo de valorizar os saberes, os personagens e a cultura gastronômica que surge na relação do plantar, do colher e da transformação desses ingredientes. “O IBT tornou-se um importante instrumento de desenvolvimento socioeconômico da cidade, bem como uma fonte de empoderamento e de melhoria na qualidade de vida de muitos participantes. Ele é um exemplo a ser seguido por vários outros municípios”, ressalta o idealizador do Projeto Aproxima, o chef Eduardo Maya.

O fotógrafo e idealizador do projeto, Carlos Roberto Oliveira, também conhecido com Stan, conta que o IBT nasceu por meio de uma pesquisa histórico-social sobre a cidade, realizada em parceria com a historiadora Cássia Resende. Neste estudo, eles perceberam que toda a tradição da cidade estava ligada a gastronomia e ao cultivo que acontecia nos quintais. “Observava sempre ao chegar às casas para entrevistas, a rotina vinculada ao quintal ou a alguma roça produtiva de propriedade da família, à cozinha e ao comer: mulheres sempre à beira de um fogão e do forno a lenha”, comenta Stan.

Além de cumprir os objetivos iniciais, o projeto contribui também para a criação do sentimento de pertencimento, principalmente nos jovens cozinheiros e produtores da cidade.

parceira com a Feirinha Aproxima representa o reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido pelo IBT, além de uma oportunidade de ampliar o conhecimento e o acesso aos nosso produtos, uma vez que 60% do nosso público não vive em Igarapé”, ressalta Stan. Para ele, a expectativa é que o evento possa ampliar o conhecimento do público sobre o projeto, gerando mais oportunidade e visibilidade para os participantes do IBT.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.