Notícias

Lançamento da exposição AMERÍNDIOS DO BRASIL de Renato Soares

Renato Soares registra várias nações indígenas e sua persistência diante da civilização conquistadora.

Nesta sexta-fera, dia 26 de Janeiro de 2018 as 20h o Mercado Grano abre a exposição Ameríndios do Brasil, do fotógrafo e documentarista Renato Soares. A exposição é o registro fotográfico das várias nações indígenas e sua persistência diante da civilização conquistadora. Trata-se do resgate, através da imagem, da beleza e da riqueza cultural deste personagem que é a raiz de nossa alma, dos rituais que atravessaram o tempo e das histórias que falam de nós e nos transportam a um mundo tão perto quanto distante.

A exposição Ameríndios do Brasil é um recorte do acervo de imagens das mais de 40 etnias já retratadas por Renato Soares, que compõem o imenso mosaico sociocultural do país. É o reconhecimento e a valorização do brasileiro como um povo miscigenado que traz, não apenas no sangue, mas na raiz de sua civilização, grandes porções dessas culturas ancestrais. Nas palavras do artista: “Já são mais de 25 anos de mergulho no universo indígena e serão necessários pelo menos mais 10, quem sabe 20 anos, para esquadrinhar e revelar a diversidade étnica dos povos originários do Brasil. Quero mostrar rostos, valorizar culturas, respeitar identidades, dar visibilidade. Quem não é visto corre o risco de ser esquecido!”

Ameríndios do Brasil é, assim um trabalho ambicioso, que consiste na documentação sistemática da rica diversidade étnica brasileira neste início de século XXI. É o resgate de tradições e conhecimentos que o país relegou e que agora reclama sua importância e reconhecimento na formação do povo e da identidade nacional, já que após um amplo estudo de geneticistas da Universidade Federal de Minas Gerais foi confirmado há um expressivo percentual de ancestralidade indígena na população branca do Brasil – 60% da linhagem materna vieram de índias e de negras. “O fato novo é aceitar que somos mestiços com índios”, pontua Soares.

Sobre o Artista

Renato Soares é fotógrafo e documentarista da arte e cultura brasileiras. Desde 1986 percorre regiões insólitas do território nacional para registrar grupos étnicos com seus ritos e costumes; o povo de cada canto no caldeirão de raças e tradições do País. O gosto pela Arqueologia e Museologia foi uma conseqüência natural de uma ligação íntima com os povos indígenas, principalmente nas regiões Norte e Centro-oeste do Brasil, onde esteve por diversas vezes, e que resultou no livro “Krahô, os Filhos da Terra” 1994. “Entre os trabalhos de museologia, destacam-se as publicações dos livros: “Pavilhão da Criatividade da Fundação Memorial da América Latina” – SP 1999, e Sondagem na Alma do Povo” – Acervo de Arte Popular Brasileira do Museu Edison Carneiro – RJ 2005.

Desenvolveu grande pesquisa em Minas Gerais sobre a arte religiosa de Mestre Athaíde. No Amazonas, trabalhou junto ao Departamento de Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz, que investiga a endemia da Doença de Chagas na região do Alto e Médio Rio Negro. É colaborador da “Scientific American” Brasil e atualmente tem publicado em revistas de grande expressão editorial, como a National Geographic. Suas imagens da biodiversidade amazônica e de rituais indígenas ganharam o mundo, por meio das exposições Amazônia Brasil - Palais de la Découvert - A Espace Amazonie e a Réalité et Futur... Ano do Brasil na França - Paris, e O Último Kuarup (Xingu) mostra de painéis fotográficos sobre o Kuarup do sertanista Orlando Villas Bôas que passou por 12 capitais brasileiras, em Los Angeles - 2005

No Brasil, a mesma exposição esteve no MASP, Museu de Arte de São Paulo, por ocasião do lançamento do livro póstumo de memórias “Orlando Villas Bôas - Histórias e Causos” 2005.

Atualmente Renato se dedica integralmente ao seu projeto Ameríndios do Brasil, que busca resgatar através da fotografia e da filmagem o que temos de melhor de nossa cultura ancestral. O trabalho foi premiado no Museu Du Louvre em 2017 e tem participado de grandes mostras na Europa e Brasil.

Livros e Publicações de Renato Soares:

Krahô - Os Filhos da Terra - Ed. SENAC - 1996.

Autor: Renato Soares – Kim ir Sen

Almanaque do Sertão, de Cláudio e Orlando Villas Bôas - Ed. Globo - 1997. Colaboração.

The Brazilian Cerrado, Development, Conservation and Sustainability, Fundação Cargill – 1997. Colaboração.

Água Vida, Fundação Cargill - 1998. Colaboração.

Guia Parques Nacionais-Brasil - Ed. Empresa das Artes – 1999.

Colaboração com fotos da capa e miolo.

Brasil -Paisagem Paulista - Ed. Empresa das Artes – 1999.

Colaboração.

Pavilhão da Criatividade, da Fundação Memorial da América Latina.

Ed. Empresa das Artes - 1999. Autor: Maureen Bisilliat.

Fotos Renato Soares e Calazans Luz.

Guia Arquitetura de Brasília - Ed. Empresa das artes – 2000.

Fotos de Renato Soares

Guia de Pesca Amadora - Editora Empresa das Artes – 2000.

Colaboração.

Pintura no Brasil Um Olhar No Século XX - Ed. Empresa das Artes.

Autor: Dra. Daisy Peccinini – 2000. Fotos de Renato Soares

Brasil Indígena - 500 anos de Resistência - Ed. FTD.

Autores: Benedito Prezia e Eduardo Hoornaert – 2000.

Colaboração.

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.