Notícias

“Festival Fartura – comidas do Brasil Belém” acontece nos dias 26 e 27 de janeiro e reúne 60 chefs e produtores de todas as regiões do país

EVENTO NA ESTAÇÃO DAS DOCAS OFERECE EXPERIÊNCIA COMPLETA, COM RECEITAS, AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS, MOSTRANDO A DIVERSIDADE DA CULINÁRIA BRASILEIRA

A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil abre o ano de 2019 em um dos destinos gastronômicos mais requisitados do país: Belém. Nos dias 26 e 27 de janeiro, acontece na capital paraense o Festival Fartura – Comidas do Brasil Belém, na Estação das Docas, um dos pontos turísticos da cidade. Participam do evento mais de 60 atrações gastronômicas e 15 apresentações culturais, entre shows e intervenções cênicas. Os visitantes terão a oportunidade de experimentar pratos, aprender com aulas teóricas e interativas, participar de cozinhas ao vivo e levar produtos e ingredientes para casa.

Minas Gerais será representada por dois chefs: Caetano Sobrinho, do Caê Restaurante Bar, em Belo Horizonte, e João Lombardi, Ora-Pro-Nóbis, em Tiradentes. Caetano Sobrinho terá um estande no espaço Petiscos, Lanches e Doces, onde irá servir coxinha de carne de sol com requeijão de raspa. Já João Lombardi irá participar em dose dupla. No espaço Cozinha ao Vivo, ele irá preparar risoto de galinha caipira com ora-pro-nóbis, enquanto no espaço Interativo, vai dar uma aula participativa de bobó mineiro, feito com frango, crispy de couve e milho.

Entre os convidados, chefs e personalidades gastronômicas de todas as regiões do Brasil. No espaço Chefs e Restaurantes, já estão confirmadas as presenças de Saulo Jennings, da Casa do Saulo (Santarém, PA); Ilca do Carmo, do Santa Chicória (Belém PA); Marina Sciotti, do Quincho Cozinha & Coquetelaria (São Paulo, SP); e Felipe Gemaque, do Cuia (Belém, PA). Já o espaço Petiscos, Lanches e Doces tem confirmados: Dona Nena, do Filha do Combu (Belém, PA); Tiago Silva, do Boto Sorveteria Artesanal (Santarém, PA); Caetano Sobrinho, do Caê Restaurante e Bar (Belo Horizonte, MG); e Liliana Andriola, do Mandarinier Gastronomia (Porto Alegre, RS).

Haverá também um espaço Infantil, com comidinhas e guloseimas que as crianças adoram, com estandes lúdicos. Nesse local, já está confirmada a presença de Gustavo Blanco, do Soul Kitchen (São Paulo, SP); e Ana Cristina, do Cris Doces & Salgados (Santarém, PA).

As aulas do espaço Cozinha ao Vivo, onde os chefs preparam os pratos na hora, contando todos os segredos que dão o toque especial à receita, têm a confirmação de Ricardo Costa, do The Premium Steakes (Belém, PA); Daniela Martins, do Lá em Casa (Belém, PA); Hildely Porpino, a feirante “Tieta”, do Mercado Ver-O-Peso (Belém, PA); Ivan Prado, do Senac (Fortaleza, CE); João Lombardi, do Ora-Pro-Nóbis (Tiradentes, MG); Adriana Lucena, do Quinta da Aroeira (Jandaíra, RN); Van Régia, da Culinária da Van (Fortaleza, CE); João Barreto (Campina Grande, PB); e Ruth de Almeida, do Raízes Gastronômicas (Palmas, TO).

Quem busca aprendizado também terá opções no espaço Conhecimento, onde os estudiosos da gastronomia compartilham suas histórias com o público. Participam Ofir Oliveira, do Sabor Selvagem (Belém, PA); Saulo Jennings, da Casa do Saulo (Santarém, PA); Priscila Ávila, do Queen of Peppers (Brasília, DF); Joanna Martins e Paula Moreira, do Manioca e do Xibé, respectivamente (Belém, PA); Cesar Costa, do Corrutela (São Paulo, SP); Neli Pereira, do Espaço Zebra (São Paulo, SP); e Ruth de Almeida, do Raízes Gastronômicas (Palmas, TO). Por fim, no espaço Interativo, onde as pessoas podem aprender e fazer as mais diversas receitas, também já estão confirmados: Paulo Anijar, do Santa Chicória (Belém, PA); Ângela Sicilia, do Famiglia Sicília (Belém, PA); e Fernando Von Noble, do Noblyaki Oriental Bistrô & Bar (Cacoal, RO).

O público também poderá adquirir itens diretamente da mão de produtores regionais, no espaço Produtos e Produtores. Entre eles, as geleias, as farinhas e os temperos do Manioca; o palmito-açaí da Palmito Palmas; os sorvetes de frutas amazônicas da sorveteria Blaus; a cachaça de jambu Meu Garoto; as farofas da caju e jambu da Farofofa; e as compotas de bacuri da Fazenda Bacuri (Bragança, PA).

Além disso, mais de 15 atrações artísticas vão embalar e alegrar o público durante os dois dias de evento. Entre as presenças já confirmadas está o duo Yamí Music, composto pelo violoncelista italiano Federico Puppi e pelo percussionista baiano Marco Lobo: os instrumentistas convidam para subir ao palco o cantor carioca Castello Branco, nova promessa da MPB.

O Festival Fartura é realizado pela Plataforma Fartura – Comidas do Brasil, que percorre todo o território nacional por meio da Expedição Fartura, viagens de pesquisa gastronômica que mapeia personagens, produtores, cozinheiros, chefs, receitas, produtos e ingredientes. O conteúdo dela é disponibilizado na web por meio do site e das redes sociais, além da publicação de livros e filmes. As expedições também são a base para os festivais, que conectam a cadeia gastronômica, da origem ao prato.

Em 2019, os Festivais acontecem também em Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília e Lisboa.

Foto: Paulo Filho

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.