Notícias

Podcast Conversatório / Série Arte em Tese / Quarto episódio

O quarto episódio da série Arte em Tese do podcast Conversatório já está no ar

O nosso convidado é o educador musical Gleisson Oliveira que defendeu a tese: “Relações entre a Educação Musical Especial e o desenvolvimento da comunicação social em crianças autistas”, sob a orientação da professora Maria Betânia Parizzi.

A tese defendida, em 2020, pelo programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da UFMG apresenta as relações entre a educação musical especial e o desenvolvimento da comunicação social em crianças autistas. De acordo com o resumo “o autismo é caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta habilidades de comunicação social e de comportamento desde a primeira infância. Vários são os aspectos relacionados à comunicação nos quais os autistas podem apresentar dificuldades, tais como intenção comunicativa, contato visual, atenção conjunta, troca de turnos, imitação, simbolismo e narrativa. Estudos recentes têm demonstrado que os autistas, em geral, podem apresentar uma grande responsividade à música, bem como obter melhora em sua comunicação por meio de intervenções musicais”.

Segundo o pesquisador, as intervenções com música podem ser tanto através da musicalização, que é o processo de ensino e aprendizado da música, para desenvolver habilidades musicais, como pela musicoterapia, que utiliza a música como ferramenta terapêutica para o tratamento de pacientes.

Gleisson é educador musical e musicoterapeuta. Doutor, mestre e licenciado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Musicoterapia pelo Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa. Como educador musical atua na Educação Básica pública/privada e no ensino de música para pessoas com deficiência. Como musicoterapeuta, possui experiência na prática clínica. Desenvolve pesquisas acerca das relações entre a música e o desenvolvimento humano, com ênfase nos efeitos da música em pessoas com transtornos do desenvolvimento. Autor de publicações sobre Educação Musical, Musicoterapia e Autismo. Sua tese está disponível para acesso público online através do site Repositório Institucional da UFMG: http://hdl.handle.net/1843/34569

Para ouvir o episódio na íntegra acesse os links:

https://open.spotify.com/episode/0WoU19mFFVKUsGKVIWgqFN?si=Ox4SuJ6pTtW1Ej0shyuZuQ&utm

https://anchor.fm/conservatorioufmg/episodes/Arte-em-Tese-4---Autismo-e-Msica-e1d9i80

Podcast Conversatório

Série Arte em Tese
Convidado: Gleisson Oliveira
Tese: Relações entre a Educação Musical Especial e o desenvolvimento da comunicação social em crianças autistas
Orientação: Professora Maria Betânia Parizzi

Foto: Gleisson Oliveira / Arquivo Pessoal.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.