Notícias

ABEOC Brasil assina termo de parceria com Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos

O Termo de Parceria que ABEOC Brasil e APECATE firmarão em Lisboa tem por objeto “o fortalecimento do setor de eventos Luso-Brasileiro, através da profissionalização e qualificação das empresas e profissionais no Brasil e em Portugal, com foco no crescimento das entidades como representações das pessoas físicas e jurídicas envolvidas na cadeia produtiva dos eventos, através de ações conjuntas e intercâmbio de informações e publicações, contribuindo para o desenvolvimento do turismo e do crescimento do países”.

 

Para Anita Pires, a parceria com a entidade portuguesa é importante para o crescimento e a maturidade da ABEOC Brasil. “Significa que temos contribuições a dar para os associados e todo o setor com uma visão internacional”, analisa a presidente. “Representa também a busca de negócios para o setor, possibilidade de captação de eventos e troca de experiências”, complementa.

 

Segundo a presidente da APECATE, Ana Barbosa, a cooperação entre a ABEOC e a APECATE tem uma grande relevância. “Ela terá como principal consequência a partilha, entre duas associações congéneres, das respectivas políticas de qualidade, que têm como grande motivação comum a qualificação das empresas, a melhoria na prestação do serviço e o aumento da sua competitividade no mercado aberto em que vivemos”, afirma Ana Barbosa. “O trabalho da ABEOC merece-nos muito respeito e consideração e não temos dúvidas de que, em muitos aspectos, será uma fonte de inspiração para a APECATE”, conclui. 

 

O Termo de Parceria inclui a oferta condições especiais de atendimento para os associados da ABEOC Brasil em eventos e cursos promovidos pela APECATE e vice-versa; e ainda o intercâmbio de publicações, levantamentos, dados e estatísticas do setor. Além das duas presidentes, será assinado pelo presidente da Secção de Eventos da APECATE, Joel Vicente.

 

Programa de Qualidade

 

O Programa de Qualidade que será apresentado no 2º Congresso da APECATE está capacitando 236 empresas de eventos de 12 estados do país, em uma parceria da ABEOC Brasil e Sebrae Nacional com apoio da FBHA e CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Pelo menos 92 destas empresas também se candidatarão a certificação através do Selo de Qualidade ABEOC Brasil, a partir de julho de 2014, com auditoria da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 

Segundo o coordenador de capacitação do Programa de Qualidade ABEOC Brasil, Luiz Carlos Barboza, foi estudado o que há de melhor no mundo em certificação para a criação do Selo de Qualidade Abeoc Brasil. A principal referência é o modelo adotado pela Federação Suíça de Turismo. Para a obtenção do Selo de Qualidade ABEOC BRASIL, as empresas de eventos precisarão alcançar os requisitos técnicos que se baseiam no sistema de gestão da qualidade, segundo as exigências das normas da série ISO 9000, e também em evidências comprováveis da prática dos fundamentos de qualidade, seguindo os critérios de excelência em gestão do Prêmio MPE Brasil, uma parceria do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

 

O processo de obtenção do Selo impõe o aprimoramento da gestão, e do ponto de vista do mercado, o Selo de Qualidade ABEOC BRASIL é uma referência para o contratante de serviços de eventos que busca uma empresa de qualidade. “O Selo de Qualidade ABEOC BRASIL diferencia as empresas que adotam um sistema de gestão eficiente, focado na qualidade e em busca da excelência nos serviços prestados”, resume a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires.

 

O Programa de Qualidade ABEOC Brasil se estende até dezembro de 2014 e prevê investimentos de R$ 2,4 milhões.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.