Notícias

Vencedores da 23ª Mostra Tiradentes serão anunciados neste sábado

Programação de 1º de fevereiro conta ainda com Roda de Conversa, Encontro com Filmes, teatro de rua, sessões de cinema em três espaços e performance musical

O último dia da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes traz um dos momentos mais aguardados pela crítica e pelo público presente: o anúncio dos vencedores, premiação e entrega do Troféu Barroco nas seis categorias: Melhor Curta da Mostra Foco pelo Júri Oficial, Melhor Curta eleito pelo Júri Popular, Melhor Longa eleito pelo Júri Popular, Melhor Longa da Mostra Olhos Livres eleito pelo Júri Jovem - Prêmio Carlos Reichenbach, Melhor Longa da Mostra Aurora eleito pelo Júri Oficial e o Prêmio Helena Ignez - Destaque Feminino. A cerimônia será realizada às 22h30, no Cine-Tenda.

Um dos destaques da programação de longas é a pré-estreia nacional de “Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou” (SP), às 18 horas, no Cine-Tenda. O documentário, dirigido por pela atriz Bárbara Paz, conta com Willem Dafoe e o próprio Babenco no elenco. O célebre cineasta argentino naturalizado brasileiro, acometido por um câncer, confiou à companheira a missão de registrar seus últimos anos de vida. Logo após a sessão, Bárbara Paz participa da Roda de Conversa no Sesc Cine-Lounge, ao lado do montador Cao Guimarães.

As sessões de cinema começam logo pela manhã no Cine-Tenda, às 10h30, com a Mostrinha de Cinema. Dedicada especialmente para o público infantojuvenil, a exibição contará com os curtas “A galinha ruiva” (ES), de Irson Jr.; “Vivi Lobo e o Quarto Mágico” (PR), de Isabelle Santos e Edu MZ Camargo; “A festa no céu” (PE), de Alisson Menezes; “Torcida única” (SP), de Catarina Forbes; e “Trincheira” (AL), de Paulo Silver. Em seguida, às 12h, o espaço recebe a Mostra Valores, que exibirá os curtas “Cores de Tiradentes” (MG), de Marcos Londêro e Nani Rodrigues; e “Tiradentes - História Mineira!” (MG), de Márcio Cotta. Na sequência, serão entregues os certificados de participação nas oficinas da 23ª Mostra Tiradentes com a exibição dos produtos produzidos pelos alunos das oficinas.

Os curtas da Sessão Jovem entram em cartaz às 15h, com a exibição de quatro produções: “1996” (MG), de Rodrigo Brandão; “Meninos rimam” (SP), Lucas Nunes; “Barco de papel” (SP), Thaís Scabio; e “Ilhas de calor” (AL), de Ulisses Arthur. 

O longa-metragem “A torre” (MG), dirigido por Sérgio Borges, é o Filme de Encerramento da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes e será exibido no Cine-Tenda, às 20h. A produção segue os passos de André, que se isola numa floresta, sente sua vida ruindo e procura lidar com as perdas e a nova configuração da sua vida. 

SEMINÁRIO

Último dia do Seminário do Cinema Brasileiro traz debates sobre quatro produções, no Cine-Teatro Sesi. Pela série Encontro com os filmes, haverá a conversa sobre “Yãmiyhex: as mulheres-espírito”, longa que integra a Mostra Olhos Livres, a partir das 10h, com a presença de dos diretores e convidados, da crítica convidada Clarisse Alvarenga (MG). A mediação é da curadora Camila Vieira (CE).

Na sequencia, serão realizados os dois últimos bate-papos com realizadores dos filmes selecionados para a Mostra Aurora. Às 11h15, acontece o debate sobre o longa “Cabeça de nêgo”, com a participação do diretor Deo Cardoso e convidados e da crítica Janaína Oliveira (RJ). E às 12h30, será a vez do debate sobre o longa “Natureza morta”. A discussão contará com a presença da diretora Clarissa Ramalho, convidados, e da crítica Lúcia Ramos Monteiro (RJ). As duas discussões contarão com a mediação do jornalista e crítico Marcelo Miranda (MG).

Às 15h, o Cine-Teatro Sesi recebe a Sessão Debate e pré-estreia mundial do filme “Cavalo” (AL), longa experimental de Rafhael Barbosa e Werner Salles. Após a sessão, haverá o debate do público com os diretores e convidados. Em seguida, às 17h45, será a vez da exibição do curta-metragem “Mona” (RJ), dirigido por Moisés Santana Filho.

O espaço recebe ainda pela Mostra Formação – Série 2, os curtas “Eu estou vivo” (MG), de Maíra Campos e Michel Ramos; “E no rumo do meu sangue” (PR), de Gabriel Borges; “A sússia” (TO), de Lucrécia Dias; e “Nada além da noite” (RJ), de Rodrigo de Janeiro. Haverá de debate com a equipe dos filmes após a sessão. 

Arte e Cinema na Praça

Às 16h, turistas, visitantes e toda a família poderão conferir, no Largo das Forras, o espetáculo “De chapéu e coração, história de paixão”, do Grupo Tuia. Ainda na praça, mas às 21h, o Cine Copasa na Praça recebe a exibição de “Acqua Movie” (PE), de Lírio Ferreira, em pré-estreia nacional. O filme retrata a história de Cícero, um menino de 12 anos, que depara-se com seu pai morto no banheiro de casa, vitimado por um infarto fulminante, enquanto sua mãe está filmando um documentário na Floresta Amazônica.

A noite termina em música

A 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes chega ao fim com a participação da cantautora Elisa de Sena, às 0h30, no Sesc Cine-Lounge. A artista, que tem ganhado destaque na cena mineira com o disco intitulado “Cura”, trabalho lançado pela Natura Musical em agosto de 2019, apresenta no evento a junção entre o eletrônico e os tambores da cultura afro-mineira ao lado da DJ Black Josie, misturando percussão e pick-ups, em um repertório que traz canções do disco autoral e releituras de clássicos da MPB.  

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES 

Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias nacionais, de longas, curtas e um média – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Trata-se de um programa audiovisual que reúne todas as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público que prevê a exibição de 113 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, 53 sessões de cinema, homenagens, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e  atrações artísticas. 

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020

Participe da Campanha #eufaçoaMostra

Na Web: www.universoproducao.com.br No Twitter: @universoprod

No Facebook: universoproducao / mostratiradentesNo Instagram: @universoproducao

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Foto: Netun Lima

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.