Notícias

Programação de Fevereiro no Memorial Vale

Confira a programação

Frevo é o ritmo do mês de fevereiro no Memorial Vale. No dia 4, professores vindos de Olinda e Recife, da Escola Paço do Frevo, vão ensinar a dançar e a tocar essa tradição nordestina. As oficinas são gratuitas e é preciso se inscrever pelo telefone 31 3343-7317. No dia 9 a banda Minas Mineiras faz o espetáculo Ritualísticas, ao som de tambores que transmutam e curam. No dia 12, domingo, o bloco de Carnaval “Todo Mundo Cabe no Mundo” fará um ensaio geral em frente ao Memorial Vale, com a presença da Corte Real Momesca do Carnaval de Belo Horizonte. No dia 26 de fevereiro o músico contrabaixista Pedro Gomes apresentará o show do seu disco Magma.

Duas exposições são novidades: no dia 4, Babélica mostra os trabalhos de Bárbara Macedo, Froiid, Lucas Skritor e Sara Lana, escolhidos pelo Edital Novos Artistas 2021/2022; e no dia 11, o fotógrafo Pedro David apresenta imagens do cerrado mineiro, feitas na região da Serra do Cipó, onde ele vive.

O museu não funcionará durante o Carnaval, de 18 a 22/02, de sábado a quarta-feira. O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita.

Confira os detalhes da programação:

Dia 4, sábado, às 15 horas – “Oficina de dança e música com Escola Paço do Frevo”

O Memorial Vale trará, no dia 4 de fevereiro, sábado, às 15 horas, diretamente de Recife, uma oportunidade única de aprender um pouco sobre a música e a dança do frevo. Serão duas oficinas ministradas pela Escola Paço do Frevo (@pacodofrevo), que é um Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo. Seu objetivo é proteger, divulgar e propagar a prática do frevo para as futuras gerações e ser um espaço de promoção e celebração da cultura carnavalesca e do frevo durante o ano todo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone 31 3343-7317.

As oficinas serão experiências mais aprofundadas, com 2 horas de duração (dança) e 3 horas de duração (música), contemplando aspectos históricos e sociais característicos do frevo, aproximando as pessoas do seu universo afetivo e cultural, através de duas das expressões artísticas que compõem a manifestação: a dança e a música.

Oficina de dança: Experiência direcionada a todos os públicos, esta oficina é um convite a vivenciar a dança frevo a partir da conscientização corporal. Respeitando as singularidades e potencialidades de cada corpo e experimentando possibilidades diferentes de dançar, por meio da aprendizagem dos passos de frevo o público entrará em contato com as estruturas presentes nesta técnica de dança, a exemplo da ginga, da relação equilíbrio - desequilíbrio, torções, transferências de peso entre outros aspectos.

Duração: 2h

Indicação de público: Todas as idades

Professor: Jefferson Figueirêdo - pernambucano, passista de frevo e artista da dança. No ano 2000 iniciou seus estudos em dança através do frevo, com o Mestre Nascimento do Passo. Foi aluno da Escola Municipal de Frevo do Recife e integrou a Companhia de Dança da referida escola. Desenvolve pesquisa acerca da dança frevo e seus atravessamentos. É Mestre em Dança e Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança, pelo PPGDança - UFBA; Especialista em Dança Educacional e Inclusão - Faculdade Censupeg; Licenciado em Dança - UFPE.

Oficina de Música: Nessa proposta de oficina, intitulada “Dos terreiros aos palcos”, o músico e percussionista Gilberto Bala aborda o uso de ritmos oriundos dos terreiros e as diferenças e adaptações necessárias para levá-los aos palcos, tudo isto de forma didática e utilizando exemplos práticos, apresentando também a sua pesquisa e ligações entre ritmo frevo e os toques de terreiro. A atividade é destinada a percussionistas e estudantes de percussão.

Duração: 3h

Lotação: 20 participantes

Indicação de público: percussionistas e estudantes de percussão

Professor: Gilberto Bala - natural de Olinda, atua como músico, professor e diretor musical há mais de vinte anos. Atua como percussionista nos projetos artísticos de Bia Villa Chan, Josildo Sá e Coco Raízes de Arcoverde e Maciel Salú. Trabalhou também com Augusto Silva, Fafá de Belém, Caiçara, Spok, Balé Afro Majê- Molê, Banda Serpente Negra, Aurinha do Côco, Elba Ramalho, e em projetos como Festival SESI Música, Missa do Vaqueiro, 100 Anos de Luiz Gonzaga 2012 - Blue Angel, Festival Tangolomango (Salvador-BA), Especial de fim de ano da TV Globo Nordeste, entre outros. Além dos projetos e artistas mencionados, Bala desenvolve atividade também como diretor musical do Balé Afro Majê-Molê que já realizou participações em shows de grupos como O Rappa e Sepultura no VMB-MTV.

Dia 4, sábado, às 11h – Abertura da exposição Babélica

O Memorial Vale apresenta, a partir do dia 4 de fevereiro, a exposição Babélica, organizada a partir do Edital Novos Artistas 2021/2022, criado para dar visibilidade à vasta e diversificada produção artística contemporânea mineira, especialmente aos artistas em começo de carreira. O nome Babélica, inspirado na Torre de Babel, remete ao caos e aos fluxos desiguais das cidades, especialmente da cidade de Belo Horizonte, em que cada um dos artistas vive sua própria experiência, com multiplicidade de vozes, interrogando poeticamente questões que atravessam o espaço urbano e onde nele criam zonas de encontro, disputa e negociação de sentidos. “Babélica também se refere ao radicalismo dos atuais acirramentos sociais e políticos no Brasil”, comenta o curador da exposição, Júlio Martins. Os artistas escolhidos são Bárbara Macedo, Froiid, Lucas Skritor e Sara Lana. A exposição ficará aberta para visitação até 9 de abril nas galerias 1, 2 e na sala Espetáculo Mineiro no Memorial Vale. A entrada é gratuita.

Dia 9, quinta-feira, às 19h30 – Show ''Ritualísticas'', de lançamento da banda Minas Mineiras

O Memorial Vale recebe o show Ritualísticas, na quinta-feira dia 9 de fevereiro, de lançamento da banda Minas Mineiras, que é uma banda de cortejo formada por mulheres unidas pela força do tambor e da cultura popular, com as artistas Raquel Coutinho, Julia Tizumba, Maíra Baldaia, Vivi Coelho, Danuza Menezes, Beth Leivas, Bela Leite, Alcione, Elisa de Sena e Manu Ranilla. Elas se juntam no espetáculo Ritualísticas, que é o nome do show de estreia do grupo que traz a força da mulher que canta, toca tambor, compõe reza e transmuta e cura. A apresentação integra o projeto Gerais Cultura de Minas do Memorial Vale. O show é gratuito e a retirada de ingressos deve ser feita uma hora antes do evento. Serão distribuídos no máximo um par de ingressos por pessoa, pois os lugares são limitados. Haverá tradução em Libras.

Dia 11, sábado às 11h – Abertura da exposição de Pedro David

No dia 11 de fevereiro, sábado, a partir das 11 horas, o Memorial Vale apresenta a exposição de fotografias de Pedro David, realizadas na região da área de proteção ambiental do Morro da Pedreira, Serra do Cipó, onde o artista vive com sua família e trabalha desde 2020. O cerrado é o personagem principal de diversas séries de fotografias e vídeos, onde o artista interpreta, a partir do estabelecimento de uma relação íntima com a natureza, características do bioma e questões cruciais para sua manutenção. As fotografias fazem parte das séries Mara, Ar Puro, Troncografia, Mãe Pedra, Cristalina e Intermitências, realizadas entre 2020 e 2023. A exposição, que integra o projeto Mostra de Fotografia, com curadoria de Eugênio Sávio, fica em cartaz no Café do Memorial até maio de 2023.

Pedro David é fotógrafo/artista visual, com pós-graduação em artes plásticas e contemporaneidade na Escola Guignard (UEMG, 2002). Publicou Paisagem Submersa (Cosac Naify 2008), O Jardim (Funceb 2012), Rota Raiz (Tempo D’Imagem 2013) e Fase Catarse (Fmc - BH, 2014). De suas participações em exposições coletivas, destacam-se as realizadas Museu de Arte do Rio - MAR, 2017, no Festival Fotofest (Houston - EUA, 2016), no Musée du Quai Branly (Paris - França, 2013), Museu de Arte Contemporânea do Ceará (Fortaleza-CE, 2012) Ex-Teresa arte Actual (México D.F., 2011), Geração 00 (Sesc Belenzinho – São Paulo, 2011); Noordelicht Photogallery (Groningen, Holanda, 2008), 5a Bienal de Fotografia e Artes Visuais de Liége (Mammac – Liége, Bélgica, 2006).

Dia 12, domingo, às 10h30 – Ensaio Geral do Bloco “Todo Mundo Cabe no Mundo”

No dia 12 de fevereiro, domingo, de 10h30 às 12h30, haverá um ensaio-geral do Bloco “Todo Mundo Cabe no Mundo” em frente ao Memorial Vale, e para isso a rua estará fechada para carros. O bloco “Todo Mundo Cabe no Mundo” tem como objetivo ampliar o tema da diversidade e da inclusão nos eventos e espaços culturais de BH. A bateria do bloco é aberta e todas as pessoas são bem-vindas para tocar, dançar e se divertir! Haverá a participação da Corte Real Momesca do Carnaval de Belo Horizonte, formada pelo Rei Momo Rafael Eduardo, a Rainha Efigênia Maria e a Princesa Gabriela Santos.

O bloco Todo Mundo Cabe no Mundo desfilou pelas ruas do bairro Santa Efigênia pela primeira vez em 2016, mas essa ideia começou em 2012, a partir da iniciativa "Preconceito Zero - Todo Mundo Cabe no Mundo", do artista plástico Marcelo Xavier e de outras pessoas interessadas em tornar o mundo um lugar mais aberto para o diferente. O primeiro evento reuniu centenas de pessoas em uma movimentação artística espontânea na praça Duque de Caxias, em Santa Tereza. Quatro anos depois, a ideia enveredou pelo caminho da folia e tomou corpo no bloco, que está aberto para quem quiser participar de uma sociedade mais inclusiva. A ideia é divulgar um Carnaval como manifestação popular, democrático, gratuito e aberto ao espaço da rua, onde cada pessoa se sinta convidada a participar.

Dia 26, domingo, às 11 horas – Pedro Gomes apresenta seu disco Magma

No dia 26 de fevereiro, domingo, às 11 horas, o músico contrabaixista Pedro Gomes apresenta no Memorial Vale o show do seu disco Magma, gravado em 2022. No palco, junto com Pedro, estarão os músicos Breno Mendonça no saxofone; Lucas de Moro no teclado e Paulo Frois, na bateria. A apresentação integra o projeto Memorial Instrumental, tem curadoria de Juliana Nogueira, e é gratuita. A retirada de ingressos deve ser feita uma hora antes do evento. Serão distribuídos no máximo um par de ingressos por pessoa, os lugares são limitados.

Pedro Gomes, natural de Belo Horizonte, é formado pelo Escola de Música da UFMG. Vem participando de muitos projetos de jazz e música instrumental na cena da música mineira. Como instrumentista, já atuou com Flávio Venturini, Diogo Nogueira, Frejat, Ana Carolina, Toinho Horta, Ana Vitória e outros. É um dos integrantes do Trivial Trio e foi um dos vencendores do BDMG Instrumental de 2021

Exposições em andamento

Até 5 de março - Exposição “Mundo Vasto Acaba Mundo – A cidade invade a vila ou a vila invade a cidade?”, de Rogério Passos

O Educativo do Memorial Vale apresenta a exposição “Mundo Vasto Acaba Mundo – A cidade invade a vila ou a vila invade a cidade?” que conta a trajetória da Vila Acaba Mundo por meio da história dos mapas, percurso apaixonadamente percorrido pelo urbanista e arquiteto Rogério Passos, que o explorou ao longo da dissertação de mestrado defendida junto ao Departamento de Geografia da UFMG, no ano de 2021. A apresentação integra o Projeto Novos Pesquisadores do Educativo do Memorial Minas Gerais Vale.

A mostra acontece no Cyber Café e conta com vídeos nos monitores, que abordam questões relativas à Cartografia, produção de mapas e seus usos. Também estão na mostra reproduções físicas de mapas, uma projeção em uma das colunas transversais e uma plotagem no vidro da porta do jardim de inverno, remetendo à Vila Acaba Mundo.

Rogério Passos é urbanista e arquiteto formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Geografia e doutorando em Arquitetura e Urbanismo na mesma instituição. Possui Graduação Sanduíche em Fundamentos de Arquitectura pela Universidad del País Vasco – Espanha (UPV/EHU). Atuou em educativos de museus como Espaço do Conhecimento UFMG e Museu das Minas e do Metal (MMGerdau). Desenvolve pesquisas sobre cartografia, urbanismo com perspectiva de gênero e planejamento urbano e regional.

Até 31 de março - Exposição Rainhas Negras, de Márcio Silva

O artista negro Márcio Silva, fotógrafo e produtor cultural, exibe na midiateca do Memorial Vale, sua 2ª edição fotográfica com o tema “Rainhas Negras”. A exposição conta com imagens que retratam a beleza e a força das mulheres negras, celebrando sua história, ancestralidade, diversidade, e contribuindo para a visibilidade das mulheres negras na sociedade. Uma oportunidade de refletir sobre a importância da representatividade negra na sociedade. A exposição segue até o dia 31 de março de 2023.

A exposição conta com uma série de 22 obras fotográficas artísticas e conceituais produzidas pelo artista Márcio Silva, em parceria com as maquiadoras Camila Sampaio, Lucy Vianini e Nayuri Leandra, e apresenta um olhar inovador sobre a beleza. As imagens abordam temas como a representação da mulher na sociedade, o corpo e a beleza idealizada e a construção da identidade feminina. A série é composta por fotografias que misturam elementos de fantasia e realidade, criando um mundo onde a beleza é celebrada de forma diversa e inclusiva. Todas as 20 obras contam ainda com um áudio descritivo e poético, assinado pelo cantor e compositor Rafael Prates, que em parceria com o artista Márcio Silva, pensou a inclusão participativa de deficientes visuais, além de ampliar a experiência contemplativa do grande público. A Exposição integra o projeto Diversidade Periférica, que tem curadoria de Patrícia Alencar.

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi

Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

Carnaval: O Memorial Vale não funcionará durante o Carnaval, de 18 a 22/02, de sábado a quarta-feira.

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.

Foto: Sofia Cordeiro

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.