Notícias

Projeto da UFMG faz restauração de pinturas decorativas do Museu Casa Padre Toledo

Pinturas em paredes do período colonial começam a ser reveladas esta semana; visitas técnicas podem ser agendadas até setembro

Teve início, na última semana, o processo de restauração das pinturas decorativas da Sala do Torreão do Museu Casa Padre Toledo (MCPT). Localizado na cidade de Tiradentes, o prédio remonta à segunda metade do século XVIII e foi residência do Padre Carlos Correia de Toledo e Melo, que participou ativamente da Inconfidência Mineira. Transformado em museu no ano de 1971, vinculado à Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA), o edifício integra, atualmente, o Campus Cultural UFMG em Tiradentes, vinculado à Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Exemplar único da arquitetura civil colonial, o projeto de restauração das pinturas foi viabilizado com recursos advindos de emenda parlamentar. O objetivo é revelar ao público a beleza das pinturas decorativas da Sala do Torreão, mapeadas entre 2011 e 2012, a partir de uma série de estudos conduzidos durante a última restauração do edifício e de seus bens integrados.

Na época, foram realizadas prospecções visando identificar as características e estado de conservação das imagens, que estavam encobertas por 13 camadas de repintura, supostamente em função dos diversos usos e intervenções pelas quais a Casa passou ao longo do século XIX e XX. O projeto "Restauração dos elementos artísticos integrados do MCPT”, gerido pela Fundep, possibilitará o trabalho de restauração que teve início este ano.

“A partir dos estudos realizados no passado, foi possível identificar a composição ornamental original, caracterizada como um trabalho do período rococó em Minas Gerais, bem como mensurar a porcentagem de vestígios remanescentes da pintura. Trata-se de uma imitação de tecido de seda lavrada, influência do rococó francês, representada pela decoração composta por ramos florais assimétricos, matizado suave, intercalados por ramos vegetais em composição em losangos e distribuídos sobre fundo em imitação de damasco”, comenta a coordenadora do projeto, Verona Segantini.

Atual diretora do Campus Cultural UFMG em Tiradentes e presidente da FRMFA, Verona explica que as pinturas possuem características excepcionais e são consideradas rara referência de ornamentação em edificações civis do período colonial. “A decoração floral da Sala do Torreão pôde ser identificada pela primeira vez por meio de duas janelas estratigráficas – técnica que consiste na remoção camada a camada de estratos pictóricos para análise – realizadas, possivelmente, durante uma das grandes intervenções de restauro ocorrida em 1942/43, 1962 ou 1981/82”, esclarece.

A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em setembro deste ano, após diversas etapas conduzidas pelo restaurador André Luis de Andrade, graduado em Conservação-Restauração de Bens Culturais pela UFMG e mestrando em preservação do patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Centro Lúcio Costa (CLC/IPHAN). Ao todo, 11 pessoas estão envolvidas no projeto, que é realizado simultaneamente em Tiradentes e Belo Horizonte. Também foi constituído um grupo de discussões reunindo conservadores restauradores, professores e pesquisadores representantes de diferentes instituições, cujo objetivo é acompanhar a intervenção, promovendo a troca de experiências, discussões conceituais e técnicas, além da divulgação de conhecimento. “Nosso objetivo é que o processo de restauração dos elementos artísticos integrados seja também catalisador da produção de conhecimento no campo das ciências do patrimônio e áreas correlatas, como história da arte, arquitetura, história, museologia, etc”, afirma André Luis.

Visitação

O público interessado em conhecer e acompanhar os processos da restauração poderão participar de visitas técnicas previstas para acontecerem até o mês de setembro. O agendamento já pode ser solicitado por meio do e-mail [email protected]. A iniciativa faz parte das ações educativas e formativas que acontecerão ao longo dos oito meses de trabalho, incluindo divulgação e interlocução com os diferentes públicos que visitam o local, e a produção de recursos audiovisuais que integrarão a exposição de longa duração do Museu.

O Museu

O Museu Casa Padre Toledo é um importante espaço de difusão da história de Minas Gerais e da Inconfidência Mineira. Constituído por uma estrutura principal com onze salas e um torreão, ele possui um rico conjunto de forros pintados. Desde sua criação, tem como principal missão a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural referenciado nas suas singularidades arquitetônicas, que incluem emprego de diferentes técnicas construtivas, como o pau-a-pique, adobe e moledo, além de elementos artísticos integrados. Em 1952, antes mesmo de se tornar museu, a antiga Casa do Padre Toledo teve sua representatividade arquitetônica, histórica e artística reconhecida, quando recebeu tombamento individual pelo IPHAN e foi inserido no Livro de Belas Artes.

Cerca de 30 mil pessoas visitavam o museu anualmente, antes da pandemia do novo coronavírus.

Serviço:

Agendamento de visitas técnicas ao projeto Restauração dos elementos artísticos integrados do Museu Casa Padre Toledo pelo e-mail [email protected]

Até setembro de 2022
Local: Museu Casa Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 191 – Tiradentes/MG)
Mais informações: (32) 3355 1257 ou [email protected]
Redes sociais: @campustiradentes @museupadretoledo
www.ufmg.br/campustiradentes

Foto: Acervo MCPT

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.