Notícias

BELO HORIZONTE RECEBE A 3ª Edição do Festival do Japão em março

Pelo terceiro ano consecutivo, Belo Horizonte recebe o Festival do Japão, entre os dias 07 a 09 de março, no Expominas.

 

O Festival tem como objetivo a propagação da cultura japonesa, o intercâmbio social, cultural e econômico entre esses dois países. O evento já está consolidado no calendário mineiro, visto que mais de 15 mil pessoas visitaram a feira nas edições anteriores e este ano são esperadas cerca de 20 mil.

 

Alguns diferenciais na feira deste ano poderão ser conferidos: número maior de expositores, Concurso de Miss Nikkei e de Cosplay, Praça de Cerâmica (com mostras, oficinas, venda), palestra de etiqueta japonesa e da Diretora do Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, sobre personagens japoneses, entre outros. Vale a pena conferir a riqueza da tradição japonesa.

 

Serão três dias repletos de atividades, com apresentações de shows musicais como taikos, danças típicas japonesas, artes marciais como judô e kendo, exposições de jardins japoneses contemplativos e meditativos, a tradicional arte da Cerimônia do Chá, exposição de Ikebana, sorteios de calendários japoneses, exposições e workshops de cerâmica e bonsai, oficinas de arte, além de bazaristas.

 

A mistura de ritmos, trajes coloridos, enfeites e expressões corporais marcam as apresentações dos grupos, que se apresentarão a cada uma hora.  O grupo Mimbu Saraodori de Ribeirão Pires/SP, por exemplo, surgiu há 21 anos, tendo como objetivo aprender e transmitir a cultura japonesa, sua disciplina e educação para a juventude, integrando danças folclóricas de várias regiões do Japão. Até hoje o grupo fez em torno de 340 apresentações, como: Boas vindas ao Imperador e Imperatriz do Japão em 1997, participação no desfile da escola de samba Vai-vai em 1998 (onde a mesma foi campeã), Festa do Japão em Goiania em 2002, Festival do Japão de Maringá em 2005, várias participações no festival do Japão em Recife, Festa da Cerejeira em Campos do Jordão e em Garça, Festival de Yosakoi Soran, Aniversário da cidade de São Paulo entre outros. Entre as músicas será apresentado o Kenko Taisso, que é uma ginástica da saúde (ginástica que acompanha músicas japonesas), que terá a participação do público em geral. 

 

Outro ponto forte da feira será a culinária japonesa, com pratos que já fazem parte do cardápio brasileiro, como yakishoba, sushi, harumaki, tempura, yakisoba, espetinhos, dentre outros. Oportunidade também para experimentar a culinária artesanal com pratos pouco conhecidos do público mineiro, como o Karé raisu, inarizushi, futomaki e o dorayaki.

 

As oficinas que chamam tanto a atenção das pessoas também prometem agitar o festival: Furoshiki (embrulho em tecido), Mangá (histórias em quadrinhos japonesa), Embrulho japonês em papel, Kirigami (arte de cortar papel), Cerâmica e Culinária. E para quem quiser conhecer um pouco sobre a Etiqueta Social Japonesa e Comportamento a mesa, serão ministradas palestras pela professora Lumi Toyoda. As inscrições poderão ser feitas na própria feira e são gratuitas.

 

Para quem adora os mimos japoneses, também terão expositores comercializando produtos e artigos típicos, gerando negócios e renda. Além disso, o Festival irá sortear passagens de ida e volta para o Japão.

 

O Festival do Japão em Minas é uma realização da Associação de Cooperação em Ciência e Tecnologia Brasil-Japão e do Escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte, sendo o último responsável por toda a programação cultural.

 

Já confirmado neste Encontro, o IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLICIAMENTO COMUNITÁRIO – Sistema KOBAN – sobre bases fixas de policiamento para segurança de comunidades, da Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria com Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA. A experiência é tão bem sucedida que vem servindo de modelo para o programa da Polícia Militar, em alguns estados brasileiros.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.