Notícias

Bloco dos Valetes celebra o flerte e o galanteio à moda antiga no pré carnaval de Belo Horizonte

Concentração será as 14h do dia 16/02 na Floresta; o grupo, que reúne amigos do Brasil inteiro, terá participação musical de integrantes da Orquestra Mineira de Brega

O Valete é aquele da famosa carta de baralho. Não é nenhum Rei mas sempre tenta se virar para acompanhar a Dama, esse antiquíssimo e nobre esporte da “valetagem”. No clima irreverente de cortejos, flertes, blefes e galanteios à moda antiga, o Bloco dos Valetes esquenta a prévia do Carnaval de Belo Horizonte 2014, com desfile no domingo, dia 16 de fevereiro. A concentração acontece às 14h na rua Mucuri, esquina com avenida do Contorno, no bairro Floresta. De lá, o bloco parte em clima de romance e diversão pelas ruas do bairro de Santa Tereza, até alcançar a praça Duque de Caxias.  

 

Além de fantasias e alegorias relacionadas aos jogos de cartas e ao imaginário romântico do passado, o bloco contará com correio elegante no guardanapo, campeonato de cantadas e outras brincadeiras dos jogos de amor. O repertório musical é eclético, com versões de carnaval para canções de valetes apaixonados em diversas gerações, de Cazuza a Roberto Carlos, de Pixinguinha a Marcelo Camelo. A ala musical será comandada por integrantes da Orquestra Mineira de Brega e, também, pela bateria do grupo Os Metralhas, de Contagem.

 

MAIS SOBRE O BLOCO DOS VALETES


"Valetar" ainda é daquelas palavras que o Word grifa de vermelho ao serem digitadas. Não consta também entre as entradas dos dicionários oficiais. No entanto, em cada pedaço do país há quem conheça essa terminologia, que surgiu como brincadeira no ambiente descontraído de encontros de estudantes e hoje virou bloco cultural no Brasil. Os Valetes e suas Damas já desfilaram em eventos culturais e carnavais nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro, Aracaju e Fortaleza.

 

Quem são os Valetes? Valete de Paus: Ciscador, dá tiros para todos os lados. Valete de Ouros: Comprometido, seu coração já tem dama, valeta uma única mulher. Valete de Copas: Romântico, gosta de Roberto Carlos, abre a porta do carro, manda flores e está sempre apaixonado. Valete de Espadas: Vingador, no melhor estilo “Na sua ou na minha?”.

 

CIDADANIA PARA OCUPAR O ESPAÇO PÚBLICO


Estreando no Carnaval de Belo Horizonte, mas atentos às movimentações e desafios para o crescimento da folia na cidade, os Valetes farão a sua parte promovendo campanhas de cidadania e uso saudável do espaço público. Serão distribuídos panfletos aos foliões, nos bairros da Floresta e de Santa Tereza, para promoção de um carnaval inclusivo socialmente, democrático, com respeito à comunidade local e ao meio ambiente, sem violência, sem racismo, machismo, homofobia ou qualquer preconceito. O bloco aguarda as ações dos órgãos públicos, Prefeitura Municipal e Polícia Militar para garantirem toda a estrutura e segurança necessárias à festa.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.