Notícias

Pixinguinha e Benedito Lacerda são lembrados no projeto Múltiplo Ancestral do CCBB Educativo

EVENTO GRATUITO ACONTECE NO DIA 8/02 COM PARTICIPAÇÃO DO GRUPO CHORO 21

O projeto Múltiplo Ancestral, do CCBB Educativo, traz para o público uma verdadeira aula-show sobre o ritmo choro, suas origens e as criações do mestre Pixinguinha. Quem comanda a atração “Pixinguinha e Benedito Lacerda em dueto” é o grupo Choro 21, no dia 8 de fevereiro, às 11h, com entrada gratuita. A apresentação conta com a participação especial do saxofonista Anderson Costa.

O choro, desde suas origens, sempre foi uma atividade de músicos criadores. A figura do instrumentista-compositor foi fundamental para a invenção e o desenvolvimento do choro ainda na passagem do séc. XIX para o séc. XX. O Projeto Choro 21 procura nesta apresentação revisitar as criações do grande mestre Pixinguinha.

A atividade vai além das melodias, contemplando também os seus contracantos, que ficaram conhecidos nos duetos com Benedito Lacerda. Através do saxofone tenor, Pixinguinha dialogava com os temas fazendo reverberar toda sua criatividade. Ao mesmo tempo, trazia para a roda de choro as memórias dos antigos grupos de choro em que ele participava antes mesmo de formar os Oito Batutas.

Quando ainda menino aprendeu os fundamentos do choro enquanto solava na flauta acompanhado de seu professor Irineu de Almeida no oficleide, um instrumento popular na época, que se prestava ao contracanto melódico. O público vai poder aproveitar todo esse conhecimento histórico e muita música boa.

Sobre o Choro 21

O Projeto Choro 21 é formado por Marcelo Chiaretti (flautas), Agostinho Paolucci (Violão 7 cordas), Lúcia Campos (pandeiro) e Du Macedo (cavaquinho), músicos que há muitos anos tocam juntos e se dedicam à criação, à pesquisa e ao ensino da música brasileira. Todos formaram o conjunto Corta Jaca que entre 2005 e 2008 gravou dois álbuns (Corta Jaca e Mina de Choro) e um DVD documentário sobre o choro em Minas Gerais (Na levada do choro).

O Choro 21 contempla em suas apresentações os estilos conformadores do choro no séc. XIX como a polca e o lundum, passando pelo maxixe e o samba, além de diversos gêneros derivados do concílio entre as tradições musicais africana, indígena e europeia.

Foto: Anderson Costa

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.