Notícias

Homenagem ao artista indígena Jaider Esbell é destaque na abertura do 16º Festival de Verão UFMG

Evento será aberto na quarta-feira, 9 de fevereiro, e contará com atividades on-line e de acesso gratuito; programação prevê três palestras, quatro rodas de conversa, uma homenagem e uma apresentação de danças urbanas

Na próxima quarta-feira, 9 de fevereiro, a partir das 18h30, acontece a abertura do 16º Festival de Verão UFMG. O evento contará com uma programação inteiramente gratuita e on-line, que poderá ser vista por todo o Brasil por meio do canal Cultura UFMG, no YouTube. Com o tema Culturas em movimento: olhares da UFMG sobre a Semana de Arte Moderna, a edição de 2022 comemora o centenário da Semana de Arte Moderna com reflexões sobre as contribuições, contradições e desdobramentos que o movimento proporcionou ao país. A realização é da Diretoria de Ação Cultural da UFMG. Mais informações em www.ufmg.br/festivaldeverao.

A professora da Escola de Belas Artes Lúcia Pimentel conduzirá a homenagem ao artista indígena Jaider Esbell, falecido em 2 de novembro passado. Na ocasião, o público poderá assistir novamente à palestra Rever Makunaíma, que foi proferida por Jaider em 2021, durante o 53º Festival de Inverno UFMG. Em sua fala, o artista da etnia Macuxi refletiu sobre as origens do personagem mítico Macunaíma, nascido em uma tribo amazônica e que, em sua opinião, poderia representar “os sujeitos indígenas que despertam e advertem sobre o ato-reivindicação de um outro lugar para o mito, que seria, também, um outro lugar para a autoria, ilustrando, por tantos meios as apropriações, os deslocamentos e também as invisibilidades”.

Após a abertura do Festival, o público poderá acompanhar às 20h, a primeira roda de conversa sobre as ressonâncias da Semana de Arte Moderna no cenário contemporâneo, com os professores da UFMG Nísio Teixeira, do departamento de Comunicação, Roberto Said, do departamento de Letras, e Maria Angélica Melendi, do departamento de Artes Plásticas. A mediação será feita pela coordenadora do festival, Mônica Ribeiro, que também é diretora-adjunta de Ação Cultural da UFMG e professora do departamento de Belas Artes.

Programação completa:

9 de fevereiro (quarta-feira)
18h30: Solenidade de abertura oficial
19h: Homenagem a Jaider Esbell, com Lucia Pimentel, e reapresentação da palestra Rever Makunaíma, de Jaider Esbell
20h: Roda de conversa Ressonâncias da Semana de Arte Moderna

10 de fevereiro (quinta-feira)
19h: Palestra Psicanálise literária: o campo do fora
20h: Roda de Conversa com Eduardo de Jesus, José Newton Meneses e Ricardo Aleixo

11 de fevereiro (sexta-feira)
19h: Palestra Modernismos: uma questão de memória
20h: Roda de conversa com Ana Cláudia de Assis, Gabriela Guerra e Marcos Alexandre

12 de fevereiro (sábado)
18h: Palestra Sobre beleza e possibilidades de salvar o mundo
19h: Roda de conversa com César Guimarães, Edgar Kanaykõ e Sônia Queiroz
20h30: Vídeo-documentário MEC – MOVIMENTO EM CENA

Sobre o Festival

Criado em 2007, o Festival de Verão UFMG é realizado anualmente pela Diretoria de Ação Cultural. A iniciativa visa oferecer ao público e à cidade de Belo Horizonte um vasto e significativo programa cultural durante as férias de verão. A proposta é reconhecer e promover o processo de interação dinâmica entre cultura e educação.

O Festival será transmitido pelo canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG no YouTube.

A programação é aberta e oferecida gratuitamente ao público.

Acompanhe o Festival de Verão UFMG no Instagram, no Facebook e no Twitter.

Serviço:

16º Festival de Verão UFMG - Culturas em movimento: olhares da UFMG sobre a Semana de Arte Moderna
Data: 9 a 12 de fevereiro
Onde: YouTube - youtube.com/culturaufmg

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.