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Supermercados mineiros mantêm expansão e investem R$ 340 milhões em 2014

O setor supermercadista mineiro mantém o otimismo e deve investir R$ 340 milhões neste ano. Os aportes serão alocados na abertura de 85 unidades e na reforma de outras 65.  Em consequência dos investimentos, 10 mil postos de trabalho devem ser criados. Assim, o setor chegará ao final de 2014 com 6.970 lojas em todo o estado, empregando 166 mil pessoas.

 

As previsões são da direção da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), divulgadas na manhã desta segunda-feira (10), pelo novo presidente da entidade, Alexandre Poni, em encontro com a imprensa, na sede da entidade, em Belo Horizonte. Segundo o novo presidente da entidade, que toma posse oficialmente logo à noite,  o segmento deverá crescer 3,5% em 2014.

 

Desafios

 

Apesar do otimista plano de expansão, o segmento tem pela frente alguns desafios. Um deles são os preços elevados dos equipamentos, o alto custo dos imóveis e a carência pessoal qualificado.

 

Com relação à falta de mão de obra, a solução será atrair colaboradores em seu primeiro emprego, e investir no treinamento deles. A AMIS vai contribuir também oferecendo treinamento e capacitação. “Acredito que o nosso grande desafio vai ser recrutar e preparar mão de obra”, disse o presidente. 

 

O setor de supermercados já é considerado um dos líderes do chamado “primeiro emprego” no País. Estima-se que 60% da mão de obra supermercadista sejam de pessoas que têm ali sua carteira de trabalho assinada pela primeira vez.

 

Carga tributária

 

Os supermercados estão preocupados também com a alta carga tributária e com o crescimento constante das obrigações legais. Esses tributos encarecem os produtos, impactando nas vendas, que poderiam ser maiores.  E, além de alta, é complexa, exigindo a manutenção de grandes equipes nas empresas voltadas exclusivamente para o recolhimento de tributos.

 

A reforma tributária, incluindo sua simplificação e a redução da carga sobre o consumo, seria uma solução para o desafio. “A complexidade vai se tornando cada vez maior e a palavra tem que ser simplificação no recolhimento dos tributos, porque a gente recolhe tributos municipal, estadual e federal o tempo todo” observou Poni.

 

Responsabilidade social e ambiental

 

As empresas supermercadistas têm avançado muito neste tema nos últimos anos. Entre as metas da AMIS no biênio 2014/15 está disseminar ainda mais o conceito entre os associados, em especial, na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

 

Sobre as sacolinhas plásticas no varejo, o presidente da AMIS disse ser a favor do uso de sacolas retornáveis, porque evitam os grandes prejuízos ambientais causados pelas embalagens descartáveis. “O uso de sacolas retornáveis já é um pequeno início de uma conscientização em favor do meio ambiente e o planeta está pedindo isso” observou. “Vejam a grande seca que estamos vivendo, por exemplo”.

 

Minas, 2º. maior mercado supermercadista do País

O setor supermercadista mineiro é o segundo maior do Brasil, atrás apenas do de São Paulo. Em 2012, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os supermercados faturaram R$ 25,7 bilhões.

 

Somado com o crescimento de 4,93% em 2013, medido pelo Termômetro de Vendas da AMIS, o montante chega a próximo de  R$ 27 bilhões.

 

DADOS CONSOLIDADOS 2013

Crescimento do setor: 4,93%

Investimentos: R$ 300 milhões

Faturamento: R$ 26,9 bilhões

Novos empregos: 8 mil

Total de empregos diretos: 156 mil

Novas lojas: 45 unidades

Reformas: 58 unidades

Total de lojas em operação: 6.885

 

PROJEÇÕES PARA 2014

Crescimento do setor: 3,5%

Investimentos: R$ 340 milhões

Faturamento: R$ 27,9 bilhões (se confirmado o crescimento de 3,5%)

Novos empregos: 10 mil

Total de empregos diretos: 166 mil

Novas lojas: 85 unidades (40 nos formatos tradicionais de supermercados e 45 de pequenas lojas associadas)

Reformas: 65 unidades

Total de lojas em operação: 6.970

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