Notícias

Professor da UFMG lança livro de crônicas Geografia entre brumas

A obra de Evaldo Balbino tem o processo da memória como fio condutor

O lançamento virtual do livro Geografia entre brumas, do poeta e escritor Evaldo Balbino, professor da UFMG, será realizado no dia 15 de fevereiro, às 19h. A obra estará disponível nas versões digital (e-book) e física (impresso). O escritor é conhecido pelos prêmios que recebeu em instituições como a Fundação Clóvis Salgado e a Academia de Letras da Bahia. Além disso, assina a coluna Retalhos Literários no Jornal das Lajes e publica mensalmente crônicas no jornal literário Linguagem Viva.

Geografia entre Brumas é o décimo livro de Evaldo Balbino e o seu terceiro de crônicas. A obra traz ilustrações de Elimar do Carmo, arquiteto, ilustrador e designer gráfico, que desenvolveu os desenhos em nanquim a partir de suas percepções ao ler os textos. O prefácio foi escrito por Regina Coelho, professora, escritora, colunista do Jornal das Lajes e membro da Academia de Letras de São João del-Rei. Para a prefaciadora, a coletânea apresenta a observação de fatos importantes, prosaicos ou miúdos do cotidiano. Além disso, ela enfatiza que a qualidade da obra está relacionada à beleza da linguagem e à utilização da metalinguagem presentes em vários trechos.

O livro compõe-se de 38 crônicas nas quais o processo da memória é o fio condutor. Na tessitura dos enredos, dos casos, das personagens e dos fatos que vêm à tona, a escrita se mostra numa constante revolução da linguagem e na utilização de lembranças para reconstruir passados e presentes. Com sua prosa poética, o escritor mineiro de Resende Costa brinda os leitores com momentos de reflexões e caminhares, andares e reminiscências. Perfis, anedotas, humor, infâncias recriadas, os mestres e amigos e colegas reconstruídos carinhosamente – tudo isso se perfaz nas composições que mesclam dor e alegria, vida e morte, dia e noite, passado e presente, ou seja, a vida. Nesse sentido, o escritor destaca na crônica Brincadeiras na Roça que “nem o tempo que passa é nossa escolha. Ainda bem que temos a memória, para nossa salvação, nesta barca se indo sempre para o futuro”

As edições do novo livro são um trabalho da Led (Editora-Laboratório do Curso de Letras: Tecnologias de Edição do Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais (Cefet-MG), em parceria com a Academia de Letras de São João del-Rei (ALSJdR).

Lançamento

O evento virtual de lançamento será transmitido pelo canal da Led no YouTube e contará com a participação do autor Evaldo Balbino, do ilustrador Elimar do Carmo, da prefaciadora e representante da ALSJdR Regina Coelho, do representante dos alunos que atuaram no projeto editorial Murilo Vale e dos professores Elaine Martins e José Muniz. A versão digital (e-book) do livro estará disponível para ser baixada gratuitamente no site da Led. Já a versão impressa poderá ser adquirida no site do autor.

Sobre o autor: Evaldo Balbino é poeta e escritor. Licenciado em Letras, mestre em Literatura Brasileira e doutor em Literatura Comparada pela UFMG. Realizou pós-doutorado em Estudos Literários na Universidade de São Paulo (USP), em 2017. É professor de Português e pesquisador de Literatura, também na UFMG, e é membro da Academia de Letras de São João del-Rei.

Site: evaldobalbinoescritor.com.br.

Sobre o ilustrador: Elimar do Carmo é arquiteto urbanista por formação, designer gráfico e ilustrador. Já atuou como desenhista voluntário do Jornal das Lajes, ilustrando crônicas de autores locais e temas gerais.

Sobre a Led: É a Editora-laboratório do Bacharelado em Letras: Tecnologias de Edição do Cefet-MG. Tem por objetivo proporcionar ao corpo discente um espaço permanente de reflexão e experiência para a prática profissional com a edição de diversos materiais. Tem como princípios fundadores: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; a integração entre formação teórica e formação prática; e a valorização do aprendizado horizontal e autônomo.

Site: https://www.led.cefetmg.br/ |

Instagram: https://www.instagram.com/led_cefetmg

Facebook: https://www.facebook.com/led.cefetmg

Twitter: https://twitter.com/led_cefetmg

Linkedin:https://linkedin.com/in/ledcefetmg

YouTube: https://youtube.com/ledcefetmg

Sobre a Academia de Letras de São João del-Rei: É uma associação civil de direito privado, com finalidades culturais, sem fins lucrativos, criada em 8 de dezembro de 1970, instalada em 21 de janeiro de 1971, com sede e foro na cidade de São João del-Rei e com prazo de duração indeterminado. Dedicada ao ramo das Letras e das Artes, seus membros atuam na publicação de livros, obras literárias e revistas e na participação em jornais.

Site: https://academialetrassjdelrei.org.br/

Serviço

Live de lançamento do livro Geografia entre brumas

Dia: 15 de fevereiro (terça-feira)

Hora: 19h

Link para acompanhar a transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=XmzgqYt5qr0

Canal da Led no YouTube: https://youtube.com/ledcefetmg

E-book - Download Gratuito

Título: Geografia entre brumas

Autor: Evaldo Balbino

Editoras: Led; ALSJdR

Ano de publicação: 2022

Páginas: 200

Disponível em: https://www.led.cefetmg.br/geografia-entre-brumas/

Preço: Gratuito

Foto: Acervo pessoal

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.