Notícias

Passou o Carnaval, e agora? Uma sensação de que realmente o ano começou após o Carnaval

Depois do Carnaval, o ano realmente começa e muitas pessoas esperam esse momento para iniciar uma mudança de hábitos, como emagrecer, por exemplo.

Agora que passou o carnaval temos a sensação de que realmente o ano começou, e com ele, muitas metas a cumprir. Dentre elas, para muitas pessoas, está a perda de peso. Mas aí vem a eterna pergunta: o que fazer para emagrecer? Como fazer isso sem o famoso efeito sanfona (emagrece, engorda, emagrece, engorda)? O ideal é que haja a perda de peso gradual, aos poucos, por meio da mudança no estilo de vida, visando uma alimentação saudável e balanceada em conjunto com o início de uma atividade física (caso não haja nenhuma restrição médica). Com isso, além do ganho estético, haverá um ganho enorme em saúde e em qualidade de vida.

Mas, além disso, alguns tratamentos também ajudam bastante nesse processo de perda de peso, de forma menos invasiva e garantindo a saúde e bem-estar do paciente. Segundo o cirurgião endoscopista Bruno Sander, diretor do Hospital Dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte, destacam-se, hoje, os tratamentos endoscópicos, como o balão intragástrico e a gastroplastia endoscópica, que são procedimentos realizados por endoscopia, sem cortes ou internação, onde o paciente recebe alta no mesmo dia. “Eles visam diminuir a área de reserva do estômago, fazendo com que o paciente se sinta saciado ingerindo uma quantidade menor de alimentos”.

O especialista explica que o balão intragástrico é indicado para pacientes com sobrepeso ou obesidade (IMC a partir de 27kg/m²), ou seja, tanto para aqueles que almejam uma perda de 10 a 12kg, assim como pacientes que precisam de uma perda de peso maior (superior a 25kg). “A finalidade é reduzir a ingestão de alimentos pela diminuição da capacidade de reserva do estômago, induzindo a uma sensação de saciedade precoce. Trata-se de um procedimento simples e realizado ambulatoriamente. Não é necessária internação e o paciente é liberado cerca de 30 minutos após o procedimento”, contou Sander.

O médico ainda explica que o tempo de permanência do Balão Intragástrico é de até 06 meses ou de até 12 meses (dependendo da marca do produto). “O volume de liquido dentro do balão não está relacionado diretamente à quantidade de peso a se perder e sim a anatomia gástrica de cada paciente. Em adultos, normalmente, é necessário entre 600 e 700 ml de solução para preenchimento satisfatório do balão. A retirada do balão também é realizada por via endoscópica, ambulatoriamente e com leve sedação”, completou.

Reganho de peso após a cirurgia bariátrica

De acordo com dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), mais de 50% dos pacientes terá algum grau de recuperação de peso após a cirurgia bariátrica. No entanto, aqueles pacientes que ganharem peso acima do esperado pode recorrer a outros tratamentos, como os procedimentos do Plasma de Argônio e OverStitch. “Ambos são realizados por endoscopia e tem como objetivo a diminuição do diâmetro da anastomose gastro-jejunal (orifício de saída do estômago), induzindo um esvaziamento gástrico mais lento para alimentos sólidos, deixando o paciente saciado por mais tempo”, esclareceu o médico.

Há também a opção da cirurgia bariátrica realizada por videolaparoscopia. “Esta, por ser mais invasiva e irreversível na maioria das vezes, só é indicada para pacientes com graus mais elevados de obesidade (IMC a partir de 35kg/m²). Por isso é muito importante buscar um especialista antes de decidir por qualquer procedimento”, lembrou Bruno.

Fonte: Bruno Sander, cirurgião endoscopista e gastroenterologista. É diretor do Hospital Dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte (www.sandermedicalcenter.com.br).

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.