Notícias

Mostra coletiva de pintura: “Cores da vida: diálogos com Matisse”

A pintura de Matisse surpreende, ainda hoje, pela força das imagens, pela consagração da cor e pela liberdade criativa. Alheio a escolas, Henri Matisse (1869-1954) escreveu sobre os desafios e os problemas fundamentais da arte, abrindo caminhos. Sua linguagem pictórica, autônoma e única, permanece como referência aos artistas plásticos.

“A escolha de minhas cores não repousa em nenhuma teoria científica; baseia-se na observação, no sentimento, na própria natureza de cada experiência. Eu apenas tento encontrar a cor que vai atender à minha sensibilidade” (Matisse)

A coletiva tem como ponto de partida o desafio proposto a cada artista: dialogar com o universo “matissiano”. Além de cores vivas e formas sinuosas, nele destacam-se figuras femininas que evocam autoconfiança, entusiasmo e força. O objetivo é levar o público a perceber - além das repercussões plásticas - a expressão, a emoção e, especialmente, a alegria de viver.

“Tudo o que vemos na vida corrente sofre maior ou menor deformação gerada pelos hábitos adquiridos, e esse fato talvez seja mais sensível numa época em que o cinema, a publicidade e as grandes lojas nos impõem diariamente um fluxo de imagens prontas, que, em certa medida, são para a visão aquilo que o preconceito é para a inteligência.” (Matisse)

SERVIÇO:

Mostra coletiva de pintura: “Cores da vida: diálogos com Matisse”

Curadoria: Fátima Mirandda

Abertura: 3/03/2020, de 20h às 22h
Visitação: de 4/03 a 31/03/2020 - diariamente, de 12h às 24h

Entrada gratuita

Restaurante Casa dos Contos

Rua Rio Grande do Norte, 1065, Savassi – (31) 3261-5853

Foto: Fátima Mirandda

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.