Notícias

ATUAR ATO HÁ À TOA Estreia uma pequena novela virtual

Este é um convite para que você assista e acompanhe a estreia virtual da pequena novela contemporânea: "Atuar, Ato Há, À Toa", projeto inédito da artista cênica, Renata Cabral. Ela acontecerá a partir do dia 20 de fevereiro de 2021, às 10:00h, na página do instagram, @atuar8.

À partir do dia 20/02, serão exibidas, durante sete dias, "cenas curtas" criadas no GEA (Grupo de Estudos em Atuação: o corpo, o texto e a cena), coordenado por Renata Cabral. Com o intuito de investigar essa linguagem interpretativa e as não fronteiras entre o teatro e o audiovisual, é que o GEA foi criado.

Além disso, devido à gravidade pandêmica, nós, artistas da cena, acostumados a trabalhar com a presença física de nossos corpos e do público, tivemos que nos reinventar de maneira potente e coletiva, durante a pandemia. Estreitamos com carinho os laços estéticos entre as criações teatrais, por exemplo, e os recursos técnicos, comunicativos e artísticos que proporcionam o audiovisual e a internet. Das não fronteiras e do hibridismo entre essas linguagens e meios de comunicação, surge o GEA. E desse processo, a pequena novela contemporânea: "Atuar, Ato Há, À Toa".

E nada como a arte, do fazer artístico à fruição estética, para nos proporcionar outras formas e mundos possíveis, em contextos de crise.

Este projeto é financiado pela Secretaria Especial de Cultura (Ministério do Turismo) e pela Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio do edital LAB (Lei Aldir Blanc-2020).

Na pandemia, estamos em trabalho criativo com ferramentas práticas de termos às mãos (celulares e computadores) e com o principal, um excelente conteúdo artístico, inédito e artistas potentes da cena mineira contemporânea, como: Renata Cabral, Sheyla Barroso, Kátia Aracelle e Felipe Andrade. Outras artistas talentosas - algumas, ainda, não profissionais ou em formação - estão vivenciando pela primeira vez a experiência de estar em cena e apresentar para o público. Entre elas: Heloísa Gouvêa, Nil de Paula, Daniela Abreu dos Reis, Raíssa Kordilira e Sther Gonçalves. O projeto virtual une artistas cênicos experientes e não profissionais, de diferentes regiões de Minas Gerais e do país. Há pessoas de Belo Horizonte, Passos, Pouso Alegre, Bahia e São Paulo. Pulsando a diversidade e a criatividade brasileira, há o encontro entre pessoas de diferentes lugares, vivências artísticas, raças, idades e corpos.

Renata Cabral, além da direção e coordenação do projeto, assina a dramaturgia da obra. Serão interpretados e exibidos textos e músicas inéditas da artista cênica e autora.

Na interação entre a história da arte e a cena contemporânea, também serão dramatizadas obras clássicas do teatro realista-naturalista. Essa vertente estética é contemporânea ao surgimento do cinema e contextualiza historicamente a relação de proximidade entre o teatro e o audiovisual. Escola que tem como grande expoente o célebre ator, encenador, diretor, autor e professor russo, Constantin Stanislavski. Autor que estamos pesquisando e dramatizando.

A equipe ATUAR8 (@atuar8), desde já, agradece seu interesse, olhar e presença na estreia virtual do projeto GEA: “Atuar, Ato Há, À Toa, uma Pequena Novela Contemporânea”. Também reiteramos a importância da arte, da cultura e suas possibilidades de troca, na ATUAÇÃO por um mundo afetivo e criativo, em um contexto social complexo e desafiador para todas/todes/todos nós.

Dia 20 de fevereiro de 2021, às 10h, aguardamos você virtualmente, na @atuar8.

Ficha técnica:

Direção, dramaturgia e coordenação: Renata Cabral

Atuação: Sheyla Barroso, Kátia Aracelle, Felipe Andrade, Heloísa Gouvêa, Nil de Paula, Daniela Abreu dos Reis, Raíssa Kordilira e Sther Gonçalves.

Produção: Renata Cabral e Sheyla Barroso

Comunicação: Renata Cabral e Sheyla Barroso

Arte Gráfica: Mariana Cabral

Realização: GEA (Grupo de Estudos em Atuação), Secretaria Especial de Cultura (Ministério do Turismo) e Secretaria de Cultura e Turismos de Minas Gerais.

A multi-artista Renata Cabral é formada em Artes Cênicas pela EBA-UFMG e desenvolve trabalhos em teatro, cinema, TV, canto, dança, circo, literatura, locução, dublagem e performance. Atua em reconhecidos projetos de teatro, cinema e publicidade, que circulam nacional e internacionalmente. Os trabalhos em teatro são apresentados nas principais mostras e festivais do Brasil. Protagonista e elenco principal nas peças: “Por Elise”, “A Noite Devora Seus Filhos” e “Intervenções do Circo Sesi”. No cinema, atua em dez filmes. Eles são exibidos em importantes festivais e mostras nacionais e internacionais. Trabalhos premiados: “Por Elise”, “Arábia” e “Paisagens Poéticas”. Renata Cabral é premiada pelo Sesc-Sated, em cinema, pela atuação no filme, “Mulher à Tarde” . Atriz protagonista em comerciais para a TV: Rede Pitágoras de Ensino, Secretaria de Saúde, Ministério da Educação, Ministério do Trabalho, entre outros. Atriz protagonista e elenco principal nos filmes, “Mulher à Tarde”, “O Cabeleireiro da Medusa I, II e III”, “A Batalha das Colheres”, “Logo Após” e “Baixo Centro”. Atriz, cantora, bailarina e circense nas Intervenções Teatrais do Circo Sesi. Os trabalhos publicitários são exibidos também na TV aberta e os filmes já estão na TV a cabo (Canal Brasil), plataformas digitais (Oi e Vivo Play) e saíram em importantes jornais do Brasil e do mundo: Estado de Minas, Folha de São Paulo, Revista Veja, Nova York Times e The Hollywood Repórter, entre outros. Dubladora na empresa BW. Apresentadora do Festival Tim Tambores. Realizou uma leitura dramática pela internet de seu primeiro texto teatral publicado, “TraJédia: Baseado e Fatos Reais”, uma comédia musical baseada em suas histórias de vida. Atualmente, está escrevendo um roteiro cinematográfico a partir de sua peça, “TraJédia: Baseado e Fatos Reais” e coordenando o GEA (Grupo de Estudos em Atuação).

Links para mais informações:

@atuar8: https://www.instagram.com/atuar8/

@renatalucabral : https://www.instagram.com/renatalucabral/

Site de Renata Cabral : https://renatacabralatriz.wordpress.com/

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.