Notícias

TEATRO DA CIDADE/ Degusta Cultura Diversidade - Evento online patrocinado pela Belotur

Em BH, este ano, não teve carnaval – mas o Grupo Confesso, pra não deixar os foliões sem o gostinho da principal festa popular brasileira elencou para a 5º edição do Degusta Cultura – festival de atrações artísticas e gastronômicas - artistas icônicos da cena cultural belorizontina. 

O Degusta Cultura, promovido pelo Grupo Confesso, está mais colorido do que nunca! O festival de atrações artísticas e gastronômicas experimentou diversos formatos até aqui, e segue abrindo sua paleta de cores, talentos e sabores- de modo online. 

Com a premissa de levar aos espaços descentralizados da cidade de Belo Horizonte, atrações artísticas multifacetadas - unidas ao turismo e à gastronomia - a nova edição irá além do arco-íris ao acrescentar na nomenclatura do evento a palavra ‘’diversidade’’ e elencar artistas LGBTQIA+ como protagonistas da cena.

Transmitido ao vivo por meio da plataforma digital Youtube, o Degusta Cultura Diversidade contará com a intervenção das drags  Penélope Fontana  e Gaby Camburão, que será também a mestre de cerimônias de todo festival de atrações artísticas e culturais.

O evento contará também com apresentação de teatro de bonecos, do Grupo Pigmalião que promete trazer com leveza temáticas referentes à comunidade LGBTQIA+. A música ficará por conta do cantor e drag queen Rafael Ventura. Na dança, Jonathan Lanna e Igor Kischka , exibirão seus números de Dança do Ventre. E na literatura, a declamação de poemas, de Dia Nobre, ganhará vida pela voz da poetisa Nívia Sabino, a qual, como bônus, levará à cena dois textos de sua autoria.

Pensa que acabou? Não! Após quatro edições à frente da direção artística do festival Degusta Cultura, o ator Guilherme Colina entrará em cena pela primeira vez no evento para declamar um texto clássico de Shakespeare – um monólogo de Hamlet. Como não poderia faltar, além das atrações artísticas, o festival contará com ‘’Visita Guiada Online’’ conduzida pelo guia de turismo Betto Fernandes. O público conhecerá aspectos históricos da fundação do prédio do Cine Brasil (1932) e da rua Sapucaí, no bairro Floresta, local que vem se consolidando como um verdadeiro corredor gastronômico, artístico e turístico.

A cerejinha do bolo fica por conta do ‘’Cozinha Show’’ com o Chefe de Cozinha Rafa Loufer que em parceria com seu marido, dirige o Espaço Tropicália, charmoso restaurante e pizzaria localizado na rua Lagoa Dourada, no bairro Prado.

O chefe de cozinha junto à atriz Vitória Cunha travestida da personagem Carmenzita, figura icônica das outras edições do Degusta Cultura, irá ensinar para o público receitas de pizzas com ingredientes tipicamente mineiros.

O festival cultural terá 03 dias de duração e além das atrações artísticas e culturais, o público poderá participar do bate-papo online sobre Teatro LGBQTIA+ e Fluxos Queers. no intuito de discutir as novas tendências do teatro contemporâneo, tendo como mediador o ator e psicólogo Igor Leal e outro sobre Produção Cultural e Comunicação não violenta, com a Produtora Cultural, relações públicas Tatiane Reis e também com a produtora cultural, mestre em estudos literários - UFMG e doutora em educação - UFFRJ Aline Cântia.

Também será oferecida ao público a Oficina de Elaboração de Projetos de Festival, com Fernando Chagas, produtor e gestor cultural mestre em políticas sociais pela UFFRJ e doutorando em Ciências da Cultura pela UMINHO – Portugal.

Todas as atividades serão gratuitas para o público. Além disso, terão tradução do Português para a Libras.

O Degusta Cultura, festival de atrações artísticas e culturais, iniciou seu percurso com o objetivo de evidenciar que, além da capital de bares e restaurantes, Belo Horizonte é uma cidade riquíssima em variados fazeres artísticos.

PROGRAMAÇÃO 

20/02/2021 - Google Meet 

ás 14:30 

Inscrições: https://forms.gle/LfxPFNXfWtScbtev9

Oficina Elaboração de Projetos de Festivais  Com:  Tati Reis / Aline Cântia / Fernando Chagas

21/02/2021 - Youtube do Grupo Confesso 

ás 19:00 

- Cozinha Show com o chef Rafael Loufer do Tropicália 

- Conheça a história do Cine Brasil e da Rua Sapucaí com o guia de turismo Betto Fernandes

- Apresentação musical com Flávio Picardi e Rafael Ventura

- Declamação de poemas com Guilherme Colina e Nívea Sabino

- Intervenções teatrais do Grupo Confesso com Vitória Cunha

- Apresentação de Teatro de Bonecos com o grupo Pigmalião

- Apresentação de dança com os bailarinos Igor Kischka e Jonathan Lanna

- Apresentação circense com Jessy People e Lucas Urso

- Performance Drag Queen com Penélope Fontana e Gaby Camburão

- Bate-papo “Teatro LGBTQIA+ e Fluxos Queers- da representação à experiência” com Igor Leal

- Bate-papo “Produção Cultural e Comunicação não violenta” com Tati Reis e Aline Cântia

- Oficina "Elaboração de projetos de festivais" com Tati Reis, Aline Cântia e Fernando Chagas

- Evento com tradução em libras por Roberta Polesca e Priscila Diniz

23/02/2021 - Google meet

ás 19:30 

Inscrições: https://forms.gle/LfxPFNXfWtScbtev9

Bate-papo: Teatro LGBTIA+ e Fluxos Queers - da representação à experiência.

Com: Igor Leal 

23/02/2021 - Google meet

ás 20:30 

Inscrições: https://forms.gle/LfxPFNXfWtScbtev9

Bate-papo: Produção Cultural e Comunicação não violenta  

Com: Aline Cântia e Tati Reis 

Foto: Igor Gerqueira

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.