Notícias

Bloco Magalhães, de Minas Novas, ganha força no carnaval de rua da capital mineira

Unindo tradição e originalidade, o bloco participa do desfile de pré-carnaval no próximo sábado, 23, a partir das 16h, no bairro Floresta

Superando as expectativas de público a cada ano, não é novidade que Belo Horizonte entrou no circuito oficial do carnaval de rua de Minas Gerais. Se antes os mineiros iam para o interior para aproveitar a festividade, agora a situação é inversa: são elas, as agremiações tradicionais das cidades históricas, que vêm em busca dos foliões.

Com forte tradição carnavalesca, o Bloco Magalhães, da tricentenária cidade de Minas Novas, do Vale do Jequitinhonha, é um desses blocos que prometem contagiar a capital mineira no carnaval 2019. Pela quarta vez, o Bloco participa do desfile de pré-carnaval no próximo sábado, 23, a partir das 16h. A concentração acontece na Av. Francisco Sales esquina com a Rua Sapucaí, seguindo trajeto até a Av. Assis Chateaubriand, no bairro Floresta.

Neste ano, o cortejo sai com o tema “BANDA DE TAQUARA, SALVE OS MESTRES DA MARUJADA!”, que homenageia a banda centenária de Minas Novas. A escolha, segundo os organizadores, é também uma forma de recuperar a memória do grupo, reconhecido como uma das mais importantes manifestações da cultura popular do Vale do Jequitinhonha.

O objetivo é trazer para as ruas da capital um pouco da musicalidade e animação do “Carnaval Bom Demais de Minas Novas”, como é conhecido um dos maiores do Estado de Minas Gerais. Unindo tradição e originalidade, aqui eles ganham força e público.

O Bloco almeja apresentação em grande estilo, utilizando um mini-trio elétrico e uma estrutura de som de alta performance. A banda musical tem repertório composto por frevos, marchinhas e axé retrô, com influência de Morais Moreira, da dupla Dodô e Osmar e do grupo Novos Baianos.

Origem

A história do Bloco remonta à família Magalhães, conhecida na pequena cidade de Minas Novas pela irreverência das fantasias e animação durante o carnaval.

Com o passar dos anos, a adesão crescente de amigos e a participação espontânea da comunidade local, o Bloco dos Magalhães, como era conhecido por todos, passou a se organizar e desfilar tradicionalmente no sábado de carnaval. O nome “Magalhães” também é uma alusão e reverência ao seu líder musical, Dalton Magalhães, exímio compositor de frevos e marchinhas. Uma delas é Carnaval Bom Demais, cujo refrão tornou-se hino é dá nome ao carnaval de Minas Novas há mais de 30 anos.

Após três participações consecutivas no pré-carnaval de BH, o Bloco Magalhães entrou de vez na agenda oficial, inclusive com o apoio institucional da Belotur. Este apoio, segundo os organizadores, é fundamental para uma participação mais efetiva e qualidade da sonorização, por exemplo.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.