Notícias

Museu da Moda de Belo Horizonte recebe programação especial de Carnaval

O Museu da Moda de Belo Horizonte já está no ritmo da festa momesca. A Fundação Municipal de Cultura preparou uma programação temática para o espaço, que inclui oficina de customização de fantasias, exposição, roda de leitura e exibições de filmes na 3ª Mostra de Cinema Samba e Carnaval. Todas as atividades são gratuitas.

 

Nesta sexta-feira, dia 22, as atividades serão voltadas para aqueles que adoram caprichar no figurino da folia. A Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Fhouse, oferece a Oficina de Customização e Fantasias de Carnaval. Serão oferecidas duas turmas, uma das 10h às 13h e outra das 14h30 às 17h, com 25 vagas por turno. Os interessados devem se inscrever previamente on-line (sympla.com.br/agenciafhouse).

 

De acordo com o idealizador do projeto, o objetivo da aula é mostrar ideias, aprimorá-las, finalizar fantasias ou customizá-las incluindo roupas, acessórios de cabeça e complementos. “O carnaval de Belo Horizonte tem como principal característica a diversidade e o carácter democrático. Vale cada um planejar, pensar e executar suas fantasias para se divertir na época mais alegre do ano”, pontua Aldo Clécius, diretor criativo da Fhouse (agência especializada em consultoria, educação e desenvolvimento do mercado de moda em Belo Horizonte), que fará a oficina junto com os estilistas Victoria Fernandes e Carlos Henrique.

 

Na quarta-feira, dia 27 de fevereiro, às 15h, a Roda de Leitura - Esquenta Carnaval, fará a leitura coletiva dos contos e "Meu Carnaval", de Lima Barreto, e “O bebê de tarlatana rosa”, de João do Rio.

Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, o museu recebe ainda a 3ª Mostra de Cinema, Samba e Carnaval, com curadoria do historiador Marcos Maia, que exibe obras audiovisuais com imagens e depoimentos raros de personagens do samba e do Carnaval brasileiro, além de ficções e ensaios audiovisuais que refletem a manifestação cultural.

 

“A programação especial de Carnaval que acontece no Museu da Moda de Belo Horizonte foi pensada com o objetivo de potencializar as atividades realizadas no próprio museu. É uma oportunidade de abordar o Carnaval de outra maneira, levando-se em consideração a moda e seus processos criativos” afirma a diretora de Museus, Letícia Dias.

 

Durante todo o mês de fevereiro, a exposição “Carnaval à moda de Belo Horizonte” apresenta, a partir de fotografias, as transformações da festa na cidade ao longo dos anos, com registros da primeira metade do século XX e das décadas de 1970 e 1980. A mostra conta ainda com camisetas, cartazes e um curta-metragem que retrata parte importante da história da manifestação popular na capital mineira. As visitações estão abertas de terça a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 14h.

Foto: Divulgação 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.