Notícias

Una inicia o ano letivo

Na Una, as matérias teóricas voltam nesta segunda-feira (22/02), com aulas on-line síncronas, e disciplinas práticas presenciais. O método de ensino depende da situação local da pandemia

O Centro Universitário Una retomou as aulas práticas laboratoriais de cursos como os de Biomedicina, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Estética, Farmácia, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem, que dependem de ambientes físicos, de forma presencial, seguindo os decretos das prefeituras municipais de Belo Horizonte, Betim e Contagem. A participação presencial é opcional. Estudantes em grupo de risco, por exemplo, terão a possibilidade de se manterem em aulas virtuais.

Segundo o diretor da Una Cidade Universitária, Vinícius Vieira Costa, os conteúdos teóricos tiveram início nesta segunda-feira, 22/02, ainda em ambiente digital. “Alunos e professores estão adaptados às aulas remotas. Estamos trabalhando com cautela, priorizando a saúde e a vida de todos, porém garantindo a qualidade acadêmica”, diz.

Em algumas unidades, a volta às aulas nos laboratórios aconteceu no dia 04/02, com o aval da Vigilância Sanitária de cada cidade, seguindo a autorização das secretarias municipais, assim como os protocolos de segurança contra a COVID-19. Na Una Cidade Universitária (Aimorés, Liberdade, Guajajaras e João Pinheiro), o retorno está previsto para o dia 08/03.

O protocolo de segurança sanitária está sendo seguido à risca, como o uso obrigatório de máscaras nas dependências do Centro Universitário, respeito às novas capacidades máximas de lotação dos ambientes, normas de sinalização de fluxo de pessoas, distanciamento mínimo entre as pessoas, aferição de temperatura, desinfecção periódica de móveis e objetos, disponibilização de álcool 70% em locais estratégicos com trânsito de pessoas, entre outras medidas.

Segundo a diretora da Una Barreiro, Betim e Contagem, Tatiane Puiati, o início do ano letivo está sendo tranquilo e escalonado para garantir a qualidade das aulas e o distanciamento nas estações de trabalho. “Estamos perto de completar um ano vivenciando a nova realidade imposta pela pandemia, aprendemos e nos adaptamos à realidade do novo tempo. A prática é importante para a formação de todos os cursos, especialmente os da área da saúde. Estamos de volta obedecendo as orientações governamentais e seguindo nosso protocolo”, diz.

Segundo o diretor da Una Linha Verde e Cristiano Machado, Bruno Antunes Soares, a comunidade acadêmica recebeu uma cartilha com todas as explicações do funcionamento das unidades e as orientações para o retorno seguro, como higienização de equipamentos, uso correto dos EPIs e restrições de uso de espaço em comum. “As turmas foram divididas em grupos menores, os horários foram planejados de forma que reduzimos o fluxo de pessoas na faculdade, os laboratórios foram reorganizados e adaptados para respeitar as regras de distanciamento físico”, diz

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.