Notícias

Academia Mineira de Letras apresenta entrevista ao vivo sobre centenário do acadêmico Oscar Dias Corrêa

Em 2021 é celebrado o centenário de nascimento do acadêmico Oscar Dias Corrêa. Para marcar a data, a Academia Mineira de Letras apresenta uma entrevista ao vivo com seu filho, o advogado Oscar Corrêa Jr. Mediada pelo presidente da AML, Rogério Faria Tavares, o público terá a oportunidade de saber mais sobre a trajetória do escritor no dia 25 de fevereiro, às 19h30, na plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelo canal da AML no YouTube.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH - por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Em entrevista ao jornalista Rogério Faria Tavares, presidente da Academia Mineira de Letras, o advogado Oscar Corrêa Jr. fala sobre a trajetória biográfica de seu pai, Oscar Dias Correa, com ênfase em suas passagens pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, pela Câmara dos Deputados, pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Ministério da Justiça. Da conversa, também fará parte importante depoimento de Oscar Corrêa Jr como filho, em que ele destaca como era o pai no ambiente familiar.

Na entrevista, Oscar Corrêa Jr. também falará da carreira acadêmica do pai, professor titular na UFMG e na UFRJ, e, ainda, de sua eleição para a cadeira número 3 da Academia Mineira de Letras e para a Academia Brasileira de Letras. A paixão de Oscar Dias Corrêa por Dante Alighieri, de cuja obra foi tradutor, também será objeto do diálogo entre Faria Tavares e Oscar Corrêa Jr.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.

Sobre Oscar Corrêa Jr.:

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (1972). Assessor do Governador Rondon Pacheco (1971-1973). Diretor do Banco Bandeirantes (1975-1976). Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (1979-1983). Deputado Federal por Minas Gerais (1983- 1987; 1987- 1991). Membro da Comissão de Sistematização da Assembleia Nacional Constituinte. (1988). Presidente do IBDT - Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento das Telecomunicações (1993- 1996). Juiz Eleitoral, indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil, no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.(2001, 2003, 2005 e 2006). Professor de Direito Eleitoral do Curso de Pós Graduação da UNI-BH

SERVIÇO:

Live - “Centenário do Acadêmico Oscar Dias Corrêa” – Rogério Faria Tavares entrevista Oscar Corrêa Jr.

Data: dia 25 de fevereiro, às 19h30

Acesso: https://bit.ly/aml-youtube

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.