Notícias

No mês de seu 13° aniversário, Espaço do Conhecimento UFMG divulga programação educativa gratuita para todos os públicos

Visitas mediadas, live e oficinas compõem o cronograma de atividades do museu

O dia 21 de março representa uma data importante para o Espaço do Conhecimento UFMG: a celebração de seu aniversário. Desde sua inauguração em 2010, mais de 680 mil visitantes passaram pelo museu: estudantes curiosos, professores inspiradores, turistas exploradores, figuras renomadas, moradores da capital mineira, da região metropolitana, do interior de Minas, do Brasil e do mundo. Uma constelação de pessoas tão diferentes unidas em um só lugar. 

Com diversas atividades gratuitas pensadas para o mês de março, o museu realizará um ateliê de cartas em que os visitantes escreverão mensagens para o Espaço do futuro, observação solar especial (se houver condições climáticas propícias), publicação no Blog do Espaço sobre curiosidades do museu e um vídeo comemorativo de 13 anos!

Diversas outras atividades, dentre elas oficinas, contações de histórias, visita mediada, live de astronomia e um encontro de formação de professores sobre a presença de mulheres nas ciências incorporam a programação do mês. 

Confira as informações completas:

Descobrindo o Céu - Histórias perdidas do Sistema Solar

Quando: 02/03 (quinta-feira), às 17h

Descrição: A criação dos telescópios possibilitou que astrônomos do mundo todo pudessem, pela primeira vez, olhar para os planetas do nosso sistema solar com mais detalhes e criar suas próprias hipóteses sobre nossos vizinhos cósmicos. Com isso, histórias das mais diversas, desde planetas fantasmas até civilizações na superfície do Sol, surgiram para explicar os fenômenos observados. A sessão mensal de astronomia do museu resgatará, em março, tais visões perdidas do nosso passado interplanetário, esquecidas diante do avanço da ciência e das tecnologias. 

Público: Todas as idades

Onde: youtube.com/espacoufmg

Sábado com Libras - Librário do Conhecimento 

Quando: 04/03 (sábado), às 14h 

Descrição: O Librário é uma tecnologia social que trabalha a relação entre ícones, sinal em Libras e palavra em português e foi desenvolvido no Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Em 2017, o Espaço criou sua própria versão do jogo com auxílio dos desenvolvedores, o Librário do Conhecimento. Nessa atividade conduzida pela atriz e intérprete de Libras Dinalva Andrade, os participantes serão apresentados às temáticas do museu por meio de um jogo da memória com as cartas do Librário. Não é necessário conhecimento prévio em Libras.

Público: Todos os públicos, a partir de 05 anos. 

Número de vagas: Até 20 pessoas (ingressos na recepção a partir de 12h)

Onde: 2° andar - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

Oficina “Contos Orientais”

Quando: 05/03 (domingo), às 15h

Descrição: Durante a atividade de contação de histórias, que possui a duração de cerca de uma hora, os participantes serão apresentados à cosmogonia chinesa, à origem do tsuru e às aventuras de Ping, dentre outras histórias. Uma maleta cheia de objetos curiosos auxiliarão as narrativas da oficina.

Público: Todas as idades

Número de vagas: Até 20 pessoas (ingressos na recepção a partir de 13h)

Onde: 3° andar (Cosmogonias) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

Encontro “Espaço Aberto a Educadores”

Quando: 08/03 (quarta-feira), às 14h e 11/03 (sábado), às 10h

Descrição: O Núcleo de Ações Educativas do Espaço do Conhecimento UFMG busca, cada vez mais, se aproximar de todas e todos que tenham interesse em conhecer melhor seu trabalho e planejar uma futura visita escolar ao museu. Para isso, a atividade ‘’Espaço aberto a educadores’’ tem o objetivo de dialogar sobre as possibilidades educativas das visitas ao Espaço, considerando também o pré e o pós-visita. Para participar das atividades é necessário se inscrever pelo link disponível em nosso site. 

Público: professores da educação básica, estudantes de licenciatura, educadores de museus e demais interessados.

Inscrições: https://forms.gle/DpvQUMvqjfrkHFaQ6

Número de vagas: Até 30 pessoas 

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

Sábado com Libras - A Fadinha dos dedos e outras histórias

Quando: 11/03 (sábado), às 14h

Descrição: Na atividade, Ricardo Albino, escritor, narrador de histórias e pessoa em cadeira de rodas, em parceria com Dinalva Andrade, atriz e intérprete de Libras, irão contar histórias de diversos personagens que vivenciam o mundo através da imaginação. Os participantes poderão se encantar com a história da fadinha dos dedos falantes e outros contos em português e Libras.

Público: Todos os públicos

Número de vagas: Até 20 pessoas (ingressos na recepção a partir de 12h)

Onde: 3° andar (Cosmogonias) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

Oficina “Jogos e Brincadeiras Teatrais”

Quando: 12/03 (domingo) e 26/03 (domingo), às 15h

Descrição: Com duração de 1 hora, oficina é um convite para as crianças experimentarem e se divertirem com a metodologia dos jogos teatrais. Na atividade, os participantes terão contato com requisitos básicos do fazer teatral, como: percepção espacial e corporal, jogos de expressão dramática e improvisação.

Público: Crianças a partir de 07 anos.

Número de vagas: Até 15 pessoas (ingressos na recepção a partir de 13h)

Onde: 5° andar (Hall) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

Ateliê “Mensagens para o Espaço do Futuro”

Quando: 18/03 (sábado), de 10h às 21h

Descrição: Como comemoração de um passado, presente e futuro, a equipe do museu convida os visitantes a expressão de pensamentos, ideias e mensagens destinadas ao Espaço do Conhecimento UFMG. O ateliê aberto ao público permitirá que a imaginação e a criatividade fluam, para que as mensagens criadas pelo público permaneçam em uma cápsula do tempo como um registro da história do museu. 

Público: Todos os públicos

Onde: 2° andar (Sala de oficinas) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

Oficina “Como o avião voa?”

Quando: 18/03 (sábado), às 15h

Descrição: Com o objetivo de apresentar de maneira divertida o funcionamento do voo de um avião, a atividade acontecerá por meio da confecção de diferentes modelos de aviões de papel, além da personalização destes com desenhos e pinturas. Por último, será realizada uma pequena gincana para ver qual avião tem a capacidade de voar mais longe.

Público: Todos os públicos, a partir de 4  anos

Número de vagas: Até 15 pessoas (ingressos na recepção a partir de 13h)

Onde: 5° andar (Hall) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

Visita aos Mundos Indígenas: Në Ropë

Quando: 19/03 (Domingo), às 15h 

Descrição: Nesta visita mediada, conheceremos o mundo do povo Yanomami por meio do conceito Në Ropë, escolhido pelos curadores Davi Kopenawa e Joseca Yanomami, para representar seu povo na exposição Mundos Indígenas. Na atividade, através de contações de histórias sobre os irmãos Omama e Yoasi e pela observação dos quadros pintados por Joseca Yanomami, vamos nos aproximar do Në Ropë e discutir as diferentes maneiras existentes de se relacionar com a terra.

Público: Todos os públicos

Número de vagas: até 20 pessoas (ingressos na recepção a partir de 13h)

Onde: 2° andar (Exposição Mundos Indígenas) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

Projeto “Educação na Praça - Mulheres na Ciência”

Quando: 25/03 (sábado), às 14h 

Descrição: O projeto Educação na Praça, no mês de março, abordará o tema "Mulheres na Ciência” com as convidadas Érica Renata de Souza e Natália Amarinho. Em uma roda de conversa, as convidadas e os participantes trocarão experiências e discutirão o longo caminho a ser percorrido para a garantia da liberdade das mulheres, dentro e fora das ciências, bem como para o fim de muitas formas de violência que ainda se naturalizam sobre estas. Haverá emissão de certificado para os participantes e as inscrições devem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/GqY4DrdaBa8DtnpEA . O evento será acessível em Libras. 

Público: professores da educação básica, estudantes de licenciatura, educadores de museus e demais interessados.

Número de vagas: até 40 inscritos 

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

Redes Sociais: Instagram: @espacoufmg  / Twitter: @espacoufmg /  Facebook: espacodoconhecimentoufmg 

Serviço: Programação de março no Espaço do Conhecimento UFMG
Data: 1 a 31 de março de 2023
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG. (Praça da Liberdade, 700 - Funcionários)
Descrição: Mês de março no museu científico-cultural contará com oficinas e visitas mediadas gratuitas, live sobre astronomia e sessões de planetário com ingressos de até R$10. 

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. O Espaço é ligado à Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) e integra o Circuito Liberdade. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.

Foto: Núcleo Audiovisual EC UFMG

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.