Notícias

Exposição virtual Entrevizinhanças reúne obras de formandos de Artes Visuais na UFMG

A Labirinto foi criada durante o período de pandemia e atividades remotas como um espaço de exposição, divulgação, comunicação e memória das criações de alunos e professores do Curso de Artes Visuais da UFMG

A Labirinto Galeria Virtual, plataforma on-line desenvolvida no curso de Artes Visuais UFMG para viabilizar suas exposições durante a pandemia da covid-19, acaba de lançar sua nova mostra, Entrevizinhanças. A exposição reúne obras da turma de formandos do segundo semestre de 2021, que viveu parte de sua trajetória acadêmica em um período no qual viver a vizinhança foi muitas vezes uma impossibilidade.

Entrevizinhanças

Falar em vizinhanças é pensar em um sentimento de comunidade – como é a Escola de Belas Artes da UFMG – na qual as relações abarcam proximidade, familiaridade, mas também diferença. Isso se traduz no título – Entrevizinhanças –, um jogo de palavras com o estar perto e o convite a entrar, assim como nos diversos laços estabelecidos por alguns trabalhos entre si. Estes laços são perceptíveis em Alice Barcelos, Iwens Mulellos e Josimar Fortunato que, partindo de uma linguagem comum (a pintura), exploram temas diferentes, como a paisagem industrial, a paisagem urbana e a dualidade do indivíduo. O corpo é alvo de diferentes respostas: em Jhefferson Lacerda, ele traz uma carga moral e mitológica; Sonia Burgareli cria esculturas vestidas pelo corpo; para Heitor Fernandes ele se atrela a relações afetivas, traduzidas nas sutilezas de velaturas; mas por ele também se problematiza a construção de normatividades e estereótipos, como aponta Marcela Paim, trazendo dois modos diferentes de apontar para a invisibilidade e desaparição. O trabalho dela, aliás, traz o caráter político também colocado por Matheus Silva, Júlia Santana e Clara Bicalho, discutido a partir da cena social do presente, do espaço urbano e da metáfora da produtividade dentro do capitalismo. A questão gráfica, linguagem desses trabalhos, é o meio escolhido por Alice Massago, em séries nas quais o lirismo onírico é atravessado pela melancolia. Assentados em extremos – o elogio da manualidade e sua sobreposição ao virtual – são questões notadas, respectivamente, nos objetos de Lucianita Morais e Eduardo Zica. O lar, cuja negação ao seu direito é tensionada por Júlia Santana, surge no trabalho de Amanda Paim como uma questão de representação e memória interligadas, que encontrará nas montagens de Victoria Sofia um sentido narrativo, desdobrado em seu livro de artista.

Professor Guilherme Bueno, membro da equipe da Labirinto Galeria Virtual.

Labirinto Galeria Virtual

A Labirinto foi criada durante o período de pandemia e atividades remotas como um espaço de exposição, divulgação, comunicação e memória das criações de alunos e professores do Curso de Artes Visuais da UFMG. A criação da galeria foi viabilizada pelo edital de incentivo a ações de estudo remoto da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e beneficia não somente os estudantes que têm suas obras expostas, mas também os que trabalham na montagem das mostras.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.