Notícias

Exposição Itinerante do Museu dos Brinquedos democratiza acesso e chega ao Museu de Artes e Ofícios

Para ampliar o acesso do público, o Museu dos Brinquedos, com patrocínio da Gasmig e apoio institucional do SESI - Serviço Social da Indústria - Sistema FIEMG, leva GRATUITAMENTE suas diversas atividades culturais e educacionais de valorização da infância para fora da sua sede e dá início à Exposição Itinerante Museu dos Brinquedos 2019. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o programa educativo e cultural do Museu estará em espaços culturais de Belo Horizonte ao longo do ano, para alegria de adultos e crianças.

Até o dia 26 de março, o Museu de Artes e Ofício de Belo Horizonte, localizado na Praça da Estação, recebe o acervo com mais de 100 brinquedos de diferentes épocas e culturas, que contam sobre nós e a sociedade. O projeto ficará instalado no novo salão de exposições temporárias do Museu de Artes e Ofício, que estará de abertas para os visitantes de terça à sábado, das 9h às 17h. Os educadores do Museu dos Brinquedos estarão presentes para conduzir as visitas. A entrada é gratuita.

Além da mostra, haverá Oficinas de Construção de Brinquedos tradicionais usando materiais reciclados e simples. O público terá a oportunidade de exercitar a imaginação, estimular a criatividade, desenvolver habilidades e se expressar. Segundo a diretora executiva do Museu dos Brinquedos, Tatiana Camargo, o ato de construir brinquedos altera a ordem das coisas, estimula o desejar, imaginar e realizar. “O indivíduo transforma seu diálogo com o mundo, posicionando-se de forma ativa”, disse.

E no Espaço de Brincadeiras, os visitantes serão convidados a descobrir a potencialidade do brincar, do próprio corpo, da imaginação, da relação entre gerações e da interatividade com o coletivo. Para Tatiana, através do brincar é possível aprender, experimentar o mundo, suas possibilidades, relações sociais, elaborar autonomia, organizar emoções e ainda desenvolver linguagem e habilidades motoras. “E o mais importante, a brincadeira é importante por si só por ser um ato lúdico, prazeroso em si, divertido e alimentador da alma de uma infância saudável”, completou.

Tatiana Camargo finaliza, “participar da construção de uma cidade melhor é muito mais que um dever. Temos a oportunidade de exercer a cidadania ocupando espaços públicos com lazer e cultura. Esse tem sido o trabalho do Museu dos Brinquedos, no sentido de resgatar a cultura da infância no mundo contemporâneo”.

Foto: Museu dos Brinquedos

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.