Notícias

Aula Aberta mostra universo da bibliografia e livros raros da UFMG

O Aulas Abertas, projeto do Centro Cultural UFMF, tem como convidados em fevereiro o professor Andre Vieira de Freitas Araujo e a bibliotecária Diná Marques Pereira Araújo, que apresentam a aula Bibliografia: um terreno potente da informação e da cultura

A aula parte da inserção da Bibliografia nos temas e nos problemas da informação na contemporaneidade, analisando brevemente o seu conceito e a sua função social. Os especialistas realizam um sobrevoo histórico do campo e demonstram como a Bibliografia – notadamente a Bibliografia Histórica – e o seu método nos permitem pensar e conceber o mapa da formação de acervos, explorando alguns objetos gráficos que compõem o acervo de livros raros da UFMG.

Bibliografia

Segundo Andre Araujo, quando falamos em temas contemporâneos, como explosão informacional, internet, Google, organização do conhecimento, comunicação científica, banco de dados, métricas da ciência, indicadores científicos e confiabilidade da informação, estamos falando de questões e problemas muito caros, estritamente vinculados histórica e epistemologicamente à Bibliografia. Ele afirma que o termo não é algo ultrapassado e nem mesmo uma simples lista de livros que constitui a parte final de um trabalho monográfico e explica o que é, conceitualmente, a Bibliografia, uma disciplina chave que confronta diretamente os problemas da informação e da cultura.

Concepções

Andre Araujo diz que a prática de elencar, registrar e selecionar faz parte de uma longa tradição histórica, portanto a organização do conhecimento já estava presente no mundo antigo e medieval, mas é no início da Europa Moderna que surgem as primeiras concepções teóricas e metodológicas da Bibliografia, principalmente pela figura dos humanistas. Embasado por grandes teóricos, o professor menciona autores como o suíço Conrad Gesner, denominado o pai da Bibliografia e, também, o alemão Rudolf Blum, o francês Charles-Victor Langlois, os italianos Luigi Balsamo, Attilio Caproni e Alfredo Serrai, o americano Fredson Bowers, o britânico Philip Gaskell e o neozelandês Donald McKenzie.

Obras raras

Diná, por sua vez, apresenta alguns livros do acervo de obras raras da UFMG e um deles é uma edição da obra Orlando Furioso, escrito pelo poeta renascentista italiano Ludovico Ariosto. O exemplar conserva alguns registros e marcas de uso, como carimbos e ex-libris manuscrito e tipográfico de bibliófilos distintos, por exemplo, que trazem a possiblidade de conhecimento sobre o documento. A bibliotecária exibe, ainda, um exemplar em pequeno formato de 1630, do historiador romano Caio Suetônio Tranquilo, bem como Dom Quixote, do escritor, dramaturgo e poeta espanhol Miguel de Cervantes, com tradução de Florian, impresso em Paris, em 1799.

Assista à aula aberta e conheça o conceito de Bibliografia e alguns livros do acervo de obras raras da UFMG: https://youtu.be/_Xn8V9aWohU 

Convidados

Andre Vieira de Freitas Araujo é professor do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do PPGCI-ECA da Universidade de São Paulo (USP). É um dos idealizadores e organizadores do seminário A Arte da Bibliografia. Atua nos campos da Bibliografia, Informação e Cultura, Organização do Conhecimento, Patrimônio e Memória.

Diná Marques Pereira Araújo é bibliotecária da UFMG. Mestra e doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG. Restauradora e conservadora de documentos gráficos. Atua nos campos da Bibliografia, Informação e Cultura, Organização do Conhecimento, Patrimônio e Memória.

Aulas Abertas

O projeto Aulas Abertas do Centro Cultural UFMG foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências; busca a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que tem acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de que estamos vivendo.

A cada mês é publicada uma nova aula  pelo Facebook, Instagram, YouTube e site da Instituição. Acesse aqui as edições anteriores.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.