Notícias

Guia prático: dicas para aproveitar o Carnaval de BH ao máximo

O Carnaval de Belo Horizonte é uma experiência que todos deveriam viver pelo menos uma vez na vida. É democrático, é plural e inclusivo. Tem bloco que sai às 5h, nascendo com o sol, e aquele que finaliza com uma viagem de metrô a caminho da Praça da Estação. Em resumo: é uma maratona. E para ninguém perder o “trem” a SKOL fez esse guia de “sobrevivência” com dicas para você aproveitar o Carnaval como um legítimo belo-horizontino.

Blocos de rua

Entre os dias 2 e 6 de março a folia de rua começa cedo e sempre termina nas festas mais badaladas da cidade, como o We Love Carnaval. Esse ano, mais de 600 blocos irão desfilar, então, a dica é se programar com antecedência, vestir uma roupa confortável, beber com moderação e se jogar na folia!

No dia 1º de março o Lindo Bloco do Amor dá a largada às comemorações. A temática deste ano será em homenagem aos cantores Gonzaguinha e Gonzagão. Muito baião misturado aos tambores levarão o ritmo da Bahia para o bairro Floresta, às 18h, na Sapucaí. Também na sexta-feira, tem o desfile do bloco Tchanzinho Zona Norte, com a temática Tchanzinho Vai para Cuba e o tradicional repertório axé retrô. O bloco sai do bairro Dona Clara, na região Norte, e finaliza o cortejo a caminho da Praça da Estação, dentro do metrô. A concentração acontece às 18h, entre a Av. Sebastião de Brito e a rua Irmã Eufêmia.

No dia 2 o Bloco Quando Come se Lambuza traz aquele repertório brasuca de carteirinha. Misturando axé, pop, funk, sertanejo e pop rock com muito samba no pé, o bloco traz como bandeira a diversidade e a inclusão. Esse ano, em parceria com a SKOL, o bloco desenvolveu uma Bateria Arredondante, composta por cadeirantes. Eles se apresentarão em cima de uma plataforma móvel, especialmente criada para o desfile, ou no asfalto ao lado do seu acompanhante.

Rainha do rebolado e musa da internet, Gretchen promete agitar a folia dos belo-horizontinos no bloco Beiço do Wando, que tem como inspiração a música brega romântica. O desfile é no domingo, a partir das 9h, com concentração na Avenida Brasil com Afonso Pena.

Também no domingo tem o Bloco é o Amô, com uma bateria preparada para derrubar preconceitos e fazer a alegria dos foliões. No repertório não tem lugar para músicas com letras machistas. Eles resgatam o sertanejo de raiz ao mesmo tempo em que desconstroem falas machistas de músicas de sucesso. Por exemplo, na canção ’50 reais’, o trecho ‘não sei se dou na cara dela’ é substituído por ‘não dou na cara dela”.

Na segunda-feira, o Bloco Baianas Ozadas, traz o tema Avisa lá! Baianas Ozadas vai de Olodum, BH!, com a tradicional ala de dança e com novos integrantes, os deficientes auditivos. Com direito a performance interpretada em libras, os surdos terão um lugarzinho especial para curtir o desfile e cair na folia. O percurso inicia na Av. Afonso Pena, a partir das 9h, próximo da Igreja São José, e finaliza no final da tarde na Praça da Estação.

Confira a programação completa dos blocos aqui.

Atrações:

Mirante SKOL

E tem coisa mais linda que compartilhar a energia da galera no meio da folia, com uma vista panorâmica da Praça da Estação, em cima de um mirante? Mostrando que a roda não para de girar, a cerveja patrocinadora oficial do Carnaval pelo 6° ano seguido, preparou mais essa novidade. No Mirante SKOL, o folião pode registrar esse momento único e ter a imagem estampada no telão, compartilhando sua foto nas redes sociais com a #MIRANTESKOL. Além disso, o espaço é um ótimo ponto de encontro para marcar com os amigos no meio da multidão.

We Love Carnaval

A folia que já é animada ganhou um reforço de peso este ano com a chegada da festa “We Love Carnaval”, entre os dias 2 e 5 de março. Além de trazer para a capital grandes artistas como Alok, Thiaguinho, Jorge & Mateus, Tuca Fernandes, Gusttavo Lima, entre outros, o evento vai recriar no bairro Buritis uma verdadeira “Cidade do Carnaval”, com ambientação cenográfica dos pontos mais marcantes de BH. Durante os quatro dias o público que passar por lá vai se sentir andando pela Savassi, Praça 7, Viaduto Santa Tereza, Praça da Estação e Igrejinha da Pampulha, sem deixar de recarregar as energias na praça de alimentação do evento, que terá como cenário o Mercado Central.

Alimentação:

Um ícone na cena cultural de BH, o Mercado Central é o lugar perfeito para conhecer a gastronomia mineira. A dica é percorrer os corredores, sentar no balcão do bar, pedir uma SKOL gelada no legítimo copo “Lagoinha” e se deliciar com o famoso bife de fígado acebolado com jiló. O Mercado irá funcionar em horário especial de feriado, fique atento!

Transporte:

A maioria dos blocos de rua se concentram na região central, por isso, fique atento às mudanças no trânsito, nos trajetos dos ônibus e nas alternativas mais seguras para se locomover.

A SKOL, juntamente com a prefeitura, disponibiliza o Foliônibus, que neste ano contará com 35 veículos, 15 a mais do que em 2018. Serão três rotas do ônibus gratuito, rodando de sábado a terça de carnaval, das 10h às 20h.

Linha 1 (Av. do Contorno): Todos os pontos de ônibus da avenida

Linha 2 (Foliônibus Central): Av. Bias Fortes, 799 - Rua Curitiba, 1264 – Rua Curitiba, 1046 - Rua Curitiba, 620 - Rua Tupinambás, 2017 - Rua da Bahia, 2020 - Rua da Bahia, 2224 - Rua da Bahia, 2610 - Av. Bias Fortes, 161

Linha Microônibus (Região Hospitalar): Av. Alfredo Balena, 110 - Av. Alfredo Balena, 600 - Rua Guajajaras, 176 - Av. Augusto de Lima, 138 - Av. Augusto de Lima, 580 - Rua Goitacazes, 774 - Rua Rio Grande do Sul, 756 - Rua Guajajaras, 1149 - Av. Augusto de Lima, 655 - Av. Augusto de Lima, 285 - Av. Alfredo Balena, 595 - Av. Alfredo Balena, 117

Consumo inteligente

Seja no meio da folia, ou em qualquer ocasião, o consumo responsável de bebidas alcoólicas é o mais importante para aproveitar a folia da melhor maneira. A bebida não deve ser consumida em excesso, associada à direção ou por menores de 18 anos. Para se manter hidratado e evitar passar do ponto, também é necessário tomar água de forma intercalada ao consumo da cerveja.

Dicas de ouro!

O Carnaval de BH é de todos e tem lugar para todo mundo! Então respeite a diversidade e a individualidade de cada um.

Não é não!

Beba com moderação.

Se hidrate bastante.

Foto: Divulgação 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.