Notícias

Mês de março no Memorial Vale - inscrições abertas para o curso Conectando Gerações

O Memorial Vale traz em março homenagens às mulheres por meio de ações do Educativo e também com a retomada do projeto Memorial Instrumental, que destaca, em 2021, musicistas e compositoras. Nessa edição, Luísa Mitre (piano) e Natália Mitre (vibrafone e percussão), que compõem o Duo Mitre, farão uma apresentação muito especial no dia 28 de março.

Outras homenagens integram o calendário de março em nível internacional, como o Dia Mundial da Infância (21/03), o Dia Internacional contra Discriminação Racial (21/03) e o Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos (25/03). Essas três datas estão contempladas por reflexões propostas pelo Educativo do Memorial Vale feitas no Instagram.

As apresentações continuam online, seguindo o planejamento do #MemorialValeEmCasa, feitas pelo Youtube, nas redes sociais do espaço (facebook e instagram) e no site. As transmissões feitas pelo Youtube ficam disponíveis permanentemente no canal do Memorial.

Confira as atrações:

03/03 – SEMENTES DA DIÁSPORA (03,10,17, 24 e 31/03)

Todas as quartas-feiras, às 11 horas, o Educativo realiza a instalação “Sementes da Diáspora”. Iniciada em 2019, a ação consiste numa instalação na qual a partir de cards (envelopes com sementes de plantas de origem africana estampados com imagens e informações sobre personalidades afro) instalados no Baobá construído pelo Educativo, o visitante é convidado a “colher” essas sementes e refletir sobre o apagamento do protagonismo negro na nossa história. Nesses tempos de distanciamento por causa da pandemia, a ação continua de forma virtual, nas redes sociais do Memorial Vale e possui legenda descritiva das imagens.

05/03 – DICAS PRETAS (05, 12, 19 e 26/03)

Às sextas-feiras, às 10 horas, o Educativo divulga as “Dicas Pretas”. São pílulas, com dicas de livros, filmes, etc. com temática étnico racial e produzida por pessoas negras, dando um destaque para produções literárias destinadas ao público infantil. O objetivo é contribuir para discussões sobre as questões étnico raciais, trazendo indicações de conteúdo que ajudem a refletir e conhecer mais sobre a identidade negra. A ação acontece no Instagram do Memorial Vale e possui legenda descritiva das imagens.

08/03 – PRETEXTO PRA CENA, COM ANTÔNIA CLARET E ELISA SANTANA

No dia 8 de março, segunda-feira, às 19h30, o Memorial Vale apresenta o vídeo “Pretexto pra cena”, estrelado por Antônia Claret e Elisa Santana no ambiente da quarentena, sob a direção de Lucélia Reis. A ideia nasce da oportunidade de ter uma câmera na mão em tempos de confinamento, com a passagem dos dias, diante das telas, sem a imprevisibilidade das ruas. Duas amigas e os desafios da comunicação virtual, em dias ora silenciosos, ora com os ruídos do pensamento, da casa, das lembranças, da rua, da espera. Qual será o próximo pretexto para ligar a tela? O evento integra o projeto “Gerais Cultura de Minas”, do Memorial Vale.

Antônia Claret é atriz, professora e musicista. Elisa Santana é atriz, professora e diretora de teatro, poeta, cantora e compositora. Lucélia Reis é atriz e diretora de teatro.

08/03 a 31/03 – CONECTANDO GERAÇÕES: MINI CURSO GRATUITO PARA PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS

De 8 a 31 de março o Educativo do Memorial Vale realiza o projeto “Conectando Gerações”, que visa melhorar a interação dos idosos com o ambiente virtual e as redes sociais Instagram, YouTube e WhatsApp, entre outras, possibilitando melhorar as experiências com amigos e familiares. Será criado um grupo no WhatsApp e postado um vídeo por semana. O participante poderá tirar dúvidas e interagir de segunda a sexta, das 9h às 15h. Somente pessoas acima de 60 anos poderão participar. É necessário que o participante tenha uma conta no WhatsApp e que faça inscrição, pois as vagas são limitadas. Inscrições gratuitas: (31) 3343-7317 de 1º a 5 de março.

08/03 – HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No dia 8 de março, segunda-feira, às 10 horas, o Educativo do Memorial Vale convida a arte-educadora Raylander para refletir sobre o Dia Internacional da Mulher por meio de uma postagem no Instagram, com legenda descritiva das imagens. A ação consiste em um texto curto com trabalhos visuais dos educadores do Memorial Vale Gustavo, Maryslãne e Nancy.

11/03 – RECITAL DE FAGOTE E PIANO, COM RAFAEL AUGUSTO E ERNANE MACHADO

No dia 11 de março, quinta-feira, às 19h30, o Memorial Vale apresenta o recital de fagote com Rafael Augusto e o convidado Ernane Machado ao piano, músicos atuantes no município de Uberlândia. O recital será composto de obras originais com arranjos para a formação fagote e piano, de épocas diferentes para os estilos clássico e popular. O registro do concerto obedece às recomendações de distanciamento social, estimulando o público a ficar em casa e levando ao seu conhecimento a existência do fagote como instrumento de orquestra e música de câmara. A apresentação faz parte do projeto “Gerais Cultura de Minas” do Memorial Vale.

Rafael Augusto - Fagote

Iniciou seus estudos musicais no Conservatório Estadual de Uberlândia concluindo no ano de 2007 o curso técnico em flauta doce; conquistou diploma de ‘3ème niveau’ em fagote no conservatório regional de Lille (França). Além de instrumentista, desenvolve carreira como produtor musical, dedicando-se à organização de eventos, gravação em trilhas sonoras, cursos e concertos.

Ernane Machado – Piano

Bacharel pela Universidade Federal de Uberlândia, onde estudou sob orientação das pianistas Araceli Chacon e Viviane Taliberti. Como solista foi premiado em vários concursos estaduais e nacionais. É pianista acompanhador no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Caparelli e pianista correpetidor concursado na Universidade Federal de Uberlândia.

20/03 – INSENSATA CIA DE TEATRO APRESENTA PRU-TI-TI – MEMÓRIAS DE ESTIMAÇÃO

No dia 20 de março, sábado, às 16 horas, a Insensata Cia de Teatro apresenta o espetáculo Pru-ti-ti – Memórias de Estimação, que é livremente inspirado em "O Menino e o Pinto do Menino", obra de Wander Piroli, que conta a história de Cau, um garoto que troca latas e panelas velhas por um pintinho e transgride muitas regras para conseguir ter o bichinho como seu. A apresentação integra o projeto Eu, criança, no museu! do Memorial Vale.

Em "O Menino e o Pinto do Menino", de Wander Piroli, o garoto Bumba ganha um pintinho vivo e tenta a todo custo leva-lo para casa. Na dramaturgia de Piroli, já na saída da escola, Bumba descobre que ficar com o presente não será nada fácil, mas, ao longo da narrativa, vai conseguindo, com insistência, meiguice ou sorte, derrubar uma série de obstáculos para ter o pintinho como seu animal de estimação. A primeira resistência que Bumba quebra é a da mãe. Em seguida, tal como na vida, surgem outros desafios: no ônibus, na portaria do prédio, em casa, com a empregada e as irmãs, e finalmente com o pai. Bem antes disso, porém, já estamos na torcida pelo garoto, que se afeiçoa ao pintinho sem saber que a convivência deles não vai durar nem 24 horas. O texto de Wander Piroli funcionou como um disparador das memórias relacionadas aos animais de estimação dos atores/diretores Brenda Campos (Caroço), Claudio Marcio (Cau), Dário Marques (Caçulinha) e Keu Freire (Manguinha). No espetáculo, estas memórias são “re-apresentadas” através de narrativas autobiográficas recheadas de imagens, cheiros, brincadeiras, apelidos, climas, conflitos, angústias, cores, dores e alegrias. Para além das memórias pessoais dos atores, o trabalho recebe, a cada apresentação, diversas memórias do público. No início do espetáculo o público é recebido pelo Pipoqueiro, personagem que troca suas pipocas por memórias relacionadas aos animais de estimação que o público teve ou ainda tem. Essas lembranças são lidas/compartilhadas ao final do espetáculo. Dessa forma, as memórias dos atores e da plateia compõe, assim, a inédita dramaturgia do espetáculo que propõe diversas reflexões sobre as relações entre os animais de estimação e os seres humanos.

21/03 – DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA

No dia 21 de março, domingo, às 10 horas os educadores do Memorial Vale Lyon, Gabriela e Ângelo trazem uma reflexão sobre o Dia Mundial da Infância com foco nas ações desenvolvidas pelo Educativo do Memorial Vale. A ação será feita pelo Instagram, com legenda descritiva das imagens.

21/03 – DIA INTERNACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL

No dia 21 de março, domingo, às 10 horas os educadores do Memorial Vale Juliana, Henrique e Neuma trazem reflexões sobre o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial com foco nas ações desenvolvidas pelo Educativo do Memorial Vale. A ação será feita no Instagram, com legenda descritiva das imagens.

25/03 – DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DA ESCRAVIDÃO E DO COMÉRCIO TRANSATLÂNTICO DE ESCRAVOS

No dia 25 de março, quinta-feira, às 10 horas os educadores do Memorial Vale Gerson e Danira realizam uma reflexão sobre o Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos no Instagram, com legenda descritiva das imagens e texto completo na aba Diálogos Educativos da página.

27/03 – LANÇAMENTO DO LIVRO: “PARA MEU AMIGO BRANCO”, DE MANOEL SOARES

No dia 27 de março, sábado, às 16 horas o Memorial Vale realiza o lançamento do livro “Para meu amigo branco”, de Manoel Soares. O lançamento faz parte do projeto “Diversidade Periférica” do Memorial Vale, com curadoria de Patrícia Alencar, que fará um bate-papo com o autor no dia do lançamento, em uma apresentação gravada especialmente para o Memorial Vale.

Manoel Soares é nascido na Boca do Rio, periferia de Salvador/Bahia e atua há mais de 20 anos nas áreas de processos comunicacionais e gestão social. Presidente Estadual da Central Única das Favelas (Cufa - RS), também atua como repórter e apresentador da TV Globo, é escritor, palestrante e educador midiático. Tem ao longo de sua carreira como comunicador se dedicado a mostrar os aspectos positivos e construtivos das favelas e periferias e acumula prêmios, entre eles o 50º Prêmio Ari de Jornalismo e o Prêmio de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). Além da experiência em rádio e jornal, participou ativamente da Campanha Crack Nem Pensar, que abordou o tema da prevenção ao uso de crack e alcançou mais de 12 milhões de pessoas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Desenvolveu também o projeto Papo Reto. Iniciativa que visitou mais de 240 cidades gaúchas e 10 estados brasileiros, alcançando mais de 800 mil pessoas, em sua maioria jovens, gestores públicos e privados e comunidade em geral. Atualmente Manoel Soares se dedica a conectar as periferias e favelas de São Paulo com a agenda jornalística e midiática tendo como ponto de partida as potencialidades dos territórios. Pai de seis filhos, em suas mídias sociais desenvolve o projeto pessoal de combater a masculinidade tóxica e paternidade qualificada dentro da periferia.

“Para meu amigo branco” se propõe a ser um presente que vem de um lugar de empatia e educação sem deixar de ser assertivo. É a tomada do lugar de fala na busca de uma ponte de comunicação didática e de braços abertos, um primeiro passo para uma aproximação honesta, que endereça história e responsabilidade, propondo um caminho de aprendizado e mudança. Um livro que aponta as desvantagens do racismo para quem o perpetua e repete. Como definiu, no prefácio, Eliane Dias, uma reflexão de “empatia e estudo que fala delicadamente sobre o racismo, sem abrir mão de mostrar a violência que causa aos negros [...] o autor mostra como este país é muito controverso, um país idealizado para ser branco mas que seguiu sequestrando negros por mais de 300”. Como escreve o autor, “o afeto que expresso ao meu amigo branco é a ponte para que possamos juntos, brancos e negros, salvar as vidas dos nossos irmãos negros mais fragilizados. Porque eu estou convencido de que, para cada branco que nós levarmos consciência neste país, pelo menos 100 negros serão beneficiados”.

O projeto Diversidade Periférica tem a curadoria de Patrícia Alencar, que traz para o Memorial Minas Gerais Vale uma programação artística-cultural com conteúdos que mergulham na trajetória ancestral dos becos e vielas do espaço de saber chamado Favela, e também das comunidades de periferia de Belo Horizonte e vizinhanças.

Patrícia Alencar, curadora do Diversidade Periférica, é mineira nascida na Favela do Morro do Papagaio, em Belo Horizonte. É ativista social, gestora cultural, arte educadora e dançarina, engajada na luta contra o racismo e pela igualdade social, desenvolve suas atividades desde de 1998. Hoje é uma das Diretoras da CUFA (Central Única de Favelas), co-fundadora da Frente Favela Brasil e também faz parte da Associação Sócio Cultural Bataka. Produziu eventos de relevância para Belo Horizonte, como o Dia das Favelas, Taça das Favelas, Carnafavela, Hip Hop Rua, entre outros. Sua atuação tem como premissa a transformação social por meio das artes e por meio do protagonismo de moradores de favelas.

28/03 – MEMORIAL INSTRUMENTAL – DUO MITRE

No dia 28 de março, domingo, às 11 horas o Memorial Vale retoma a Série Memorial Instrumental, que tem como objetivo homenagear as mulheres através da arte das instrumentistas, que têm em Chiquinha Gonzaga a maior representante brasileira. Nessa edição, as irmãs Luísa Mitre (piano) e Natália Mitre (vibrafone e percussão), que compõem o Duo Mitre, que vem ganhando destaque na cena brasileira com performances cheias de musicalidade e excelência artística fazem uma apresentação baseada em compositoras brasileiras.

Atualmente, Luísa e Natália Mitre estão celebrando a gravação do álbum "Seiva", primeiro do Duo, que será lançado em 2021 pelo selo Savassi Festival Records. O disco apresenta um repertório todo autoral, conduzido por diferentes caminhos presentes na memória musical das duas.

Iniciada em março de 2020, com curadoria e produção de Juliana Nogueira, a série Memorial Instrumental foi aberta com show em trio em homenagem às mulheres, formado pelos músicos Christiano Caldas - piano, Lincoln Cheib – bateria e Stephan Kurmann – contrabaixo acústico. Logo após o primeiro show houve uma pausa em função da pandemia do novo coronavírus. E depois de alguns meses, veio a retomada de forma on-line. No período de junho à dezembro, foram realizados, mensalmente, shows com nomes da música instrumental de Belo Horizonte, levando até ao público as possibilidades sonoras de instrumentos variados, tocados por músicos de diversas gerações. Em 2021, a série será dedicada às mulheres.

31/03 – RÁDIO MEMORIALÍSTICA APRESENTA EPISÓDIO 4: HORIZONTES DE CONCRETO

No dia 31 de março, quarta-feira, às 18 horas o Educativo do Memorial Vale traz o quarto episódio da Rádio Memorialística: Horizontes de Concreto (transmitido pelo Instagram, com legenda descritiva das imagens, legenda descritiva detalhada para surdo-cego e tradução em libras).

A Ação Educativa "Rádio Memorialística" é um podcast que busca ativar no público as suas memórias afetivas e sua relação com o passado. Inspirados nos sons e no formato dos programas da época de ouro da rádio, quatro episódios semanais narram a história de Minas Gerais desde a sua exploração. Nesta última oportunidade, o episódio "Horizontes de concreto" explora a fundação da nova capital, assim como as reviravoltas da vida moderna na cidade.

Memorial Vale na web:

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale 

https://www.instagram.com/memorial.vale 

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

Foto: Rafael Augusto

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.