Notícias

IHGCO e INBRACI MG promovem a palestra "Desconstrução e Fluidez na Literatura de Clarice Lispector" pela professora Luciana Pimenta

O Instituto Histórico e Geográfico do Ciclo do Ouro - IHGCO e o Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais - InBrasCI MG convidaram a professora, poetisa e escritora Luciana Pimenta, que aceitou dialogar sobre a escritora Clarice Lispector no dia 12 de março próximo às 14h30 na Faculdade de Sabará, Av. Expedicionário Romeu Jer Dantas, 1088, Rosário, Sabará - MG, (31) 3671-2560, em homenagem à comemoração do centenário da escritora, com o objetivo de privilegiar os projetos educativos e valorizar o patrimônio literário cultural do Brasil, porque, as palavras nos "levam a sonhar no imaginário coletivo"

A jornalista e escritora Clarice Lispector, de origem judia, nasceu em Tchetchelnik, Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920, tendo se naturalizado brasileira, e faleceu em 9 de dezembro de 1977, e sendo sepultada no Cemitério Israelita do Caju. Sua família aportou em Maceió em março de 1926, fugindo do antissemitismo russo por ocasião da guerra civil russa.

Por sua linguagem poética, ela tornou-se famosa no final do ano de 1943, aos 23 anos, com a publicação de sua obra literária Perto do coração. Toda a sua poesia cabe neste trecho do livro: "A moça ri mansamente de alegria e de corpo. Suas pernas delgadas, lisas, os seus seios pequenos brotaram da água. Ela mal se conhece, nem cresceu de todo, apenas emergiu da infância. Estende uma perna, olha o pé de longe, move-o, terna, lentamente, como a uma asa frágil."

Na época, esse livro mereceu de um crítico as elogiosas palavras: "Não temos registro de uma estreia mais sensacional, que tenha elevado a tão grande destaque um nome que, até pouco antes, era completamente desconhecido."

Clarice Lispector é conceituada como uma importante escritora do século XX.

A Professora Luciana Pimenta considerou relevante o convite feito pelos Institutos para realizar esta palestra. Assim como Clarice Lispector, Luciana tem uma escrita poética filosófica e literária que ela traduz: "a minha escrita poética é perpassada pela filosofia e literatura, onde faço um diálogo grande com uma série de obras, cujas leituras permeiam meu trabalho. A filosofia possui uma história muito forte em minha vida, pois tenho graduação e mestrado nesta área. Dessa forma, meu olhar para as questões do direito e literatura é todo filosófico, mas gosto de oferecer a elas um trato literário, originando outro tom para a reflexão, que por vezes a filosofia quer rechaçar,mas a que a literatura recepciona,pois possui um viés mais transgressor."

Luciana Pimenta é bacharel em Filosofia pela UFMG (1998) e em Direito, pela PUC/MG (1998), Mestre em Filosofia Social e Política pela UFMG (2002) e Doutora em Direito pela PUC/MG (2008). Professora de Filosofia do Direito e Hermenêutica e Argumentação Jurídica, na PUC/MG, e Teoria do Direito, na pós-graduação do IEC – PUC/MG, sendo também coordenadora de pesquisa no curso de Direito da PUC Contagem. É coordenadora do projeto Direito e Literatura, desenvolvido no curso de Direito da PUC Minas, e coordenadora do projeto Direitos Humanos e Cidadania: um projeto em construção a partir da prática de leitura. Profª. Luciana Pimenta participa ativamente do corpo de palestrantes da Academia Mineira de Letras de MG que, nas palavras do Presidente Rogério Faria Tavares, é um centro produtor e divulgador da cultura, das artes, da história e da memória, e um lugar para a reflexão sofisticada e complexa, livre de preconceitos de qualquer natureza.

Nilze Monteiro Sócia do Instituto Histórico e Geográfico do Ciclo do Ouro, Governadora para Minas Gerais do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais MG  

Foto: Thiago Miranda

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.