Notícias

Projeto itinerante CarrOvO – segue pelas regionais de BH compartilhando memórias femininas

No próximo dia 6 de março, de 9h às 12h, a educadora, atriz e performance Janaína Tábula encerra em venda Nova a primeira etapa do percurso com seu “CarrOvo”, um fusca 74 com o qual circulou por três outras regionais de Belo Horizonte (Barreiro, Leste e Noroeste). O projeto consiste em um percurso com o fusca funcionando como carro de som levando às pessoas depoimentos de mulheres de gerações e situações sociais distintas, e no caminho, as mulheres são convidadas a se sentar num banco e compartilhar suas histórias de vida para que elas sejam ecoadas em percursos futuros. A performance iniciada no dia 08 de março resultou em conversas e trocas muito importantes, com pessoas diversas, mas todas trazendo o comum suas trajetórias como mulheres, com toda a carga de significados que esse lugar carrega. Justamente em diálogo com o mês da mulher, Janaina Tábula irá refazer todo o percurso inicial com seu Carrovo. “Para fechar o ciclo da colcha de retalhos sonoras e afetivas o carrOvO irá voltar nos territórios ecoando o ciclo desta etapa... Passando pelos locais onde houve encontros da itinerancia”, conta. Assim como das vezes anteriores, o percurso será realizado de 9h às 12h, nas seguintes datas e regionais: 08/03 Barreiro, 09/03 Leste, 10/03 Noroeste e 11/03 venda nova.

Os áudios das entrevistadas transmitidos pela intervenção urbana CarrOvo também estão disponibilizados no soundcloud https://soundcloud.com/janaina-tabula .

Além da ação presencial itinerante nos territórios, o projeto contará também com a transmissão pelo perfil do Instagram https://www.instagram.com/carrovo.itinerante/ ) para compartilhamento de processo, exposição de imagens, transmissão ao vivo de lives com trechos do trajeto.

*Venda Nova – 06/03 (Serra Verde; Mantiqueira; Céu Azul; Copacabana)

*Barreiro – 08/03 (Bairro das Indústrias; Barreiro de Baixo; Lindéia; Jatobá; Cardoso; Olhos D´agua e Barreiro de Cima)

*Regional Leste – 09/03 (Floresta; Santa Tereza; Paraíso; Novo São Lucas; Alto Vera Cruz; Boa Vista; Santa Inês)

*Noroeste – 10/03 (Bonfim; Prado; Padre Eustáquio; Dom Bosco; Glória; São Salvador; Serrano; Jardim Alvorada; Caiçara)

*Venda Nova – 11/03 (Serra Verde; Mantiqueira; Céu Azul; Copacabana)

Está é uma ação aprovada via Edital da Lei Aldir Blanc do Ministério do Turismo e do Governo de Estado de Minas de Gerais

SOBRE A ARTISTA

Janaína Tábula, pós graduada em Gestão Cultural (UNA), graduada em Educação Artística pela Escola Guignard – UEMG e atriz formada pelo Teatro Universitário da UFMG/TU, se define como artista-etc: performer, educadora, mediadora cultural, dona de brechó, artivista pelos direitos das mulheres, prefire sempre à esquerda, crítica, sensível, poeta e gosto de falar em metáforas. Iniciou sua jornada de um corpo político feminino, inicialmente, nas suas origens na região de Brumadinho, Ibirité e Contagem (MG), sendo filha de trabalhadores da terra (Adão e Zilda) e com forte influencia de matriarcas, avós parteiras e mãe guerreira. No exercício de observação das relações sociais em que sua mãe, avós e ela estávam inseridas, o incomodo do status quo era inevitável e a necessidade de construir outras realidades era mecanismo de sobrevivência.

SITE: www.janainatabula.com.br

INSTAGRAM: @janainatabula

Foto: Márcio Otávio

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.