Notícias

Concerto dedicado às mulheres dá início ao Circuito Cultural UFMG e à celebração de 40 anos do Quarta Doze e Trinta

Mulheres Compositoras será apresentado pelo Ars Nova-Coral, tendo início às 12h30, na Praça de Serviços do campus Pampulha; evento gratuito

No dia 11 de março, próxima quarta-feira, será reiniciado o Circuito Cultural UFMG, que ao longo do ano oferece uma ampla e diversificada programação gratuita aberta para a comunidade externa. As atividades do Circuito em 2020 serão abertas dando início também às comemorações dos 40 anos do Quarta Doze e Trinta, que receberá o Ars Nova-Coral da UFMG para um concerto especial dedicado ao Dia Internacional da Mulher. O espetáculo Mulheres Compositoras terá início às 12h30, na Praça de Serviços do campus Pampulha.

Toda semana, na hora do almoço, o Quarta Doze e Trinta leva ao campus Pampulha espetáculos de música, dança, teatro e outras expressões artísticas gratuitas. Segundo pesquisa realizada em 2019 pelo grupo de Economia da Cultura da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, 55,45% da comunidade universitária já frequentaram ou frequentam o projeto, sendo que 52,91% desses classificam as apresentações como excelentes e 34,96% como muito boas. Com sua primeira atividade do ano, portanto, é aberta a celebração de uma história de efetiva garantia da integração entre o campus Pampulha e a cultura de Belo Horizonte.

Mulheres Compositoras
Conduzido pela regente assistente Riane Menezes, o coral apresenta um repertório com obras diversas, muitas delas inéditas, escritas por diferentes compositoras ao longo da história da música. Segundo a regente, montar o repertório não foi uma tarefa fácil. “A composição para coro ainda é um universo muito masculino. Mas, aos poucos, as mulheres ganham seu espaço e mais obras são lançadas a cada dia, principalmente na Europa e Estados Unidos”, conta.

O concerto começa com composições de duas monjas italianas renascentistas: Vittoria ou Raffaela Aleotti e Chiara Margarida Cozzolani. Elas escreveram obras polifônicas de grande porte, que exploram o texto como guia da música para coro a cappella ou acompanhado por contínuo.

Na sequência, serão apresentadas obras do século XIX com Clara Schumann, esposa de Robert Schumann e grande amiga de Johannes Brahms. Clara propôs novas mudanças interpretativas e mostrou sólida formação em teoria avançada e conhecimento harmônico.

A obra Renouveau, da compositora francesa Lili Boulanger, data do início do século XX. O século XXI é representado por duas obras sacras de compositoras norte-americanas: a canadense Eleanor Daley e a estadunidense Emily Doll.

A obra Dois Coros Mistos foi a escolhida para encerrar o concerto. A peça é uma reunião de dois temas afro-brasileiros em dialeto Iorubá, escrita pela paulistana Kilza Setti, que, além de compositora, é antropóloga e etnomusicóloga.

Sobre o Ars Nova - Coral da UFMG
Em 2019, o Ars Nova-Coral da UFMG completou 60 anos de existência, consolidou-se como referência na área de canto coral no Brasil e no exterior. Desde a sua fundação, conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais e realizou mais de 1500 apresentações no Brasil e em outros 17 países. Atualmente, sob a direção artística do maestro Lincoln Andrade, o grupo tem se apresentado em Belo Horizonte e outras cidades de Minas e do Brasil, além de realizar estreias brasileiras de diversas obras contemporâneas.

Circuito Cultural UFMG
Com o objetivo principal de promover a articulação, interação e interlocução entre todos os espaços culturais vinculados à Diretoria de Ação Cultural da UFMG, o Circuito Cultural oferece uma programação gratuita, diversificada e de qualidade, apresentada em forma de circuito cultural em diversas unidades da Universidade. A ideia é promover o intercâmbio das expressões culturais locais e regionais com a comunidade artística e acadêmica.

Atualmente, o Circuito é composto por oito projetos: Quarta Doze e Trinta e Ao Cair da Tarde (ambos no Campus Pampulha da UFMG); Quinta Cultural (no Campus Saúde da UFMG); Baixo Centro En[cena] (no Centro Cultural UFMG); Multiverso (no Espaço do Conhecimento UFMG); Perspectiva (no Conservatório UFMG); Intervalo Cultural (no Instituto de Ciências Agrárias em Montes Claros); Poente Cultural (no Campus Cultural UFMG em Tiradentes).
(See attached file: 09.03.20 Ars Nova - foto 4 Duda Bona)(See attached file: 09.03.20 Ars Nova - foto de Duda Bona)

Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG – (31) 3409-4152 – comunicaçã[email protected] – www.ufmg.br/cultura

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.