Notícias

Com Gold, Teatro Universitário da UFMG retoma produções presenciais e abre celebração de seus 70 anos

Espetáculo, que estreia nesta quinta-feira, dia 10, foi montado pelos formandos da turma de 2022

O espetáculo teatral Gold, construído coletivamente pela turma de formandos do Teatro Universitário de 2022, estreia nesta quinta-feira, 10 de março, e permanece em cartaz até 27 de março no Teatro da Funarte (Rua Januária, 68, Centro de Belo Horizonte). As apresentações serão realizadas de quinta a domingo, sempre às 20h. A entrada é gratuita, e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência. A classificação é 16 anos. O uso de máscara cobrindo nariz e boca é obrigatório.

A retomada das apresentações presenciais dos espetáculos de formatura do Teatro Universitário (após formatura virtual em 2021) coincide com a abertura das comemorações dos 70 anos de fundação da escola.

Vida x violação

As inquietações dos próprios atores sobre as dicotomias urgentes em relação ao planeta permearam todo o processo criativo. Algumas questões, como preservar ou destruir, semear ou desmatar, e reflexões sobre os culpados pelo caos que vem se instalando (crise climática, desmatamento, excesso de carros) deram origem ao texto de construção coletiva.

Ao questionar se há um futuro possível para a Terra e seus viventes, Gold confronta a beleza, o silêncio, a vida sem hierarquias e a sacralidade da terra com sua exploração, violação, destruição e a ambição.   

Segundo os integrantes, o processo de criação do espetáculo exigiu superação dos percalços causados pela pandemia de covid-19, como a redução da carga horária de aulas e dos encontros presenciais, bem como o receio do contágio.

O espetáculo foi montado pelos formandos Ana Luisa Cosse, Fernando Dornas, Tai Pimenta e Victor Velloso, com suporte de vários profissionais.

70 anos

Fundado em 1952, o Teatro Universitário (TU) oferece o curso técnico em Teatro, com duração de três anos. O encerramento da formação é marcado pela encenação de um espetáculo com os novos atores. Desde a década de 50, a escola exerce importante influência no cenário artístico e cultural do país e propicia o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão.

Foto: Ariane Lázaro e Vitor Macedo

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.