Notícias

Programa de Voluntariado da Cemig apoia projetos que contribuem com o empoderamento feminino

A Cemig, por intermédio do Programa Você – Voluntariado Empresarial da Cemig, apoia o empoderamento feminino por meio do projeto “Mulheres Empreendedoras”. O programa é uma iniciativa que tem como finalidade desenvolver o espírito empreendedor de mulheres socialmente vulneráveis, estimulando a criação de suas próprias empresas e colaborando com a autoestima de cada participante. Essa iniciativa ajuda as mulheres a gerar recursos para que possam contribuir com a renda familiar e investir no futuro de suas famílias, melhorando assim o bem estar familiar e social.

No mês da mulher, o programa de voluntariado da Cemig mantém o foco em contribuir com ações de empoderamento e promoção da autonomia feminina e oferece cursos que orientam sobre o processo de empreendedorismo para mulheres na capital e no interior de Minas Gerais.

As mulheres beneficiadas também passam por oficinas de marketing pessoal e melhora da autoestima. De acordo com Adiéliton Galvão Freitas, gerente de Sustentabilidade Empresarial da Cemig, esse projeto tem o potencial de capacitar e promover a troca de conhecimento entre mulheres que desejam criar sua própria empresa. “O Mulheres Empreendedoras estimula o aumento da renda familiar, contribui com a inclusão social dessas mulheres e suas famílias e ainda coopera com o empoderamento feminino”, declara.

O projeto Mulheres Empreendedoras já foi aplicado em Belo Horizonte, Montes Claros, Varginha, Uberaba e Juiz de Fora.

Belo Horizonte

No ano passado, o Mulheres Empreendedoras foi aplicado no Instituto Pedra Viva – instituição que atende a comunidade da Pedreira Prado Lopes, na região central da Belo Horizonte. Para a voluntária Fernanda Vinseiro, participar desse projeto significou uma mudança de conceitos. “É realmente uma mudança de vida. Modificou meus conceitos de empatia, sororidade, empoderamento feminino e persistência”, afirma.

Para a voluntária e analista de planejamento de gestão e estratégia da Cemig, Kátia Teixeira, a oportunidade de participar do programa oi gratificante. “Foi muito especial conviver com mulheres tão guerreiras, determinadas e que já fazem tanto na vida com o pouco recurso que tem. Acho que elas saem com mais ferramentas para alavancar seus negócios e eu, como voluntária, agradeço a cada uma por poder ser parte desse processo”, comenta.

Interior

Também em 2019, o programa foi aplicado nas cidades de Varginha, Juiz de Fora e Uberaba. “Para mim, foi uma experiência incrível. Conhecer mulheres com histórias de vida completamente diferentes umas das outras, poder compartilhar com elas um pouco do que eu tenho de conhecimento e aprender tanto com elas, foi sem dúvida uma das melhores coisas que pude fazer até hoje” relata Ana Paula Dilly, técnica de suporte na gestão de redes e voluntária da Cemig de Juiz de Fora.

Beneficiadas

Além de aplicar o programa para as mulheres na Instituição Amigos Mãos Abertas, Ana Paula aproveitou os conhecimentos adquiridos no treinamento e decidiu empreender, abrindo seu próprio negócio. “O programa, além de beneficiar as participantes da comunidade, também foi muito favorável para mim”, completa a voluntária.

As mulheres das comunidades beneficiadas acreditam que o programa contribuirá com a prosperidade dos seus negócios e com a própria autoconfiança. “O curso me trouxe outro olhar sobre venda, preços, orientação e propaganda do produto. Agradeço a oportunidade de participar, foi muito enriquecedor” ressalta a participante Ivani Rose Caetano, que mora em Uberaba.

Aline Siqueira de Souza, moradora de Varginha, também ficou satisfeita. “O curso me ajudou bastante. Saio com mais experiência, mais vontade de crescer e agradecida pela oportunidade,” declara.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.