Notícias

Belo Horizonte ganha Hospital Dia Oncológico com capacidade para 3 mil atendimentos por mês

Cetus Oncologia acaba de inaugurar, na região Centro-Sul da capital mineira, Hospital Dia destinado a consultas e infusões de quimioterapia.

Especializado no tratamento oncológico, o Cetus Hospital Dia Oncologia, com sede em Betim e unidades em Belo Horizonte e Contagem, acaba de passar por uma grande mudança física. A filial de BH, antes localizada no 8º andar de um prédio comercial da Rua dos Otoni, bairro Santa Efigênia, ganhou um novo endereço, a apenas 1km do antigo: três pavimentos [3º, 14º e 16º] do Edifício João Gasparini, na Av. do Contorno, 3800. Com a inauguração, a capacidade de atendimento/mês, só na capital mineira, deve subir de 1300 para 2500 até 3000, entre consultas e infusões de quimioterapia. Serão oferecidas seis especialidades: Oncologia, Cirurgia Geral, Hematologia, Geneticista, Mastologia e Urologia. O novo espaço terá também uma equipe interdisciplinar, formada por nutricionistas e psicólogos, para fornecer um atendimento ainda mais completo.

A nova unidade, que já conta com 45 operadoras de saúde credenciadas, abrigará ainda o setor administrativo e de Pesquisa Clínica. Juntas, as três repartições terão mais de 2000m², o que corresponde a um aumento de 300% na estrutura física em comparação às antigas instalações. O investimento da nova unidade foi de R$ 5 milhões.

De acordo com o oncologista Victor Hugo Rodrigues, diretor presidente do Cetus, a necessidade de uma nova estrutura para a filial de Belo Horizonte já estava nos planos da diretoria durante todo o ano de 2018, principalmente devido à alta demanda de pacientes, o que fez com que o espaço físico da Rua dos Otoni ficasse pequeno. “Nos últimos tempos, percebemos que os médicos estavam com agenda apertada. A partir desse cenário começamos a procura por um local maior, mais confortável, de fácil acesso e que estivesse situado na região central”, explica.

Outro motivo que culminou na mudança é o fato do Hospital Dia priorizar o atendimento diferenciado, acolhedor e humanizado. No novo espaço, por exemplo, os pacientes terão salas exclusivas para as infusões, com box individualizados [todos com ar condicionado e TV], que permitam mais privacidade. “Um espaço de convivência para que os pacientes possam frequentar após as consultas também está no projeto”, revela Dr Victor. A proposta da instituição, ao promover um ambiente que gere conforto, é tornar o atendimento menos doloroso possível. “Eles [pacientes] precisam desse carinho, ou seja, ter uma poltrona que incline, o ar-condicionado, a presença dos familiares acompanhando na infusão. Alguns, por exemplo, chegam a ficar quatro horas tomando a medicação. Então é necessário criar mecanismos que deixem a estadia no hospital menos pesada”, afirma o médico. A estimativa do Cetus é que a nova unidade em BH ganhe mais quatro poltronas de infusão, subindo das atuais 14 para 18, e registre um crescimento de 125% no número de consultórios. “Vamos subir de quatro para nove [consultórios]”, conta Victor.

Sobre o Cetus Oncologia

Desde 2006, o Cetus Oncologia está de portas abertas em Betim, na grande BH, cidade onde teve sua primeira unidade. A instituição, que funciona como um hospital dia, sem regime de internação, nasceu através da união de seis médicos oncologistas. Em 2014, o hospital passou a contar com mais duas unidades: uma em Belo Horizonte (Rua dos Otoni, 881 – Santa Efigênia) e outra em Contagem (Av. Tito Fulgêncio, 2045 – Jardim Industrial).

Atualmente os três espaços contam com aproximadamente 130 funcionários, incluindo o setor administrativo e corpo clínico. Este, por sinal, é formado por profissionais especializados, com capacitação para atendimento e apoio ao paciente durante a luta contra o câncer.

Além de prezar pelo atendimento humanizado e acolhedor, o Cetus tem ainda o Centro de Pesquisa Clínica, que possibilita ao corpo clínico participar de pesquisas e estudos importantes para o desenvolvimento da medicina e inovação do tratamento do câncer. Graças a essa expertise da instituição, o paciente é o maior beneficiado: ele passa a usufruir dos mais novos métodos de diagnóstico e formas de controlar/tratar a doença, melhorando assim sua qualidade de vida e aumentando suas chances de cura.

 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.