Notícias

Semana Mundial do Glaucoma: ações de prevenção da doença que mais causa cegueira no mundo acontecem no Espaço do Conhecimento UFMG

Ação é promovida por grupos de pesquisa da UFMG e tem entrada gratuita

Conhecido por ser uma doença silenciosa, o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. No Brasil, estima-se que o problema atinja aproximadamente duas milhões de pessoas, segundo o Ministério da Saúde. Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o tema, entre os dias 10 e 17 de março, acontece a Semana Mundial do Glaucoma. Em Belo Horizonte, algumas atividades do evento serão realizadas no Espaço do Conhecimento UFMG.

No dia 16 de março, sábado, das 14h às 20h, e no dia 17, domingo, das 13h às 17h, o museu recebe uma equipe de cientistas da UFMG que irão apresentar o funcionamento da visão e explicar os princípios básicos do glaucoma, mostrando os sintomas, os fatores de riscos, os exames de diagnóstico e os tratamentos. Tudo isso será feito com uma linguagem simples e de forma lúdica, para que os visitantes consigam entender a doença e atuar para preveni-la. A entrada é a gratuita, e a classificação é livre.

A ação é coordenada pelos professores Vinicius Ribas e Giselle Foureaux, ambos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Ao longo da semana, também haverá atividades na Praça da Liberdade e no ICB, no campus Pampulha.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.