Notícias

Conexões musicais Compositoras dos séculos XIX e XX: Hommages

Conexões musicais são uma série de concertos com artistas convidados de outras instituições e estados

No dia 21 de março, terça-feira às 19h30, o Conexões Musicais presta homenagem ao mês da mulher com a apresentação do concerto “Compositoras dos séculos XIX e XX: Hommages” com o Duo Alvim-Pereira formado pelo pianista Heron Alvim e pelo violista Jessé Pereira. No repertório peças de compositoras de diferentes nacionalidades como Alemanha, França, Inglaterra e Brasil.

Repertório:

Nadia Boulanger (1887-1979)

Três Peças, para viola e piano (original para cello e piano)

Luise Adolpha Le Beau (1850-1927)

Três Peças op. 26, para viola e piano

Rebecca Clarke (1886-1979

Passacaglia sobre uma melodia inglesa antiga, para viola e piano

Lycia de Biase Bidart (1910-1991)

1.    O Lago

2.    Viola do Céu

3.    Serenata

Hélène Fleury-Roy (1876-1957)

Fantasia de concerto op. 18, para viola e piano

Sobre o repertório:

A obra Três Peças para viola e piano op. 26 foi composta em 1881 por Luise Adolpha Le Beau (1850-1927), uma pianista e compositora alemã que estudou com Josef Rheinberger e Clara Schumann. A francesa Hélène Fleury-Roy (1876-1957), que compôs Fantasia de concerto op. 18 para viola e piano, em 1906, foi a primeira mulher a ser admitida (em 1903) e premiada (com o segundo lugar, em 1904) no prestigioso Prêmio de Roma. Nadia Boulanger (1887-1979), outra compositora francesa que terá sua obra Três Peças executada neste programa, também foi laureada no Prêmio de Roma (recebeu o segundo prêmio no ano de 1908). A inglesa Rebecca Clarke (1886-1979) foi compositora, violista e uma das primeiras mulheres instrumentistas a atuar em uma orquestra profissional. Sua obra tem marcante influência do impressionismo e revela significativo valor em sua estruturação, características que são representadas na peça Passacaglia sobre uma melodia inglesa antiga, para viola e piano. Também integram o repertório do concerto, as obras O Lago, Viola do Céu e Serenata da compositora brasileira Lycia de Biase Bidart (1910-1991), que estudou harmonia e composição com Giovanni Giannetti e piano com Neusa França e Magdalena Tagliaferro.

Sobre os músicos

Jessé Máximo Pereira

Atualmente, é professor de Viola e Música de Câmara da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenador do curso de Graduação em Música. Doutor pela UNICAMP, sob a orientação do Prof. Emerson de Biaggi, dedica-se à pesquisa da música brasileira para viola e performance musical. Publicou vários trabalhos e artigos em congressos e revistas especializadas, incluindo o 46th International Viola Congress 2019, na Polônia, e 2022 American Viola Society Festival & 47th International Viola Congress, nos EUA. Mestre em Música pela Hochschule für Musik Karlsruhe, Alemanha, onde estudou com Johannes Lüthy e bacharel pela UNIRIO, onde estudou com Marco Antônio Lavigne. Como solista, apresentou-se com a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, Orquestra de Câmara da UNIRIO e Orquestra Sinfônica do Festival da UFF. Como camerista, integrou o Quarteto de Cordas da UFF, Quarteto de Cordas Kalimera e o Scherzo Trio. Colaborou com várias orquestras no Brasil e no exterior, como Philharmonie Baden-Baden, Junge Deutsche Philharmonie e Penderecki Musik Akademie Orchester, sob a regência de Krzysztof Penderecki, Mario Venzago, Kristjan Järvi, dentre outros, em turnê pela Alemanha, França, Suíça, Holanda e Israel.

Heron Alvim Moreira 

É bacharel em piano pela Escola de Música da UFMG, especialista em Música Brasileira pela Escola de Música da UEMG, mestre em práticas interpretativas pela Escola de Música da UFRJ e doutor em performance (DMA) pela West Virginia University (WV/EUA). Deve sua formação pianística principalmente aos pianistas Berenice Menegale, Miguel Rosselini e Luiz Henrique Senise. Estudou também esporadicamente com Eduardo Hazan (MG), Frédéric Meinders (Holanda), Peter Amstutz (EUA), entre outros. Participou de inúmeros concursos nacionais de piano, sendo premiado em vários, como por exemplo, “Cidade de Araçatuba”/SP, “Lorenzo Fernandes”/MG e Paulo Giovannini”/SP. Participou também de vários masterclasses de piano no Brasil e exterior com renomados pianistas, tais como Paul Badura-Skoda, Mirta Herrera, Saule Tatubaeva, Boris Berman e Gilberto Tinetti. Foi parte do corpo docente da Universidade Estadual de Minas Gerais por mais duas décadas, e desde 1995 é pianista colaborador da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Entre os anos de 2016 e 2020, foi bolsista do governo americano, onde cursou as pós-graduações (DMA) das universidades de Washington D.C. (CUA) e West Virginia (WVU). Em 2019 foi o pianista das oficinas de performance da área de canto da Escola de Música da Universidade de West Virginia (WVU). Recentemente, defendeu dissertação de doutorado sobre a música para piano do compositor brasileiro José de Almeida Penalva, disponível na WVU Research Repository. Como solista e camerista, tem se apresentado em importantes salas de concerto no Brasil e exterior ao longo de muitos anos. Fundação de Educação Artística (MG), Centro Cultural Unimed-BH Minas, Cushing Academy (MA/EUA), Indian Hills Community College (Iowa/EUA), Universidade de Évora (Portugal), e Kent School (CT/EUA) são alguns exemplos.

CONEXÔES MUSICAIS–Série de concertos com artistas convidados de outras instituições e estados.

CONEXÕES MUSICAIS
Compositoras dos séculos XIX e XX: Hommages
Duo Alvim-Pereira
Heron Alvim e Jessé Pereira 
Música erudita
Data: 21 de março de 2023
Terça-feira
Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Entrada franca
Info: 3409-8300 

Foto: Diculgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.