Notícias

Sentinela do Futuro, com Margareth Reali e Quarteto

Perspectiva apresenta performances, intervenções e instalações multidisciplinares reunindo diferentes linguagens artísticas

No dia 24 de março, sexta-feira às 20 horas, a série Perspectiva – Circuito Cultual UFMG apresenta o show “Sentinela do Futuro” com Margareth Reali e Quarteto, a cantora presta homenagem aos 50 anos do Clube da Esquina.

"Sentinela do Futuro" é um show que se refere à essência da cantora e produtora Margareth Reali, que sempre lutou pela memória da música do "Clube da Esquina". Musicalmente, o show traz elementos que conectam a música do "Clube da Esquina" com o futuro, buscando identidade também com um público jovem, que não conhece a obra do Milton Nascimento. 

A busca pela modernidade é percebida na gravação da canção "Sentinela" de Milton e Fernando Brant. Em outras canções do repertório como em "Canoa, Canoa" de Nelson Ângelo e "Caxangá" de Milton, ambas com o parceiro Fernando Brant, também foi pensada uma identidade mais vibrante e com elementos contemporâneos na instrumentação, além de elementos de iluminação, que potencializam a emoção das músicas.

Além da obra de Milton, Margareth também vai mostrar canções novas, de outros compositores mineiros como Beto Lopes, que faz parte da equipe de músicos, e Chico Amaral que fez a maioria dos sucessos do grupo Skank. 

Margareth vem, neste show, com músicos muito especiais e que já fizeram parte da equipe do Milton Nascimento e de outros artistas do Clube da Esquina:  Lincoln Cheib (bateria), Tattá Spalla (violão e vocais), Beto Lopes (baixo e violão) e Christiano Caldas (arranjos, direção e teclado). 

Beto Lopes, que é considerado um dos maiores conhecedores da música do Milton, acolheu o trabalho da cantora, em Belo Horizonte, e a convidou para ensaiar e tocar semanalmente no "Bar do Museu Clube da Esquina", onde já bateram recorde de público.  

Ao mesmo tempo, com essas apresentações, a cantora está se preparando para, futuramente, gravar com o produtor Max Pierre, ex-vice presidente da Universal Music, que a convidou para fazer um fonograma inteiro com a obra de Milton. 

Sobre Margareth Reali:

Com uma trajetória de 33 anos no meio musical, Margareth despontou em sua carreira de intérprete em 1996, após ser descoberta pelo saudoso diretor e produtor musical Fernando Faro. Antes disso, já atuava com música desde os 14 anos e, após estudar canto lírico, chegou a participar de óperas e concertos eruditos. Seu primeiro CD "Onde o céu azul é mais azul" (1998) contou com arranjos de grandes músicos como Cristóvão Bastos, Amilson Godoy, Sérgio Dias (Mutantes) e Natan Marques. 

Em 1999 estrelou o programa Ensaio da TV Cultura, onde foi apresentada como "uma das  vozes mais bonitas do Brasil". De 2002 a 2008, realizou turnês pelo país com o show "Portal de Minas". Paralelamente, atuou em outros projetos especiais, entre eles o especial "90 anos de Vinicius", onde teve a honra de dividir o palco com Toquinho. 

Também passou um período na Europa, apresentando-se em Paris e na Holanda. Em 2007, lançou o segundo álbum "Um trem para o sonho - As canções de Nivaldo Ornelas” e posteriormente idealizou os projetos "Divas" e "Vintage", nos quais performou canções dos anos 50 e 60, contando com a participação de Arrigo Barnabé em uma das apresentações feitas pelo Brasil. 

A partir de 2010, passou a se dedicar totalmente ao universo da produção e tornou-se reconhecida por investir na volta aos palcos do grupo Som Imaginário, do maestro Wagner Tiso, além de promover artistas como Eumir Deodato e Romero Lubambo.

Sua paixão pelo canto a fez voltar aos estúdios em 2020, com o lançamento do single "I Say a Little Prayer", uma versão bossa-nova do sucesso de Aretha Franklin, gravada a convite do conceituado produtor musical Torcuato Mariano. 

Agora, Margareth trabalha no lançamento dos singles de seu EP homônimo, que transitará entre o MPB e o pop e incluindo canções autorais, além de fazer o show “Sentinela do Futuro”, com músicos que fizeram parte do trabalho do Milton Nascimento e outros artistas do Clube da Esquina. 

Mídias sociais: 
Facebook e Instagram: 
@margarethreali 
Mais informações e fotos: 
https://www.margarethreali.com.br/

PERSPECTIVA – CIRCUITO CULTURAL UFMG Apresenta performances, intervenções e instalações multidisciplinares reunindo diferentes linguagens artísticas.

PERSPECTIVA – CIRCUITO CULTURAL UFMG
Sentinela do Futuro
Margareth Reali e Quarteto
Beto Lopes, Lincoln Cheib, Tattá Spalla e Christiano Caldas
Música popular
Data: 24 de março de 2023 / Sexta-feira
Horário: 20h
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Entrada franca
Info: 3409-8300 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.