Notícias

Eugênio Pacelli Horta apresenta aula aberta sobre caderno e desenho

O projeto Aulas Abertas de março tem como convidado Eugênio Paccelli Horta, professor da Escola de Belas Artes da UFMG, que apresenta uma aula sobre “Caderno e Desenho”.

Um caderno de desenhos se diversifica muito de um artista a outro e, segundo Eugênio, o que sempre coincide é a oportunidade que ele oferece para conhecer de forma mais íntima o seu autor, uma vez que costuma refletir um aspecto mais puro e espontâneo do fazer artístico.

Os desenhos podem ser simples, elaborados, trazer anotações e revelar unicamente imagens em cores ou preto e branco. Para Paccelli, um caderno de desenhos proporciona resultados tão diferentes quanto seus donos e alega que “é, também, uma espécie de narrativa, uma história aberta contada através de imagens diversas”.

“Essas imagens podem ser tanto repetitivas quanto trazer em uma única página informações variadas sobre impressões, viagens e sensações, onde se encontra implícita a ação de estabelecer misturas, cruzamentos e combinações entre elementos de origem e natureza distintas”, diz.

Caderno

Horta define o caderno de desenho como um suporte a mais, como uma tela para o pintor, ou uma pedra para um escultor e suas características especiais fazem dele um meio com possibilidades muito amplas: “o jogo com o tempo, poder passar as suas páginas, retroceder, desprendê-las e também ler um discurso plástico em sequências espaço-tempo”.

Ele afirma que todas essas múltiplas combinações proporcionam um sentido lúdico e interativo à obra, já que se pode ver, tocar, cheirar, folhear, manipular e sentir um caderno de desenhos.

Assista à aula aberta em: https://youtu.be/wztiiss54T

Convidado

Eugênio Paccelli Horta é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua na área de Artes, com ênfase em Desenho, com interesses principalmente nos seguintes temas: arte, corpo, desenho, movimento e dança.

Aulas Abertas

O projeto Aulas Abertas do Centro Cultural UFMG foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que tem acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de que estamos vivendo.

A cada mês é publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição. Acesse aqui as edições anteriores.

Foto: Eugênio Paccelli

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.