Notícias

Grupo de dança formado por jovens do Aglomerado da Serra se apresenta no Espaço do Conhecimento UFMG

Antes do espetáculo, museu recebe lançamento de dois livros sobre as periferias da região metropolitana de Belo Horizonte

O primeiro Multiverso do ano leva a expressão artística da juventude do Aglomerado da Serra para o Espaço do Conhecimento UFMG. No próximo sábado, 23 de março, às 17h, o Grupo Identidade faz uma apresentação de dança que mistura o estilo urbano com elementos contemporâneos, do jazz ao funk, o que dá um caráter inédito às coreografias.

O coletivo surgiu em 2012, por meio de oficinas do Programa Fica Vivo, e ganhou o público da comunidade, tornando-se referência na cultura urbana de Belo Horizonte. Atualmente, a formação reúne talentos das sete vilas que compõem o aglomerado.

O Multiverso tem entrada gratuita e classificação livre. O evento acontece desde 2017, sempre às 17h. As apresentações integram o Circuito Cultural da UFMG, por meio do Programa Muitas Culturas, e são promovidas pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) em parceria com os museus e espaços de cultura da Universidade.

Lançamento de livros sobre as periferias da RMBH

Antes da apresentação de dança, às 15h, o Espaço recebe o lançamento dos livros Periferias em Rede: Experiências e Perspectivas e Guia da Cidadania e Identidade Metropolitana na RMBH em comemoração aos 10 anos da coleção Prosa e Poesia no Morro, da Editora Favela é Isso Aí. As obras fazem parte do projeto Periferias em Rede, uma ação realizada pela ONG Favela É Isso Aí em parceria com a Associação Cultural Casa do Beco.

A primeira publicação é uma coletânea de artigos que aborda temas e relatos de experiências que contribuem para a perspectiva de formação de uma rede metropolitana de periferias na região, discutindo suas potências e riquezas culturais. Já o segundo livro é fruto de pesquisas de campo, com entrevistas de gestores públicos e agentes culturais das 34 cidades da região metropolitana de BH, além de contribuições de pesquisadores e professores da UFMG. O volume apresenta reflexões sobre a identidade cultural da região e seus componentes de cidadania.

Durante o lançamento, serão exibidos filmes da série Periferias em Rede, produzida em 2018 a fim de dar um novo olhar para as favelas e periferias da região metropolitana de Belo Horizonte. Os vídeos procuram mostrar, para além da exclusão e da carência, a potência de projetos e ações que transformam a cidade por meio da arte e da cultura.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.