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Encontro no Palácio da Liberdade sensibiliza educadores para a relevância do patrimônio cultural na formação humana

Uma turma de cerca de 30 professores de escolas públicas estaduais participou, no último dia 14, da segunda etapa da formação de educadores, que antecede as visitas escolares ao Palácio da Liberdade. A visitação é uma das ações integrantes do Programa Receptivo e Educativo do Palácio da Liberdade. Com a intenção de capacitar os educadores para mediar as visitas com os alunos, a segunda etapa do encontro foi antecedida pelo momento realizado no auditório do Iepha-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais). Após a conclusão do Encontro, os professores poderão mediar seus estudantes, matriculados a partir do Ensino Fundamental I, em atividades educativas relacionadas à antiga sede do Governo do Estado. Rosana Cecília, professora da Escola Municipal Marconi, que participou da formação, chamou a atenção para a relevância da atividade ocorrer um dia após a tragédia na Escola Estadual Raul Brasil, de Suzano-SP. A professora acredita que iniciativas como esta são o caminho para que a propagação da cultura pela educação sensibilize os jovens. O professor Sebastião Carlos, da Escola Estadual Caminho à Luz, que esteve na mesma turma, participou efetivamente das duas etapas e anunciou que chegaria à escola, no dia seguinte, para alinhar a sua visita com a direção da escola onde leciona e o planejamento de trabalho com seus alunos com os temas que o instigaram. O projeto de Visitação Escolar é um desdobramento da reabertura do Palácio da Liberdade para Visitação Pública, que, desde dezembro de 2018, está com seus portões abertos para o público espontâneo aos domingos. A segunda parte do programa, promovido pelo Governo do Estado, por meio de uma parceria entre o Iepha-MG e a APPA - Arte e Cultura, com apoio da a Superintendência de Palácios / Gabinete Militar, é a implantação das visitas escolares. A inscrição de cada escola é precedida por encontros com os professores, que são preparados para protagonizarem a mediação da visita dos seus alunos. A presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo, destaca que “este é um projeto piloto que buscou, além da reabertura do espaço para a comunidade, preparar o professor para se envolver na visita como protagonista e propositor de reflexões”. O objetivo é atrelar iniciativas, ligadas à educação patrimonial, a um projeto museográfico que seja compatível financeiramente para o investimento público. Nesse cenário, o projeto de Visitação Escolar também proporciona transporte gratuito para os participantes e alimentação para os alunos da rede pública estadual. As escolas e professores interessados em visitar o Palácio da Liberdade podem, inicialmente, agendar sua participação nas próximas edições do Encontro com Educadores. As instituições de ensino particulares também podem se inscrever.

Foto: Acervo APPA

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