Notícias

Evaldo Balbino, professor da UFMG, assume a presidência da Academia de Letras de São João del-Rei

Professor de Língua Portuguesa do Centro Pedagógico é poeta e escritor

O professor de Língua Portuguesa do Centro Pedagógico UFMG Evaldo Balbino da Silva, poeta e escritor com diversas premiações literárias, tomou posse como presidente da Academia de Letras de São João del-Rei. A eleição ocorreu no final de 2021 e tem vigor para o biênio 2022 – 2024.

“Meu agradecimento [...] ao zelo com que todos conduziram esta casa nesses tempos, com seriedade e competência. Principalmente em meio às dificuldades por que viemos atravessando a partir de 2020 com a eclosão da pandemia de covid-19”, proferiu o docente em seu discurso de posse.

Com 22 premiações literárias e publicações de poemas, contos e crônicas em revistas, jornais e antologias, Evaldo Balbino é autor dos livros Moinho (2006 - poesias), Móbiles de areia (2012 - crônicas), Filhos da pedra (2012 - poesias), Amores oblíquos (2013 - contos), Os fios de Ícaro (2015 - romance), Apesar das coisas ásperas (2016 - crônicas) e Fantasma de Joana d'Arc (2017 - poesias). Possui graduação em Letras, mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Literatura Comparada, todos pela UFMG. 

Atualmente é professor efetivo de Língua Portuguesa, com experiência na área de Literatura Brasileira, atuando principalmente nos temas: Adélia Prado, Santa Teresa d'Ávila, poesia mística, literatura brasileira, ensino e literatura infantil.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.