Notícias

Eugênio Paccelli Horta apresenta aula aberta da UFMG sobre caderno e desenho

O professor da Escola de Belas Artes da UFMG apresenta uma aula sobre Caderno e Desenho

Em março, o Aulas Abertas, projeto do Centro Cultural UFMG, recebe o convidado Eugênio Paccelli Horta. O professor da Escola de Belas Artes da UFMG apresenta uma aula sobre Caderno e Desenho. Assista à aula aberta em: https://youtu.be/wztiiss54Tg.

Um caderno de desenhos se diversifica muito de um artista a outro e, segundo Eugênio Paccelli, o que sempre coincide é a oportunidade que ele oferece para conhecer de forma mais íntima o seu autor, uma vez que costuma refletir um aspecto mais puro e espontâneo do fazer artístico. Os desenhos podem ser simples, elaborados, trazer anotações e revelar unicamente imagens em cores ou preto e branco. Para Paccelli, um caderno de desenhos proporciona resultados tão diferentes quanto seus donos e alega que “é, também, uma espécie de narrativa, uma história aberta contada através de imagens diversas”.

Eugênio Paccelli define o caderno de desenho como um suporte a mais, como uma tela para o pintor, ou uma pedra para um escultor e suas características especiais fazem dele um meio com possibilidades muito amplas: “o jogo com o tempo, poder passar as suas páginas, retroceder, desprendê-las e também ler um discurso plástico em sequências espaço-tempo”. Ele afirma que todas essas múltiplas combinações proporcionam um sentido lúdico e interativo à obra, já que se pode ver, tocar, cheirar, folhear, manipular e sentir um caderno de desenhos.

Eugênio Paccelli Horta é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua na área de Artes, com ênfase em Desenho, com interesses principalmente nos seguintes temas: arte, corpo, desenho, movimento e dança.

Aulas Abertas

O projeto Aulas Abertas do Centro Cultural UFMG foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que tem acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados. Não se tratam, portanto, de aulas propriamente ditas, mas sim de discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de que estamos vivendo.

A cada mês é publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição. Acesse aqui as edições anteriores.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.