Notícias

Do túnel do tempo direto para o presente

Atividades como crochê, patchwork e bonecas que eram vistas como “ do tempo dos avós” voltam a fazer sucesso; Ateliê da Vila oferece cursos voltados para essas atividades e confirma aumento de 30% da procura seja para aprender um novo ofício ou por hobby

Seja no colorido dos pontos dos bordados, da costura, do tricô e do crochê ou na criatividade do patchwork, scrapbook e cartonagem as atividades artesanais tem retomado seu espaço no cotidiano das pessoas. Com o boom da internet e redes sociais muitos desses ofícios ficaram esquecidos lá na antiga sala de costura da avó ou no maleiro empoeirado da mãe. Contudo, seja para economizar, gerar nova fonte de renda ou como terapia, as pessoas voltaram a se interessar por essas atividades e, consequentemente, pelos produtos feitos à mão. Não é à toa que as texturas e formas obtidas com materiais artesanais, como crochê, renda e bordados estão em voga nas grandes passarelas da moda.

No Ateliê da Vila, por exemplo, espaço em Belo Horizonte que oferece cursos de cerâmica, costura, bordados, crochê, patchwork, cartonagem, bonecas, laços, entre outros – a demanda de pessoas que buscam aprender uma atividade artesanal cresceu consideravelmente nos últimos 2 anos.

De acordo com a diretora do Ateliê da Vila, Cláudia Felga, a procura tem sido tão grande que recentemente o Ateliê abriu vagas para um curso de costura voltado para pequenos reparos e em poucos dias as vagas esgotaram. “ A primeira edição do curso ainda nem ocorreu e já tivemos que abrir vagas para a segunda edição”, comemora.

A primeira edição da Oficina de pequenos reparos para iniciantes será realizada será realizada no dia 18 de março e a segunda no dia 1º de abril de 9h às 12h, no Ateliê da Vila. Durante as três horas de workshop, além das técnicas de costura, os alunos irão aprender a fazer bainha, pregar botão, apertar roupas, trocar o zíper, fazer pence e aplicar tecido.

O valor do investimento é R$ 100 e inclui a aula de costura e materiais que poderão ser utilizados (linha, zíper, retalhos...). O aluno também irá levar para casa um kit de pequenos reparos do Ateliê.

Grupo Vila

O Grupo Vila reúne a Vila da Criança, o Faz de Conta, o Ateliê da Vila e a Nutri Vila e tem como vocação promover práticas educacionais originais, comprometidas com o conteúdo, valorizando a arte e a cultura. Um dos espaços mais completos da capital, o Ateliê da Vila é um lugar para soltar a imaginação e deixá-la fluir em todas as suas formas. O espaço proporciona atividades manuais criativas para adultos, adolescentes e crianças. A programação é vasta e inclui aulas de cerâmica, costura, bordados, crochê, patchwork, cartonagem, bonecas, laços, entre vários outras. Com uma equipe de professores qualificados que atendem as mais variadas demandas, o Ateliê da Vila funciona de segunda a sexta-feira, com cursos pela manhã e à tarde.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.