Notícias

Próximo sábado tem Feira de Arte Urbana aberta ao público no 14º Atentado Poético da Fundação Torino

Pelo 14º ano, a Fundação Torino Escola Internacional leva para a rua o seu Atentado Poético. Dessa vez, a arte pública é o tema das atividades desenvolvidas no projeto. O resultado de todas as reflexões e atividades será apresentado em uma grande Feira de Arte Pública no sábado, 25 de março, com a participação de artistas convidados e comunidade. A Galeria Quartoamado, conhecida por suas intervenções artísticas na cidade, é a parceira da Fundação Torino na preparação e execução desta nova edição do projeto. Intervenções cênicas, espaço para doação e troca de livros de literatura, exposição e venda de obras de artistas convidados, inauguração de um painel de grafite, lambes poéticos, bicirango e food trucks são algumas das atrações da feira que acontecerá na rua Jornalista Djalma Andrade no bairro Belvedere a partir das 9h.

“Atentos às discussões que envolvem hoje a arte urbana, trouxemos a arte pública como eixo temático para a nossa 14ª edição do Atentado Poético. No ano passado, trabalhamos o tema ‘a cidade que temos e a cidade que queremos’ e levamos para as ruas, em formato flashmob, o resultado de nossas reflexões. Desta vez, as ruas e o espaço público estão novamente inseridos no projeto, mas com um outro viés. Convidamos o Quartoamado para nos ajudar nesta edição, trabalhando a arte como ferramenta de transformação e conectividade. Para nossos alunos é uma experiência que amplia o olhar sobre a cultura, a arte e sobre a cidade”, explica a coordenadora do projeto, Daniela Guimarães Mendes.

Um seminário sobre arte pública marcou o início das atividades preparatórias para o Atentado Poético. Artistas urbanos, pesquisadores, arquitetos urbanistas e galeristas estiveram na Fundação Torino para um bate-papo com os alunos da Superiore no dia oito de março. Bernardo Biagioni, Brígida Campbell, Maria Raquel Bolinho e a Brotos Oficina (Núria Camargos e André Neves Perillo conversaram com os alunos sobre intervenções artísticas, agricultura urbana, origem da cultura hip hop, direito à cidade, experiências artísticas, entre outros temas.

Como parte da preparação, também foram realizadas oficinas com artistas convidados. As aulas de grafite foram conduzidas por Luis Matuto, artista formado em Design Gráfico pela UEMG, e Maria Raquel Bolinho,grafiteira que iniciou suas intervenções em 2009, quando criou a personagem Bolinho. Atualmente, já foram pintados mais de 600 Bolinhos, que podem ser encontrados por toda BH, sempre com cores vibrantes e traços fortes. A oficina de Stencil foi oferecida por Clara Valente, artista formada em Artes Plásticas pela Escola Guignard, especialista em pintura e desenho. Já a oficina de Hand-Lettering Poético foi dada por Pedro Valentim, MC, poeta e jornalista. Pedro é autor do projeto Um poema por dia, que une versos autorais e caligrafia urbana em poemas diários publicados no Facebook e Instagram.

Os alunos da escola Média também fizeram aulas de Stencil com os professores Márcia Alvarenga e Luciano Sepulveda, criação de lambe-lambes poéticos com a professora Daniela Mendes e estão preparando apresentações musicais com a professora Clarissa Sudano. Além das atividades práticas, os alunos realizaram diversas leituras sobre o tema.

Quartoamado

Quartoamado é uma galeria de arte contemporânea que desenvolve projetos para tornar as artes plásticas mais próximas e presentes no cotidiano da cidade. A galeria representa 10 artistas locais e realiza residências artísticas em comunidades específicas. Recentemente, foi criado um braço educativo na galeria com o intuito de construir e ampliar o conhecimento em arte local, mobilidade urbana e ocupação dos espaços na cidade.

Integram o Quartoamado os artistas Alexandre Rato, Baba Jung, Carlos Queiróz, Clara Valente, Fernando Biagioni, Desali, Froiid, João Maciel, Luis Matuto e Thiago Alvim.

Atentado Poético

Tudo começou com a ideia de abandonar livros em espaços públicos, transformando a cidade em uma imensa biblioteca. Ao longo desses 14 anos, o projeto foi crescendo e acabou se transformando em um laboratório de experimentação de linguagens. Hoje, o projeto integra diversas áreas do conhecimento a partir do estudo de temas escolhidos para cada edição. Literatura e artes plásticas, fotografia, leitura, música e até mesmo a cidade já foram temas explorados no projeto.

Fundação Torino

A Fundação Torino atua como Escola Internacional, da educação infantil ao ensino médio, regulamentada pelos governos brasileiro e italiano, oferecendo dupla diplomação aos seus alunos. Há 40 anos reconhecida pela consolidada tradição científica e humanística, possibilita o ingresso dos alunos nas mais conceituadas universidades do Brasil e da União Europeia, além de prepará-los para os exames de seleção das melhores universidades das Américas. As ações educacionais da Fundação Torino ultrapassam seus muros, trazendo várias conexões entre temas como literatura, música, arte, esportes e tecnologia, entre outros.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.