Notícias

Centro de Musicalização Infantil da UFMG oferta cursos de estimulação pré-natal e musicoterapia focal obstétrica

O curso Estimulação musical pré-natal: bases musicais para o desenvolvimento da criança é destinado a todos os profissionais que desejam incorporar novos conceitos e ideias

Dois cursos estão em oferta pelo Centro de Musicalização Infantil (CMI) da Escola de Música da UFMG. O curso Estimulação musical pré-natal será realizado em abril, às quintas-feiras, das 19h às 21h. As inscrições encontram-se abertas na página de cursos da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), até o dia 4 de abril. Já a Formação em Musicoterapia Focal Obstétrica recebe inscrições até 30 de maio. São ofertadas 30 vagas para cada um.

Curso Estimulação musical pré-natal

O curso Estimulação musical pré-natal: bases musicais para o desenvolvimento da criança é destinado a todos os profissionais que desejam incorporar novos conceitos e ideias que, sem dúvida, ajudarão a expandir sua visão e sua prática em relação às gestantes e seus bebês.

Os principais objetivos são: apresentar uma nova visão sobre os diferentes aspectos da gravidez, parto e pós-natal, a fim de desenvolver novas ferramentas em uma abordagem holística às famílias ou futuras famílias, e expandir o conhecimento do trabalho profissional usando técnicas integradas,com base em fundamentos teóricos.

Esse curso corresponde ao primeiro nível da Formação em Musicoterapia Focal Obstétrica. O módulo será na modalidade on-line (síncrona), com quatro encontros de duas horas cada (total de oito horas), nas quintas-feiras de abril: dias 7, 14, 21 e 28, das 19h às 21h.

Formação em Musicoterapia Focal Obstétrica

A Musicoterapia Focal Obstétrica (MTFO) foi desenvolvida pelo musicoterapeuta argentino Gabriel Federico desde a década de 1980. Atualmente, é reconhecida pela Federação Mundial de Musicoterapia (WFMT) como um dos modelos oficiais de Musicoterapia. Essa formação, ministrada pelo próprio criador da MTFO, é realizada na forma de um curso híbrido (parte remota e parte presencial), sendo que a parte remota sempre acontece de forma síncrona.

Os encontros apresentam teoria e prática e visam levar os participantes a vivências de atividades e dinâmicas de trabalho, à medida que vão incorporando os conceitos teóricos que englobam as diferentes áreas da gravidez. A formação oferece o seu próprio material bibliográfico e ilustra os diferentes cenários a se trabalhar como musicoterapeuta no campo da Obstetrícia, com vídeos de sessões, análise de casos clínicos e situações de prevenção, tais como gravidez na adolescência, gravidez de alto risco, saúde mental ou fertilização assistida.

Com 60 horas totais, o curso também prevê 20 horas de práticas que serão supervisionadas pelo professor Gabriel Federico e exigirá um trabalho final monográfico escrito para a certificação.

A formação está dividida em quatro níveis. O Módulo I será realizado em abril e serão abordados os conhecimentos básicos para o trabalho de estimulação musical pré-natal. As aulas serão partilhadas com profissionais de outras disciplinas, aprimorando o intercâmbio para o trabalho interdisciplinar.

- Segundo nível – junho/2022: – quintas-feiras: 2, 9, 16, 23 e 30, das 19h às 21h.
- Terceiro nível – setembro/2022 – quintas-feiras: 1º, 8, 15, 22 e 29, das 19h às 21h.
- Quarto nível – outubro/2022: quinta a sábado: 27, 28 e 29 (total 12 horas).

Ministrante

Gabriel Federico é musicoterapeuta argentino, professor de formações e pós-graduações em Musicoterapia e Obstetrícia em instituições de ensino da Argentina e Espanha, palestrante, conferencista e escritor conhecido internacionalmente. Atual presidente da Associação Argentina de Musicoterapia (ASAM), diretor do Centro Argentino de Musicoterapia e Investigação em Neurodesenvolvimento e Obstetrícia (Camino), cofundador da Sociedade Argentina de Investigação em Observação de Bebês (SAIOBB) e colaborador da Preparação Integral para a Maternidade (PIM) do hospital Rivadavia, em Buenos Aires.

Mais informações sobre valores de matrículas estão disponíveis no site do CMI e também podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 2342-1212.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.